Relatos

Pelas etapas de criação se dá o processo da experiência

Como a minha primeira produção sonora institucional contribuiu na minha formação como jornalista #AgenciaEscolaUFPR

Por Lucas Daniel

Entrei para a equipe da Agência Escola UFPR (AE) na primeira segunda-feira (1º) de fevereiro de 2021. Não sabia ao certo em qual cargo enquanto bolsista de Jornalismo eu teria sido selecionado, muito menos minhas funções e demandas dentro do projeto. Participei então da minha primeira reunião, na qual logo descobri minhas atividades serem tão importantes para o funcionamento da AE. Eu cuidaria das demandas do Volume UFPR, um programa que se divide em dois formatos sonoros para rádio: boletins e entrevistas. Foi meu primeiro contato profissional com produções sonoras.

No mês de junho, já mais integrado ao projeto e a par da organização da AE, fui chamado para colaborar na equipe de produção da nova vinheta institucional da Agência Escola. Fiquei muito animado com a oportunidade de realizar uma atividade totalmente nova em que eu ainda não tinha experiência alguma. Minha colaboração seria na produção da identidade sonora dessa vinheta. Confesso que em um primeiro momento, vi a demanda como algo que exigia uma responsabilidade muito além do que acreditava poder assumir.

Em 17 de junho marcamos nossa primeira reunião, que foi essencial para organizar o plano de trabalho e cronograma. Foi um alívio saber que os outros integrantes da equipe iriam colaborar também nessa parte da produção sonora. Eu, como estudante de Jornalismo no 3º período do curso, ainda não tinha tido contato com esse tipo de demanda. Então senti que a oportunidade seria uma chance de conhecer novas áreas – o grupo foi formado por pessoas de diferentes cursos – e aprender ainda mais sobre esse tipo de criação.

A voz de Valkyria Dantas Rattmann foi a escolhida para locução da nova vinheta institucional da AE. Fotos: Lucas Daniel/Agência Escola UFPR

O processo exigiu algumas etapas de planejamento. A primeira foi pensar os conceitos de narração e sonorização. Foi um momento interessante de aprendizado, já que recebi algumas orientações voltadas à área da publicidade, entendendo sobre personas, identidade de marca, entre outras definições. Com a aprovação dos conceitos, partimos para a busca da voz de locução da vinheta. Foram algumas semanas de seleção e aprovação da voz – a escolhida foi a voz da estudante de Jornalismo da UFPR Valkyria Dantas Rattmann. Enxergo essa etapa como um exercício prático de buscar dar vida para aqueles conceitos que eu ajudei a estruturar.

O processo de gravação foi interessante. Contamos com a parceria da rádio UniFM, que nos cedeu um horário no estúdio para gravar. Fiquei responsável por orientar a locutora e também registrar em imagens o momento da gravação. Foi meu primeiro trabalho pela Agência fora do home office, o que tornou tudo bem divertido, já que minha última visita a um estúdio tinha acontecido há quase dois anos. Com os materiais em mãos, começamos os trabalhos de sonorização, ou seja, a finalização do produto. Nessa etapa contamos com o bolsista de Música Angelo Biase. Minha participação foi em orientações esporádicas. Dois meses foram necessários para todo o processo de criação da nova vinheta institucional da Agência Escola UFPR – confira o resultado abaixo.

Considero que todas as etapas no processo de desenvolvimento do material foram importantes na minha experiência enquanto estudante de Comunicação. Sei que no jornalismo conhecer diferentes práticas de criação é essencial na formação de um comunicador. Na produção sonora, desenvolver roteiros de entrevistas e editar boletins para o quadro Volume UFPR foram exercícios importantes que me permitiram colaborar com mais precisão na criação da identidade sonora da vinheta que, consequentemente, contribuirão em experiências futuras.

Aqui, um agradecimento especial ao bolsista Victor Finkler, que me orientou quanto à missão, visão, conceitos e slogan da Agência Escola; ao bolsista Angelo Biase, que sonorizou todo o material e ao responsável pelo Núcleo Audiovisual da AE, Thiago Bezerra Benites, que supervisionou e me orientou durante todo o processo de criação.