Coordenado por pesquisadores da Colômbia, projeto Cidades e Comunidades Latinas Imaginadas no Mundo tem participação de cientistas da Universidade Federal do Paraná #AgenciaEscolaUFPR
Por Cecília Sizanoski
Sob supervisão de Chirlei Kohls
A pesquisa Curitiba Imaginada é a parte curitibana do projeto internacional Cidades e Comunidades Latinas Imaginadas no Mundo, que tem como objetivo entender como as pessoas se relacionam com suas cidades na América Latina e Espanha. Já existem mais de 40 municípios participando e em Curitiba o estudo é organizado por estudantes e professores do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O primeiro passo é coletar depoimentos de voluntários sobre suas cidades. O requisito para participar é somente morar no município sobre o qual está sendo feito o estudo e para quem mora em Curitiba, é só clicar aqui e enviar uma mensagem se candidatando como um dos participantes voluntários. O questionário está aberto desde novembro e deve se manter até 31 de dezembro.
Investigar o imaginário urbano das cidades latinas, descobrindo como as pessoas se conectam com elas pode ajudar a pensar políticas públicas e observar aproximações na América Latina. É o que explica a coordenadora da equipe curitibana do projeto, Valquíria Michela John.
“A âmbito local serve para levantar questões que podem levar a debates mais amplos na vivência da cidade. Ações do poder público e políticas públicas que se relacionem com o modo como as pessoas vivem a cidade e se veem em relação a ela. Além disso, a importância [da pesquisa] é de ver as aproximações culturais, simbólicas, sociais, econômicas e políticas entre as cidades latino-americanas. Essa ideia de pensar as latinidades”. Ela também conta que um dos objetivos do projeto é criar um banco de dados sobre como são pensadas as comunidades latinas para que, mais tarde, todos que precisem possam ter acesso.
O outro coordenador da pesquisa em Curitiba é o professor José Carlos Fernandes e também estão participando do projeto as doutorandas Larissa Drabeski e Patrícia Goedert Melo, o mestrando Magno Van Erven e o pesquisador Robson Souza dos Santos. Já a âmbito internacional, o projeto é coordenado pelo Instituto de Estudos em Comunicação e Cultura (IECO), da Universidade Nacional da Colômbia, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) da Argentina e do Equador.
Foto destaque: Leonardo Bettinelli-Sucom UFPR