Conteúdo é elaborado a partir dos princípios norteadores dos estudos dos cientistas do Setor de Educação #AgenciaEscolaUFPR
Por Matheus Dias
Edição: Chirlei Kohls
O Núcleo de Pesquisas Educacionais (NuPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) criou uma série de vídeos no YouTube para abordar diversos temas relacionados às políticas educacionais em âmbito municipal, estadual e federal acerca da pandemia da Covid-19. O primeiro vídeo deste ano foi lançado em fevereiro e trata da volta às aulas presenciais nas escolas.
Nesse vídeo, os pesquisadores tratam dos dilemas que envolvem a volta às aulas, relacionando a aprovação de vacinas por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a pressão popular sobre as escolas para que retornem às aulas presenciais, o posicionamento da classe educadora em proteger a si mesmos e aos alunos de um eventual contágio, bem como as resoluções já emitidas por diferentes autoridades sobre o assunto.
Além do episódio publicado neste ano, que trata sobre dilemas da retomada das atividades presenciais nas escolas, a série NuPE Explica já produziu outros 10 vídeos desde abril do ano passado, quando as atividades passaram a ser totalmente remotas. São vídeos de sete a 12 minutos que explicam em uma linguagem acessível diversos aspectos das políticas educacionais, todos relacionados aos assuntos mais atuais da pandemia.
A professora Claudia Moreira, do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da UFPR, é pesquisadora do NuPE e integrante da equipe de produção da série. Ela explica como é o processo de definição das pautas que irão tratar cada edição do NuPE Explica.
“A pauta é definida a partir do debate público. Então, quando alguma temática que relacione a pandemia e seus impactos sobre as políticas educacionais ganha alguma repercussão, ela entra na pauta”, detalha. Ela cita dois exemplos: “no caso das eleições para a reitoria da UFPR ou da votação do Fundeb, a intenção era mobilizar a comunidade e levar informações”.
Ela explica que, quando uma pauta ganha o debate público, os pesquisadores do NuPE discutem e tentam entender como aquele assunto tem sido debatido na mídia e nas redes sociais, a fim de encontrar importantes lacunas que o conteúdo dos vídeos possa preencher sob a perspectiva das políticas educacionais. “Embora o grupo seja formado por especialistas em diferentes áreas das políticas educacionais, há um repertório comum a todas e todos, o que torna o diálogo possível”, acrescenta.
Pesquisas em políticas educacionais
No que diz respeito aos conhecimentos técnicos e teóricos utilizados em todas as etapas de produção, edição e divulgação dos vídeos, Claudia afirma que os roteiros são elaborados e executados a partir dos princípios norteadores das pesquisas em políticas educacionais. “A compreensão da educação como um direito de cidadania, o Estado como agente garantidor desse direito e o princípio da gestão democrática”, enumera.
Todos os membros da equipe trabalham na produção do roteiro dos vídeos da série NuPE Explica. Como os pesquisadores estão todos em regime de home office, a professora Claudia fica responsável pela edição. O esforço, como ela ressalta, é divulgar informações atuais e completas sobre políticas educacionais para o máximo de pessoas possível, seja para o público interno (comunidade universitária) ou para o público externo (pessoas que estão fora do universo da educação).
“A repercussão interna tem sido interessante porque o manejo com a linguagem audiovisual não é comum no nosso campo. Esse tem sido, inclusive, o nosso desafio, a transposição de temas que são técnicos para uma linguagem acessível ao grande público. Ainda estamos aprendendo a fazer isso. A interlocução com a comunidade em geral, embora tímida, é interessante. Há muitos comentários que apoiam a iniciativa e, por vezes, há sugestões de pauta”, conclui.
Conhecimento para o debate social
Com relação à interdisciplinaridade que envolve a relação entre educação e produção audiovisual, a professora finaliza que algumas questões orientam o trabalho do grupo, de forma a quebrar barreiras, expandir conhecimentos e ampliar a divulgação científica. “Como comunicar o que pesquisamos à sociedade? Como comunicar de forma simples, sem perder o rigor com o conhecimento do campo? Como calibrar tempo e linguagem? Essas questões têm norteado nosso trabalho desde o começo”, pontua.
“A experiência de mesclar os conhecimentos em educação com os de produção audiovisual tem sido proveitosa, porque a educação como um todo precisa sair da esfera ‘caderno, giz e quadro’. Todas as áreas do conhecimento já fizeram isso”, avalia a mestranda em Políticas Educacionais da UFPR Marina Andretta. “As pessoas se tornam ainda mais invisíveis e ainda mais isoladas. Fazemos menos amizades. Se damos risadas ou choramos, ninguém vê. Os professores se dedicam, mas não têm dimensão do quanto aprenderíamos presencialmente. O som, as expressões faciais, os olhares ensinam e têm significado. Não temos nada disso em aulas remotas”, argumenta.
Para o mestrando Vinicius Silva Rodrigues dos Santos, os temas debatidos pelas políticas educacionais são amplos e há atualizações constantes com a dinâmica social, mudanças de lei e demográficas, alterações orçamentárias, mudanças políticas e outros fatores. “Debater a política exige um conhecimento das estruturas do Estado, da sociedade, das leis e estar constantemente acompanhando o debate social e político. Assim, o NuPE Explica cumpre com um papel fundamental de levar conhecimentos atualizados e com rigor científico para enriquecer o debate social e informar a população sobre temas que muitas vezes são pouco divulgados pela mídia ou sem o necessário aprofundamento”, finaliza.
Acesse o canal do NuPE no YouTube para conhecer esses e outros vídeos:
Foto de destaque: Pixabay/Divulgação