Formação
A Agência Escola UFPPR também produz conhecimento científico sobre as ações e os produtos desenvolvidos pela nossa equipe, articulando conceitos sobre Comunicação, Comunicação Pública da Ciência e Divulgação Científica. São artigos publicados em congressos acadêmicos ou periódicos da área.
2024
Trabalhos apresentados no Expocom/Intercom Sul
Infográfico Veja as principais doenças infecciosas da história
Autores: Camila Calaudiano de Souza, Flávia Steil e Bruno Marchini
Orientação: Alice Lima, Naotake Fukushima, Pedro Macedo e Valquíria Michela John
Trabalho não publicado nos anais do evento.
Agência Escola UFPR
Autora: Flávia Steil
Orientação: Claudia Quadros, Valquíria John e Elson Faxina
Trabalho não publicado nos anais do evento.
2024
Trabalhos apresentados na ABPCom - XVIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã
Divulgação científica e processo criativo: relato de experiência da produção do vodcast Bate-Pop AE
Autores: Luan Melo, Thiago Benites e Claudia Quadros
Orientação: Claudia Quadros
Trabalho não publicado nos anais do evento.
Redes de rádio e televisão a serviço da divulgação científica a formação cidadã teoria e prática do futuro jornalista
Autores: Elson Faxina, Camila Calaudiano de Souza, Giovani Pereira Sella e Rodrigo Matana Sobrinho
Orientação: Elson Faxina
Trabalho não publicado nos anais do evento.
2024
Trabalho apresentado no XVIII Congresso Abrapcorp (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas)
O Design como Comunicação Estratégica da Ciência
Autoras: Maria Vitoria Neri e Isabela Amanda Ciuneck
Orientação: Claudia Quadros
Trabalho não publicado nos anais do evento.
2023
Trabalho publicado na Revista Observatório
COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NA PRÁTICA: Os Casos da Agência Escola UFPR (Brasil) e do LabCom (UBI)
Autoras: Claudia Quadros, Regiane Ribeiro, Anabela Gradim e Aline Grupillo.
Link do artigo completo.
2023
Trabalhos apresentados ao Grupo de Trabalho Sessões de Extensão do XII Encontro de Pesquisa em Comunicação (Enpecom)
Cobertura jornalística da Agência Escola na 75a Reunião Anual da SBPC
Autoras: Joana Giacomassa e Flávia Cé Steil
Orientação: Claudia Quadros e Elson Faxina
Link do artigo completo.
O evento como ferramenta de divulgação científica: um relato de experiência da SBPC
Autoras: Gabriela Padoan, Isabela Amanda Ciuneck e Luiza Balliana Rossatto Opuszka
Orientação: Juliana dos Santos Barbosa
Link do artigo completo.
2023
Trabalho apresentado na 14ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (SIEPE)
Agência Escola de Comunicação Pública UFPR
Autores: Angelo Antonio Fernandes Biase Junior, Bruno De Almeida Lobo Marchini,
Joana Giacomassa De Oliveira, Larissa Adryellen Drabeski, Luiza Balliana Rossatto
Opuszka, Michel Carlos Vier, Vinicius Oliveira Ruiz
Orientadora: Regiane Regina Ribeiro
Link do vídeo de apresentação.
Link do resumo completo (página 65).
2023
Capítulo no livro "Comunicação e Mídias: Transformação e Movimento - Volume 1".
A Comunicação Pública da Ciência e sua Influência na Cultura Cinetífica da Universidade Pública: o caso da Agência Escola da UFPR
Autoras: Fernanda Casale Sartor de Oliveira e Regiane Regina Ribeiro
Link para acesso ao livro.
2023
Trabalhos apresentados no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional)
A comunicação pública da ciência e sua influência na cultura científica da universidade pública: o caso da Agência Escola da UFPR
Autoras: Fernanda Casale Sartor de Oliveira e Regiane Regina Ribeiro
Link: não disponível
A Comunicação da Ciência na Prática: Os Casos da Agência Escola UFPR (Brasil) e do LabCom UBI (Portugal)
Apresentado no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional)
Autoras: Cláudia Quadros, Regiane Ribeiro, Anabela Gradim e Aline Grupillo
Link do artigo completo.
2023
Trabalhos apresentados no XVIII Congresso RedPOP
INICIATIVAS INSTITUCIONAIS EM DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: O CASO DA AGÊNCIA ESCOLA UFPR
Autoras: Regiane Ribeiro, Patricia Goedert Melo
MAPEAMENTO DO CONSUMO MIDIÁTICO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ENTRE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE CURITIBA/PR
Autores: Valquíria Michela John, Breno Antunes da Luz, Robson Souza dos Santos e Julia Aparecida Pedroso
O QUE TEM DE JORNALISMO CIENTÍFICO NO TWITTER? NOVAS LINGUAGENS E EMPACOTAMENTOS DE CONTEÚDO A PARTIR DE LÓGICAS DE PRODUÇÃO
Autores: Gabriel Airto Domingos e Chirlei Kohls
O PERFIL COMO FERRAMENTA PARA A HUMANIZAÇÃO DA CIÊNCIA: O CASO DA SÉRIE ‘MULHERES NA CIÊNCIA’ NO PODCAST FALA, CIENTISTA!
Autores: Robinson Samulak Alves e Valquíria Michela John
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA SALA DE AULA: TRABALHANDO CONCEITOS ANTROPOLÓGICOS EM PRODUTOS COMUNICACIONAIS SONOROS
Autoras: Larissa Drabeski, Valquiria Michela John
2023
Trabalhos apresentados ou coordenados na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
SESSÃO DE PÔSTER JORNALISMO CIENTÍFICO NAS RUAS: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA AGÊNCIA ESCOLA UFPR COM AS PESSOAS
Autoras: Claudia Irene de Quadros, Chananda Lipszyc, Letícia Negrello Barbosa e Larissa Drabeski
MINICURSO FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA ABERTA PARA UMA COMUNICAÇÃO CIDADÃ
Ministrantes: Rodrigo Reis (UFPR), Anabela Maria Gradim Alves (UBI) e Regiane Regina Ribeiro (UFPR)
Ementa: Debater a ciência aberta como um modelo democrático, apresentando os conceitos fundamentais apresentados na recomendação de ciência aberta da UNESCO. Defendemos que a participação cidadã nesta discussão é importante para a construção da imagem de instituições de pesquisa ao incentivar culturas políticas democráticas.
MINICURSO PLANEJANDO UMA EXPOSIÇÃO PARA A CIÊNCIA ABERTA
Ministrantes: Claudia Irene de Quadros (UFPR), Paulo Reis (UFPR) e Naotake Fukushima (UFPR)
Ementa: Os conceitos de ciência aberta são debatidos neste curso que ensina a planejar uma exposição colaborativa. A proposta é fortalecer a comunicação mais democrática, divulgando a pesquisa que defende os princípios da ciência aberta.
MINICURSO PLANEJANDO UMA EXPOSIÇÃO PARA A CIÊNCIA ABERTA
Ministrantes: Claudia Irene de Quadros (UFPR), Paulo Reis (UFPR) e Naotake Fukushima (UFPR)
Ementa: Os conceitos de ciência aberta são debatidos neste curso que ensina a planejar uma exposição colaborativa. A proposta é fortalecer a comunicação mais democrática, divulgando a pesquisa que defende os princípios da ciência aberta.
MINICURSO PODCAST E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: POTENCIAL E DESAFIOS
Ministrantes: Valquíria Michela John (UFPR) e Robinson Samulak Alves (UFPR)
Ementa: O podcast é um fenômeno midiático mainstream, com cada vez mais ouvintes em todo o mundo – incluindo o Brasil, um dos cincos países do mundo que mais produzem conteúdos nesse formato. É um tipo de produção democrática, com temas e formas narrativas que dialogam com diferentes faixas etárias. A partir da experiência na produção do Fala, Cientista, podcast criado e produzido pela Agência Escola UFPR (onde atuam os ministrantes), abordaremos o potencial do podcast para a Divulgação Científica, bem como dicas e desafios para o desenvolvimento de propostas de podcasts pelos participantes.
Coordenação da mesa-redonda OS BRASILEIROS CONFIAM NA CIÊNCIA?
Coordenadora: Valquíria Michela John. Palestrantes: Luisa Massarani (FIOCRUZ), Vanessa Oliveira Fagundes (FAPEMIG) e Soraya Soubhi Smaili (UNIFESP)
Assista à mesa-redonda
Coordenação da mesa-redonda O LUGAR DAS HUMANIDADES NA POLARIZAÇÃO DIGITAL CONTEMPOR NEA (ANPUH-Brasil)
Coordenadora: Regiane Ribeiro. Palestrantes: Mateus Henrique de Faria Pereira (UFOP), João Cezar de Castro Rocha (UERJ) e Rosana Pinheiro Machado (UFRGS)
Assista à mesa-redonda
2022
PARA FAZER E ENSINAR JORNALISMO CIENTÍFICO: UMA EXPERIÊNCIA DA AGÊNCIA ESCOLA UFPR
Apresentado no 17º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo
Autores: Claudia Irene Quadros, Chirlei Diana Kohls, Larissa Drabeski e Bruno Ferreira
Link do artigo completo.
2022
Apresentação de trabalho no XVI Abrapcorp
METAFORIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE BRANDING: o uso de processos cognitivos na estruturação dos pilares da Comunicação Organizacional da Agência Escola UFPR
Autores: Victor Finkler Lachowski, Laura Martins Carvalho Queiroz, Letícia Salem Herrmann Lima
Resumo: Este trabalho apresenta a utilização da metodologia de metaforização, sob o viés da neurociência (ZALTMAN, 2003) e dos estudos do consumo (LIPOVETSKY, 2011) para a criação de campanha de rebranding da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica da UFPR (AE UFPR). Serão trabalhados os conceitos de Marca (AAKER, 2007), reposicionamento (RIES, TROUT, 1997) e neurocomunicação (LAVAREDA, CASTRO, 2016). Na sequência, será apresentado o case da AE UFPR onde a metaforização foi base no desenvolvimento de uma reconstrução das diretrizes organizacionais e slogan da campanha. Adiante, é discutido como a metodologia foi fundamental para a construção da nova identidade visual, campanha institucional e relacionamento com seus públicos, visando à comunicação organizacional e à formação dos profissionais envolvidos.
Link do artigo completo.
2022
Trabalhos apresentados no Intercom Sul 2022
Planejamento Estratégico no Instagram para comunicar ciência
Autores: Kamilla Schreiber, Laura Martins Carvalho Queiroz
Link não disponível.
Comunicação Integrada para as redes sociais da Agência Escola UFPR
Autores: Julia Oliveira Freire e Fernanda Machado Lelis
Link não disponível.
2021
Apresentações no Encontro da Compós
PARTICIPAÇÃO, CIDADANIA E CIÊNCIA: a experiência Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR
Autoras: Regiane Ribeiro, Claudia Irene Quadros, Patricia Goedert Melo, Chirlei Kohls
Resumo: A Comunicação Pública para a Ciência na universidade tem o propósito de incentivar o diálogo entre a sociedade e seus cientistas. Ao envolver o cidadão nos debates sobre suas ações de ensino, pesquisa e extensão, a universidade possibilita a troca de conhecimentos com a comunidade. Neste artigo, discutimos como essa relação é estabelecida por meio do projeto Pergunte aos Cientistas, no qual a população pode esclarecer dúvidas sobre a Covid-19 com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Esse projeto faz parte da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR. Para analisar essa aproximação da sociedade com os cientistas, buscamos apoio nos estudos sobre formação de públicos e refletimos sobre os conceitos de Ciência Aberta, Divulgação Científica e Comunicação Pública da Ciência. A iniciativa tem demonstrado a importância de um cidadão ativo e ciente do seu entorno.
Palavras-Chave: Divulgação científica, Ciência Aberta, Públicos
Link do artigo completo.
2021
Publicação na Revista Observatório
FONTES, GESTÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: relato do desenvolvimento de uma ferramenta de busca para Imprensa
Autores: Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco, Fabia Cristiane Ioscote, Antonio Rodrigues Barros e Matheus Dias Galdino Soares
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar um relato do desenvolvimento do Guia de Fontes @UFPR, uma ferramenta para busca de informação científica criada no âmbito da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural (AE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Neste contexto, o trabalho discute a informação e a gestão de conteúdo científica sob um ponto de vista interdisciplinar e descreve o desenvolvimento do software contemplando o Jornalismo, a Gestão da Informação e a Computação, areas do conhecimento nas quais estão pautados os princípios metodológicos do Guia de Fontes @UFPR. Por fim, o trabalho apresenta os resultados à luz da Divulgação Científica.
Palavras-Chaves: Fontes de Informação; Gestão de Conteúdo; Desenvolvimento web;
Jornalismo; Divulgação Científica.
Link do artigo completo.
2020
Apresentação no 19º Encontro Nacional de Professores do Jornalismo
A Divulgação científica a partir da formação e experimentação na agência escola UFPR
Aurtores: Chirlei Kohls, Maria Fernanda Mileski de Paula, Bruno Caron Ferreira, Matheus Dias Galdino Soares, Breno Antunes da Luz, Luiz Fernando Hanysz
Resumo: Divulgar a ciência para sociedade é a missão da Agência Escola de Comunicação Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para isso, a atuação é feita em articulação entre bolsistas de graduação, pós-graduação, professores e profissionais. A partir dos eixos da formação, experimentação e inovação, a divulgação científica é pensada e realizada para democratização do acesso ao conhecimento científico e a chamada alfabetização científica (BUENO, 2010; TARGINO, TORRES, 2014; HERNANDO, 2003). Para levar o conhecimento científico produzido na UFPR à sociedade e ao maior número de pessoas possível, além das publicações no site da Agência Escola UFPR e portal UFPR, o projeto busca um contato mais próximo com a imprensa local, regional, nacional e até internacional.
Palavras-chave: Divulgação científica. Agência Escola UFPR. Formação. Experimentação. Assessoria de comunicação e imprensa.
Link para o artigo completo.