Relatos

Produção sonora auxiliando a divulgação científica

Como o contato com a ciência na Agência Escola expandiu minha visão sobre produção sonora #AgenciaEscolaUFPR

Por Angelo Biase

Em março de 2021 vivíamos o auge da pandemia no país, e eu em uma quarentena de um ano me encontrava sem perspectivas e cheio de incertezas a respeito do que iria fazer profissionalmente. Nesse período fiz o processo seletivo para fazer parte da Agência Escola UFPR (AE). Naquele momento ainda não sabia, mas as experiências e interações que teria na AE transformariam minha visão sobre a universidade e minha área profissional.

A princípio fiquei responsável pela edição sonora do podcast “Fala, Cientista!”. De lá pra cá, já foram mais de trinta episódios editados, contando também com a criação de outro podcast, o “Fala, Cientista! Perfil”, no qual criei toda a identidade sonora. Tenho muito carinho por esse programa, pois nas horas que passo editando, montando, mixando me sinto quase um aluno dos cientistas entrevistados. Mergulho em suas trajetórias e conheço um pouco de suas pesquisas em diferentes áreas, seja na genética, ciência política, história e por aí vai. Também é impossível deixar de pensar em quem vai consumir o programa. Passo muito tempo escutando e editando, pensando no público e no que vai deixar a escuta mais fácil e dinâmica.

Processos de mixagem para a vinheta institucional da AE. Foto: Arquivo pessoal

Editar é um trabalho engraçado, nem sempre estamos na linha de frente ou diretamente ligados ao processo de criação. Algumas vezes temos que lidar com dificuldades técnicas e práticas e outras com limitações de equipamento e principalmente de tempo. Porém, é gratificante dar forma ao que meus colegas pensam e roteirizam, ao mesmo tempo que aprendo com eles e com o programa. Para mim, isso vai além de um aprendizado profissional, é um aprendizado humano.

Dentro da AE, além da edição dos podcasts, spots para rádio e afins, também fico responsável pela criação de trilhas para programas e campanhas institucionais. Nessa área, destaco a experiência que foi a criação do Sound branding, que é a composição de uma assinatura sonora que transmite ao público o que a marca faz e sua personalidade, para a Agência Escola.

Foi um trabalho que nunca tinha feito antes. Tentar exprimir sonoramente o que uma marca é e o que ela faz em um curto espaço de tempo. Foram algumas reuniões com a equipe, pensando em adjetivos e debatendo como essa sonoridade deveria ser. A partir daí, mais algumas boas horas testando, experimentando, apagando, começando de novo, alinhando com a animação, até chegar em um resultado satisfatório para a aprovação do material. Pessoalmente fiquei bastante orgulhoso de como trabalhamos em equipe para tornar toda essa campanha possível – você pode conferir o resultado abaixo.

Além da divulgação da ciência e todo o cuidado que a Agência Escola tem para que esse material chegue até você, não poderia deixar de citar uma qualidade que considero muito importante da AE, que é a liberdade que temos para exercer nosso processo criativo e o incentivo que recebemos para exercitar essa liberdade criativa. A meu ver, isso nos leva a pensar em maneiras menos engessadas de divulgar o que a UFPR produz, atingindo núcleos que têm pouco contato com a universidade e a pesquisa, e assim democratizando o acesso à ciência.

Antes de entrar na AE não sabia bem o que encontraria. Hoje me vejo contribuindo com a nossa sociedade de uma forma que não imaginava poder quando entrei no curso de Música. Sinto muita felicidade em saber que meus conhecimentos foram importantes para o crescimento desse projeto, que para mim vai evoluir ainda mais.