Cientistas da UFPR respondem dúvidas da sociedade sobre Covid-19 para reforçar cuidados no pior momento da pandemia; saiba como participar

As perguntas podem ser enviadas pela população até o dia 12 de abril por e-mail ou pelas redes sociais da Agência Escola UFPR #AgenciaEscolaUFPR

Por Isabela Stanga
Sob supervisão de Chirlei Kohls

Um ano após o início da pandemia de Covid-19, o Brasil vem enfrentando ao longo das últimas semanas o momento mais crítico da crise sanitária. O país passou a ser o epicentro da doença no mundo – com quase 13 milhões de casos e mais de 330 mil óbitos. Diante desse cenário, cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) responderão dúvidas da sociedade sobre a Covid-19 na ação “Pergunte aos Cientistas”, da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR.

A população pode enviar suas perguntas até o dia 12 de abril pelo e-mail agenciaescolaufpr@gmail.com ou pelos perfis da Agência Escola no Facebook e no Instagram (@agenciaescolaufpr). Junto à dúvida, devem ser enviados nome completo, idade, profissão e cidade onde reside. As questões serão organizadas pela equipe de Jornalismo da Agência Escola e encaminhadas aos cientistas. Ao fim do mês, as respostas serão publicadas em reportagem no site e nas redes sociais da Agência Escola (Facebook, Instagram e Twitter), além do portal UFPR.

De acordo com Emanuel Maltempi de Souza, professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular e presidente da Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 da UFPR, os números elevados de casos e de óbitos no Paraná indicam que o estado está no topo do que parece ser a terceira onda da Covid-19. “O fato é que a doença nunca foi tão letal como nesse momento. Enquanto negarmos que a Covid-19 é o maior desafio que enfrentamos em 100 anos, ela vai continuar matando os paranaenses e brasileiros. É essencial que cada um faça sua parte para que toda a comunidade seja vencedora”, destaca Emanuel, que também é um dos cientistas que responde às dúvidas da população.

A ação “Pergunte aos Cientistas” busca democratizar o acesso ao conhecimento científico, promovendo o diálogo entre sociedade e Universidade. Diante ainda da disseminação de fake news, os professores da UFPR reafirmam o compromisso com a ciência. “Nos baseamos em fatos e achados científicos e nunca em opiniões e crendices populares”, defende Andréa Marques Stinghen, professora do Departamento de Patologia Básica, na última reportagem da série, sobre volta às aulas em escolas na pandemia.

Nesta edição do “Pergunte aos Cientistas” sobre cuidados redobrados na pandemia, as dúvidas da sociedade serão respondidas por pesquisadores dos departamentos de Bioquímica e Biologia Molecular, Patologia Básica e Farmacologia, do Setor de Ciências Biológicas da Universidade.