UFPR lança Agência Escola de Comunicação Pública

Lançamento da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR acontece nesta quinta-feira (13) às 19h no Departamento de Artes da UFPR, no bairro Batel.

Projeto interdisciplinar tem foco na Comunicação Pública e visa estimular a produção midiática voltada para a difusão científica e cultural da UFPR

Ana Carolina Maoski e Elyson Gums

Acontece na próxima quinta-feira (13) o lançamento da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR. O evento será realizado no Departamento de Artes e pretende reunir os atores envolvidos no processo de desenvolvimento e implantação da iniciativa. Da mesma maneira, estarão presentes os bolsistas da graduação e pós-graduação selecionados para atuarem na continuidade das atividades propostas pelo projeto, que possui caráter técnico-científico e visa integrar diferentes esferas da comunidade acadêmica.

A coordenadora geral da Agência Escola, Kelly Prudencio, destaca o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos de pesquisa, extensão, cultura e inovação desenvolvidos na universidade. “Num momento de corte de gastos para as universidades, mostrar o valor de nosso trabalho é fundamental, urgente e contribui para que a sociedade tenha a UFPR como patrimônio seu”, explica.

A Agência é fruto de um convênio assinado com a FUNPAR e irá desenvolver uma série de atividades direcionadas para a articulação entre o conhecimento científico dos cursos de graduação e pós-graduação do SACOD e o conhecimento prático no desenvolvimento de ações efetivas de divulgação científica no âmbito da Comunicação Pública.

Entre os diferentes produtos e processos comunicacionais geridos pela Agência, estão previstas a produção de programas de rádio e audiovisual, o desenvolvimento de sistemas de tecnologia e comunicação, o gerenciamento de mídias sociais da UFPR e a organização de cursos de comunicação e divulgação científica – entre outras atividades. O projeto se organiza em três eixos, sempre valorizando a atuação colaborativa de estudantes, professores e técnicos-administrativos.

1. Formação Acadêmica: os estudantes aplicam de forma prática as aptidões desenvolvidas em sala de aula, com produtos presentes na comunicação da UFPR;
  2. Experimentação Midiática: contato com a cultura profissional, pela criação de produtos direcionados às necessidades da universidade;
  3. Inovação tecnológica: envolve o curso de Gestão da Informação e a criação de ferramentas que permitam a organização e manipulação dos bancos de dados de que a universidade dispõe.

Dentro desses eixos, uma das atividades exercidas pela Agência Escola é a de divulgação científica. Nesta etapa do projeto será realizado um mapeamento e a criação de bancos de dados com a produção científica dos cursos oferecidos pela Universidade, com o objetivo de fazer com que a comunidade externa tenha conhecimento sobre o que é feito dentro da UFPR e de que forma isso impacta suas vidas.

Os canais de comunicação da UFPR em rádio, televisão, mídia impressa e internet, que compõem a  Superintendência de Comunicação e Marketing da universidade, também são essenciais para a difusão dessas informações e atuam na área do projeto que vincula o desenvolvimento das habilidades acadêmicas dos alunos envolvidos nesta iniciativa à produção midiática profissional. Desta forma, cada curso oferecerá seus conhecimentos específicos para as ações a serem desenvolvidas, ordenados em torno das demandas de divulgação científica e cultural da UFPR, e sempre que possível articulando graduação e pós-graduação.

Confira também a matéria publicada no portal UFPR!

Serviço

Lançamento da Agência Escola de Comunicação e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Quando: 13 de Setembro, quinta-feira, às 19h.

Onde: Departamento de Artes da UFPR – Rua Cel. Dulcídio, 638, Batel.

Mais Informações: www.agenciaescola.ufpr.br

Have any Question or Comment?

2 comments on “UFPR lança Agência Escola de Comunicação Pública

Cesar Cusatis

Sugiro colocar um pesquisador sênior de “hard science” nessa comisão/agência.

Agência Comunicação

Olá César, obrigada pela sugestão. Dentro da equipe da Agência Escola de Comunicação Pública, contamos com docentes e estudantes dos cursos que fazem parte do Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD). Porém, como a nossa atuação se concentra especialmente na divulgação científica, o objetivo é construir relações de diálogo com pesquisadores de todas as áreas da UFPR.