fbpx

Notícias

Exposição propõe que população registre vegetação através da fotografia; saiba como enviar sua foto

Organizada pelo Observatório do Espaço Público da UFPR, a exposição será no dia 1º de julho e a população pode enviar fotos até dia 9 de junho #AgenciaEscolaUFPR

Por Chananda Lipszyc Buss 
Sob supervisão de Chirlei Kohls

A exposição virtual “Com os pés na terra, com o olhar na paisagem” é organizada pelo Observatório do Espaço Público (OEP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e acontece no dia 1º de julho no site do OEP. A proposta é que as pessoas registrem a relação delas com o reino vegetal através da fotografia. A iniciativa faz parte do programa público “Se eu enfiasse os pés na terra: relação entre humanos e plantas”, do Museu Paranaense.

As categorias de foto são: o olhar de cima, o olhar de baixo, o olhar de longe, o olhar de perto e o olhar em movimento. O material pode ser enviado por qualquer pessoa acima de 18 anos sobre cenários vegetais de todo o estado do Paraná, feitas por qualquer tipo de equipamento fotográfico, incluindo celular. Para isso, é preciso preencher um formulário descrevendo o pensamento ao capturar a imagem, legenda e a categoria que está inserida, até o dia 9 de junho. 

O coordenador do Observatório do Espaço Público, Alessandro Filla Rosaneli, convida a sociedade para enviar fotografias. “Se você já se sensibilizou por qualquer planta em qualquer lugar do Paraná, é o momento de você expressar sua sensibilidade enviando uma foto para essa exposição e registrando esse momento da sua vida”, afirma Alessandro que também é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR.

A exposição conta também com uma palestra e uma caminhada exploratória. A palestra ocorreu no dia 30 de abril no Museu Paranaense, discutindo o plano de arborização urbana. “Uma questão mais técnica, voltada ao trabalho profissional”, afirma o professor e coordenador. Já a caminhada, que aconteceu no mesmo dia, foi uma oficina aberta ao público que discutiu três questões: fotografia, paisagem e vegetação. “A gente andava ali pelo centro antigo de Curitiba e tentava explorar essas questões, de ângulos, de fotografia, de luz, de tipo de vegetação, inserção da vegetação na caminhada”, completa. 

Alessandro explica que essa é uma iniciativa para sair dos muros da academia e levar as questões para a sociedade: “a ideia é que se sensibilizem pela temática. Acredito que todo mundo tem uma relação com a vegetação, às vezes até inglória, a pessoa quer matar a árvore, mas tem uma relação, né? De amor ou de ódio”. Ele explica que algumas pessoas se engajam, entendem a importância e assim conseguem alcançar o público além dos muros da Universidade. 

Confira abaixo algumas fotos já enviadas pela população para compor a exposição:

Entre exposições e pesquisas: a arquitetura vai além

O Observatório do Espaço Público é um laboratório dentro da UFPR, vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo e ao Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano. Além de organizar a mostra “Com os pés na terra, com o olhar na paisagem”, é responsável por diversas outras ações, como exposições e projetos de pesquisa. Um desses exemplos é a exposição “Floorscapes”, já disponível no site, aberta a todo o Brasil que retrata os pedaços de chão do país. 

Está em processo de desenvolvimento pelo Observatório o “Guia Paisagístico dos Espaços Públicos de Curitiba”. O guia aborda aspectos históricos e paisagísticos de locais curitibanos. O projeto já conta com alguns espaços mapeados, como a Praça General Osório, Praça Santos Dumont e a Rua Comendador Araújo. 

Os materiais buscam traçar um trajeto a ser seguido, evidenciando aspectos do ambiente, descrevendo texturas, cores, sons e questionando as sensações do “espectador”, trazendo reflexões. O coordenador do OEP explica que a ideia é começar uma parceria com a prefeitura para fazer todos os espaços públicos da cidade. “São mais de 1,5 mil praças. Então qualquer praça que você vai em Curitiba você teria acesso às informações sobre ela”, afirma.

 

Foto destaque: Foto de Sara Cristina da Silva enviada para a exposição, com o título “Entre cores e texturas, novas percepções” 

Mais lidas

Sobre a Agência Escola UFPR

A Agência Escola UFPR, a AE, é um projeto criado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, possui uma equipe multidisciplinar de diversas áreas, cursos e programas que colocam em prática a divulgação científica. Para apresentar aos nossos públicos as pesquisas da UFPR, produzimos conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, podcasts, audiovisuais, eventos e muito mais.

No Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Curta!