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Sua ação é motivação: campanha da Agência Escola UFPR promove participação do público na divulgação científica

Com identidade visual leve, cores chamativas, personagens carismáticos e ações participativas, campanha ressalta importância da comunidade no processo de divulgação da ciência

Por Joana Giacomassa
Sob orientação de Chirlei Kohls

“Sua ação é motivação. Inspire Ciência”. Este é o slogan da campanha institucional da Agência Escola UFPR (AE) de 2022, lançada hoje (14). Com o objetivo de dar continuidade às duas campanhas institucionais anteriores, que promoveram e comunicaram as diretrizes e produtos da AE, a mensagem deste ano é sobre a importância do público de dentro e fora da universidade na divulgação e multiplicação do conhecimento científico. 

O desenvolvimento da campanha mobilizou toda a equipe de bolsistas de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da AE. A multidisciplinaridade permitiu um trabalho colaborativo em que as habilidades criativas e diferentes áreas de interesse de cada um pudessem ser exploradas de diferentes formas.

A divulgação da campanha e ações subsequentes será feita pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), site e produtos da AE, além de canais de parceiros da Agência Escola UFPR. Confira abaixo o vídeo da campanha.  

Vídeo da campanha institucional da Agência Escola UFPR em 2022

A participação ativa do público na divulgação científica dialoga com a essência e o conceito norteador da AE: o de Comunicação Pública da Ciência, que compreende o processo comunicativo como espaço de expressão, interpretação e diálogo, sempre visando o interesse público, como explica a coordenadora geral do projeto de extensão, Regiane Ribeiro.

“A coisa mais bacana do conceito de participação nesta campanha é como ele dialoga com toda a essência da Agência, porque a AE é construída a partir de conceitos como o de ciência cidadã, de ciência aberta e a ideia de um processo mediado pela comunicação pública”.

A professora e pesquisadora em Comunicação também reforça a importância da diminuição de barreiras entre os cidadãos e a ciência. “Outro ponto importante da participação coletiva na divulgação científica é a diminuição da hierarquia entre aqueles que produzem conhecimento científico e o cidadão comum. A participação do público nos ajuda não só a traduzir melhor a linguagem da ciência, mas a fazer com que as pessoas despertem para o fazer científico e entendam como a ciência impacta no próprio cotidiano”. 

Planejamento e criação 

A primeira etapa começou em junho deste ano e consistiu na definição e planejamento dos conceitos e ideias que iriam nortear a campanha.  

Em reuniões de brainstorm e de forma colaborativa, a equipe da AE chegou ao consenso do conceito de participação do público para dar continuidade à história que já vem sendo contada nas últimas campanhas, como conta a bolsista do Núcleo de Planejamento da AE e estudante de Publicidade e Propaganda na UFPR Stephany Streit. 

“Agora queremos expandir essa narrativa para englobar o universo fora da AE. É primordial que a sociedade se entenda participante do processo de multiplicação e popularização da ciência, aproximando-a do cotidiano e afastando arquétipos elitistas sobre a produção científica”. 

A criação do slogan da campanha, “Sua ação é motivação”, foi liderada pela bolsista e estudante de Comunicação Institucional Kamilla Schreiber, e aconteceu em etapas. Após a definição da proposta de participação do público, foi elaborada uma lista com palavras-chave e, em seguida, selecionadas as palavras que melhor representavam o objetivo da campanha. A palavra “participação” e seus sinônimos nortearam todos os materiais textuais que foram produzidos em seguida. 

A nuvem de palavras elaborada pela bolsista Kamila serviu para inspirar o conceito textual da campanha e os demais materiais produzidos. Imagem: Kamila Schreiber/Agência Escola UFPR

A partir do uso da estratégia de metaforização, em que são desenvolvidas frases inspiracionais e metáforas a partir de palavras-chave, a estudante chegou a cerca de 20 frases possíveis para o slogan. Dessas frases, algumas foram selecionadas, com auxílio da professora Letícia Herrmann, orientadora do Núcleo de Planejamento da AE, e levadas para a reunião geral e o slogan “Sua ação é motivação” foi escolhido através de votação. “Ele foi escolhido como o que melhor representa nosso objetivo, porque mostra para as pessoas que a ação delas é fator motivador e convida o público a ser agente da motivação, além de agir para a ciência e contribuir com a divulgação científica”, conta Kamila.

Elementos visuais e criação dos personagens

A identidade visual proposta pela equipe do Núcleo de Design da AE optou por cores brilhantes, chamativas e vibrantes, principalmente em tons quentes, a fim de transmitir alegria, energia e atitude. A textura de tinta e pinceladas foi escolhida como elemento visual primordial para evocar o sentimento de ação e convidar o público a se engajar e participar ativamente do processo de divulgação científica.

Mas os verdadeiros astros são os novos personagens criados pelos bolsistas e estudantes de Design Luiza Talamini e Pedro Henrique Guinski para representar os diferentes públicos que acompanham o projeto. Os personagens foram ilustrados de forma simples e utilizando diversas cores nas peles, cabelos e roupas, além de explorar a representatividade na diversidade de corpos, personalidades, faixa etária, gêneros, raças, etnias e pessoas com deficiência. 

Seis personagens são a cara da campanha institucional da AE: da esq. p/ dir., Vera, Chris, Maitê, Jorge, Luciano, Bruno, Ariel e Claudia. Imagem: Luiza Talamini e Pedro Henrique Guinski/Agência Escola UFPR

A personagem principal, Claudia, é uma jovem cadeirante, que além de representar a campanha por apresentar toda a paleta de cores, também retrata a ideia de ação e participação, como explica Luiza: “apesar dos obstáculos de mobilidade, Claudia tem o mesmo potencial de ação, participação, disseminação, compartilhamento e engajamento com a ciência que qualquer outra pessoa”.

Produção e animação do vídeo institucional

Com os personagens já ganhando vida, a equipe do Núcleo de Audiovisual da AE, sob orientação do cineasta Thiago Bezerra Benites, começou a pensar o roteiro para o vídeo institucional da campanha.

O roteiro, os processos de animação e edição do vídeo institucional foram pensados em conjunto por toda a equipe. As propostas de storyboard, sequência de desenhos quadro a quadro com o esboço das diversas cenas pensadas para um conteúdo em vídeo, já foram feitas com os personagens e como eles estariam posicionados na animação, para facilitar o processo – confira dois exemplos abaixo.

O bolsista de pós-graduação em Comunicação Luan Alves de Melo conta que a possibilidade de utilizar técnicas de animação esteve muito aliada ao eixo de experimentação da AE.

Ações presenciais 

A última parte da campanha são as ações presenciais planejadas para interagir com as diferentes comunidades que acompanham a AE.  “As ações presenciais pensam nesse contato mais próximo com o público que está envolvido no processo de divulgação científica, tanto os cientistas quanto a comunidade. Ver todo mundo trabalhando por essa causa me motiva a trabalhar, estudar, pesquisar e  estar no mundo como cidadão ainda mais”, relata o mestrando em Comunicação Luan. 

Acompanhe a campanha e as ações que serão divulgadas pelas redes sociais da AE (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube)! Clique aqui e saiba como participar.

Sua ação é motivação. Inspire ciência.

 Imagem: Leticia Terumi/Agência Escola UFPR

Foto destaque: Bastidores de produção da campanha da AE em 2022. Foto: Thiago Bezerra Benites/Agência Escola UFPR

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Sobre a Agência Escola UFPR

A Agência Escola UFPR, a AE, é um projeto criado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, possui uma equipe multidisciplinar de diversas áreas, cursos e programas que colocam em prática a divulgação científica. Para apresentar aos nossos públicos as pesquisas da UFPR, produzimos conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, podcasts, audiovisuais, eventos e muito mais.

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