Agência Escola UFPR

A Agência Escola UFPR, a AE, é um projeto criado para conectar ciência e sociedade. Sua formação é vinculada ao Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) da UFPR, em parceria com a Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM) da Universidade Federal do Paraná.

Desde 2018, a AE se dedica à prática da divulgação científica a partir dos meios de comunicação em diferentes formatos e linguagens, em um processo não apenas de produção de conteúdos, mas de incentivo a uma percepção crítica da teoria e prática de comunicar ciência. O objetivo é aproximar a sociedade do universo científico, revelando as conexões do cotidiano e de nossas vidas com a ciência.

Conheça mais sobre o projeto. Acesse e leia o Plano de Trabalho período 11/2021-10/2025.

Comunicamos e pensamos ciência a partir de relações e diálogos com nossos públicos, com linguagem acessível, disponível para você ler, assistir, escutar, interagir e refletir.

Comunicação Pública da Ciência é o conceito norteador das nossas ações, compreende o processo comunicativo como espaço de expressão, interpretação e diálogo, sempre visando o interesse público.

QUEM SOMOS.

A equipe da Agência Escola UFPR é composta por um grupo multidisciplinar. Somos bolsistas de graduação, pós-graduação e docentes de vários cursos e programas, técnicos-administrativos e profissionais da área da comunicação. A pluralidade, a integração e o trabalho coletivo fazem parte do nosso dia a dia. O resultado é uma atuação que privilegia a diversidade, as diferentes percepções de mundo e vivências, agregando valor à missão da AE.

O QUE FAZEMOS.

Formamos e capacitamos diferentes atores no processo de pensar e divulgar ciência. Por isso, produzimos conteúdos para diversos públicos, formatos e mídias para você acompanhar de onde e como quiser. São reportagens, podcasts, audiovisuais e muito mais.

Conheça nossas produções e conteúdos clicando aqui!

MISSÃO.

Criar e fortalecer relações acessíveis e informativas entre as pessoas e a ciência, rompendo barreiras entre a produção de conhecimento e a sociedade.

VISÃO.

Ser inspiração na popularização da ciência e incentivar as universidades públicas brasileiras a aproximarem, cada vez mais, a sociedade do universo científico.

VALORES.

. Ciência Aberta e Cidadã
. Ética e transparência
. Espírito colaborativo
. Autonomia na formação
. Pensamento Crítico
. Criatividade
. Diversidade humana e cultural

A AE atua com base em 3 eixos:

* FORMAÇÃO: Nas produções da Agência Escola UFPR, estudantes de graduação e pós-graduação entram em contato com conteúdos abordados nos currículos de seus cursos e programas. Para que, assim, os projetos de Comunicação Pública da Ciência sejam coerentes com os conhecimentos teóricos e práticos ensinados com a orientação de docentes e profissionais da comunicação.

* EXPERIMENTAÇÃO: Incentivamos a nossa equipe a explorar novas linguagens, narrativas e formatos para que as produções possam pensar e comunicar a ciência de maneira inovadora. Essa imersão criativa dos estudantes, professores e profissionais mantém a AE atualizada das novas mídias e abordagens comunicativas.

* CAPACITAÇÃO: As metodologias utilizadas na AE são levadas para pesquisadores, projetos e núcleos/grupos de pesquisa e de extensão da UFPR, que adquirem capacitação para comunicarem conhecimentos de suas áreas de atuação. Outro objetivo da Agência Escola UFPR é proporcionar momentos de ensino para públicos estratégicos e ambientes de aprendizado, como escolas, profissionais da comunicação, associações de bairros, entre outros.

COM QUEM FAZEMOS ACONTECER.

Parceiros externos:
Rádio UniFM
AERP
Portal Ide+ (Associação Evangelizar)
Rede RNDC
RedeComCiência