fbpx

Notícias

UFPR é case de referência em seminário realizado pelo INCRA

Por Priscila Murr 

Fotos: Pedro Oliveira e divulgação 

Supervisão: Maíra Gioia

 

Atuação do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb) é o destaque do evento nacional 

 

A discussão técnica, frente às necessidades cotidianamente percebidas, sobretudo no âmbito da universidade pública, tem fundamental importância, tanto no sentido de avaliar o melhor direcionamento com relação às possibilidades de fomento quanto no que diz respeito ao entendimento efetivo acerca da importância de programas e projetos nesse contexto.

Pela capacidade técnico-operacional, bem como por transformar histórias de vida, o Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb), que faz parte do Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participa, enquanto parceiro, do Seminário Nacional de Operacionalização de Termos de Execução Descentralizada (TEDs).

Realizado pela Diretora de Desenvolvimento Sustentável do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a programação do seminário foi estruturada para explorar três eixos orientadores: “Gestão Estratégica e Planejamento”, “Implementação Técnica das Atividades” e “Fundamentação Jurídica”.

Entre os dias 4 e 6 de dezembro, portanto, a sede do INCRA, que fica no Edifício Palácio do Desenvolvimento, em Brasília (DF) recebeu público diverso, de maneira presencial e on-line, para o lançamento e discussão de uma versão preliminar do manual de operacionalização de TEDs.

O encontro oportunizou, além do registro documental, bate-papos sobre ações em andamento.

Coordenador-geral do Lageamb, Eduardo Vedor de Paula, durante o Seminário Nacional de Operacionalização de TEDs. Foto: divulgação

Eu não tenho dúvidas de que, se há três anos, quando iniciamos o nosso TED, existisse um manual com isso que a gente está sistematizando aqui no evento, nossa atuação seria totalmente focada nas entregas do projeto e não no desenvolvimento de tantas ferramentas de gestão, mapeamento e mitigação de riscos”, diz o Coordenador-geral do Lageamb, Eduardo Vedor de Paula.

Tendo como missão fomentar o arcabouço de boas práticas na execução descentralizada, instrumento instituído pelo Decreto 10.426 de 2020, essa colaboração entre INCRA e UFPR, se dá via Lageamb. O laboratório foi convidado como case de referência nacional para grandes projetos. Ao longo dos três dias de evento, idealizou-se um manual com três capítulos, trazendo questões de ordem técnica voltadas à operacionalização.  

 

Mas, o que eu acho que vale destacar, é que, no último dia, a gente teve o encaminhamento para um quarto capítulo, contando a experiência da UFPR como um case de referência na gestão de TED”, enfatiza Vedor. 

 

O que estimulou o INCRA a apresentar o case às demais unidades gestoras, bem como a laçar um manual de operacionalização com seu case como referência, foi o trabalho de excelência na gestão do Lageamb, a partir das boas práticas na gestão de seus oito projetos.  

Para a idealizadora do evento, organizadora do Manual de Operacionalização de TEDs e a perita federal agrária do INCRA, Érica Correa de Lima, o TED INCRA Paraná se destacou pela forma de gestão, planejamento e pela capacidade que essa equipe teve de envolver ferramentas metodológicas de gestão e inovação dentro de cada projeto. 

 

“Avaliando tanto pela parte técnica de excelência quanto a parte de gestão e de administração, essa parceria demonstrou um êxito muito único, e se tornou um case de sucesso que serviu de referência para o nosso manual de operacionalização. Todas as experiências debatidas, tanto com os colegas da universidade, como no âmbito do processo, e todas as dúvidas e dificuldades enfrentadas, levam à melhoria institucional que a gente está tentando através do seminário”, declara. 

 

Além disso, a idealizadora do evento aponta para a importância de reunir pessoas e instituições, a fim de entregar boas respostas para a sociedade, delineando um caminho de efetivação de políticas públicas e, principalmente, de atendimento ao cidadão. 

 

“Eu considero as parcerias estratégicas e, atualmente, essenciais, no modelo de gestão pública que a gente tem. E é um mecanismo que, se aprimorado, ainda poderá modificar uma visão da sociedade com relação à atuação de diversos órgãos”, argumenta. 

 

Para o Coordenador-geral do Lageamb, o resultado, o produto desse evento, está além expectativas. Esse reconhecimento é motivo de muita alegria, pois demonstra que, além de ter produtos com qualidade técnica, a UFPR também está se tornando referência na gestão de grandes projetos.  

 

Fiquei muito feliz, lisonjeado por colocar a UFPR nessa posição, acho que isso vai abrir muitas portas. E esse manual será não apenas um norte para os TEDs vigentes, sobretudo para os novos que vierem a ser celebrados, tanto do INCRA quanto dos demais órgãos. Existem apenas dois ou três manuais, e esse é o que contempla a normativa específica que trata de TED, que é recente, do ano de 2020”, garante. 

 

Coordenador-geral do Lageamb, Eduardo Vedor de Paula, durante o Seminário Nacional de Operacionalização de TEDs. Foto: divulgação

 

Para falar da experiência de planejamento de TED, durante o seminário, o Lageamb foi representado por um grupo de 12 pessoas: metade docentes e metade discentes (mestrado, doutorado e pós-doc). Além disso, 11 órgãos federais estiveram presentes, interessados em conhecer e seguir a mesma metodologia já implementada na UFPR.

 

Outros nomes que também fizeram parte desse momento: o professor coordenador do Projeto 01 do TED INCRA/UFPR, para apresentar as ações em Gestão Documental, Rodrigo Botelho; a Subcoordenadora do Projeto 02 do TED INCRA/UFPR, Supervisão Ocupacional, Ariane Maria Basilio Pigosso; o professor coordenador do Projeto 03, Geodésia do TED INCRA/UFPR, Caio dos Anjos Paiva; a subcoordenadora do projeto 05 do TED INCRA/UFPR, Busca Cartorial, Raquel Sizanoski; a professora coordenadora do Projeto 06 do TED INCRA/UFPR, Banco de Dados, Silvana Philippi Camboim; a Subcoordenadora do Projeto 07, Integração de Resultados e Inovação Tecnológica, Erica Nascimento; o professor que fará a apresentação “Relatórios de Acompanhamento e Prestação de Contas”, Daniel Hauer Queiroz Telles; a Coordenadora da Coordenadoria de Prestação de Contas em Parcerias da Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR, Camila Taynara Bettega; o Procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada junto à UFPR, Tiago Alves; a gestora financeira do TED INCRA/UFPR, Paula Carolina Empinotti Pereira; a secretária executiva do TED, Daine Fudal; bem como Servidores e Gestores do INCRA; o Gestor do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; as Superintendências INCRA-PR, INCRA-RO, INCRA-SE e a coordenadoria do TED INCRA/IFRO. 

 

O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais da UFPR 

 

O Lageamb faz parte do Departamento de Geografia da UFPR e tem como principal linha de pesquisa o planejamento e a gestão ambiental no litoral paranaense. Sua história começou no final dos anos 1980, mas a oficialização do laboratório se deu em 2006.  Com destaque em diversas áreas, atua com diferentes metodologias e tecnologias, congregando mais de 100 bolsistas, que integram diferentes equipes de pesquisa e contribuem tanto com suas áreas de formação quanto com a promoção da interdisciplinaridade entre diferentes projetos e programas institucionais. 

Além disso, firma parcerias com órgãos governamentais e não-governamentais. A excelência na gestão do seu TED junto ao INCRA, bem como suas boas práticas na gestão de projetos, estimulou a Diretora de Desenvolvimento Sustentável do INCRA a apresentar o TED INCRA UFPR às demais unidades gestoras de TEDs neste seminário em Brasília. 

  

 

 

 

Mais lidas

Sobre a Agência Escola UFPR

A Agência Escola UFPR, a AE, é um projeto criado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, possui uma equipe multidisciplinar de diversas áreas, cursos e programas que colocam em prática a divulgação científica. Para apresentar aos nossos públicos as pesquisas da UFPR, produzimos conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, podcasts, audiovisuais, eventos e muito mais.

No Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Curta!