Projeto de educação física da UFPR oferece aulas virtuais gratuitas para idosos; inscrições estão abertas até sábado (13)

Estudantes e professores da Universidade ensinam práticas eficazes, benéficas e seguras para se exercitar em casa #AgenciaEscolaUFPR

Por Lucas Daniel
Sob supervisão de Chirlei Kohls

Para os idosos, mesmo em isolamento social, ainda é possível manter as práticas do exercício físico em dia. A ação “Todos juntos, mas cada um na sua casa” faz parte do trabalho do EnvelheSendo, projeto de extensão do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para esse semestre as inscrições permanecem abertas até sábado (13). Pessoas com 60 anos ou mais podem se inscrever para as aulas online.

Os encontros virtuais são gratuitos e acontecerão às terças e quintas-feiras, das 14h às 15h, a partir do dia 16 de março. Para realizar a inscrição basta preencher o formulário, disponível aqui.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Lucélia Justino Borges, o objetivo é desenvolver práticas corporais que auxiliem o envelhecimento saudável de pessoas de Curitiba e região. “Os métodos ainda seguem um cunho socioeducativo, cultural e artístico, por meio de diferentes atividades. Para os estudantes de Educação Física da UFPR, o EnvelheSendo colabora na formação acadêmica e cidadã”.

As aulas buscam trazer benefícios físicos, mentais e socioculturais com práticas que envolvem o autocuidado e o (re)conhecimento de si, do corpo, das suas potencialidades e limites. “Ainda ajuda na prevenção, no controle ou no auxílio no tratamento de doenças crônicas, dentre outros benefícios”, acrescenta Lucélia.

O projeto, que vinha realizando atividades presenciais desde 2016, também se adaptou às mudanças trazidas pela pandemia com aulas online desde o ano passado. “Tudo isso foi um desafio, tanto para os extensionistas quanto para os idosos, já que ainda não tinham vivido essa experiência. Apesar de tudo, logo se adaptaram. Os nossos encontros online eram como um sopro de vida, um acalento. Era a motivação para continuar seguindo”, relata a coordenadora.

Para mais informações, acesse as redes sociais do EnvelheSendo: Instagram, Facebook ou WhatsApp.

Ouça abaixo um boletim do Volume UFPR, que tem produção da Agência Escola UFPR e parceria da UniFM, sobre o projeto de extensão:

Foto de destaque: Arquivo pessoal/Reprodução