fbpx

Notícias

Integrantes da Agência Escola UFPR participam da XV Conferência Brasileira de Comunicação/Mídia Cidadã

Em três dias de evento, são apresentados e discutidos relatos e experiências de projetos de comunicação cidadã no país #AgenciaEscolaUFPR

Por Isabela Stanga
Sob supervisão de Chirlei Kohls

Professores, estudantes e profissionais da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR participaram da XV Conferência Brasileira de Comunicação/Mídia Cidadã na tarde da última terça-feira (22). Com o tema “Comunicação Cidadã: gênero, raça, diversidade e redes colaborativas no contexto da pandemia”, o evento acontece do dia 22 até o dia 24 de junho e conta com mostras de trabalhos de todo o país sobre comunicação cidadã. A organização é da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom).

A colaboração da Agência Escola UFPR (AE) na conferência foi por meio da apresentação do “Movimento Conexão”, festival cultural online realizado no ano passado pela AE em parceria com o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (Proec). Além da própria ação, que reuniu mais de 52 mil pessoas remotamente, o vídeo sobre o evento produzido por bolsistas da Agência, vice-campeão do Concurso Audiovisual da Andifes de 2021, também foi contemplado na exposição.

O trabalho da Agência Escola aprovado para a mostra, com título “A Agência Escola UFPR em contexto de pandemia: o Movimento Conexão”, foi elaborado pela professora Claudia Irene Quadros, pela gerente de comunicação da AE, Patrícia G.Melo, pela estudante e bolsista Mônica F. Santos, pelo editor de audiovisual Thiago Bezerra e pela coordenadora da Agência, Regiane Ribeiro.

Representando a Agência Escola UFPR, Claudia Irene Quadros, professora da AE e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade (PPGCOM), reconhece que as trocas de experiências entre pesquisadores sobre a comunicação popular beneficiam toda a sociedade. “Na conferência, relatamos como organizamos o Movimento Conexão e, junto de outros estudiosos, discutimos estratégias para falar sobre ciência para um maior número de pessoas”, relata. “Precisamos saber quais são os interesses dessa população para contribuir com o nosso conhecimento”, completa.

Na conferência, a Agência Escola apresentou o Movimento Conexão, evento cultural online realizado em 2020. Foto: Google Meet-ABPCom/Reprodução

Mônica Ferreira Santos, estudante de Jornalismo da UFPR e bolsista da Agência Escola, também participou da conferência. Para ela, o evento despertou a reflexão de que os comunicadores devem se aproximar da população e entender seus dilemas para construir uma comunicação de fato cidadã. “Entrar em contato com a mídia cidadã é analisar de que forma abordar as pessoas a fim de construir uma comunicação plural e diversa, para fazer a diferença na sociedade”, expõe.

Também integrantes da Agência Escola, o professor do Departamento de Comunicação Social da UFPR (Decom) Elson Faxina e o aluno de Jornalismo Lucas Daniel apresentaram o grupo de pesquisa “Narrativas Audiovisuais, Movimentos Sociais e Cidadania”, vinculado ao Decom. Em sua fala, deram ênfase à metodologia adotada para os estudos do grupo em meio à pandemia e também exibiram os resultados que ele alcançou até agora.

Comunicação cidadã

Tema central da Conferência coordenada pela ABPCom, a comunicação cidadã busca construir um ambiente mais democrático, como explica a professora Claudia Quadros. De acordo com a pesquisadora, a sociedade civil pode criar, produzir e gerir seus próprios meios de comunicação para alcançar os objetivos de uma comunidade.

“Ao fazer uma comunicação mais popular e comunitária, a sociedade também consegue organizar processos e mobilizar pessoas. A força dessa comunicação cidadã tem transformado os próprios meios de comunicação convencionais”, destaca.

Mônica acrescenta que, a partir do Movimento Conexão, a Agência Escola conseguiu dialogar com a população e exerceu a comunicação cidadã. “Por meio do espaço virtual gerado pelo Movimento Conexão, que teve influência em diversos lares e famílias, conseguimos levar cultura, debate e conhecimento para dentro desses espaços. Através do audiovisual conseguimos atingir a sociedade”, conclui.

A seguir, você pode assistir ao vídeo produzido por bolsistas da Agência Escola UFPR sobre o Movimento Conexão:

 

Sobre o evento

A abertura da XV Conferência Brasileira de Comunicação/Mídia Cidadã, realizada pela ABPCom em parceria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), aconteceu no dia 22 de junho, em transmissão ao vivo pelo YouTube. Conforme o site da iniciativa, seu objetivo é discutir remotamente experiências coletivas que envolvam, sobretudo, questões de gênero, raça e diversidade no contexto pandêmico.

Além das palestras e das apresentações dos trabalhos aprovados para a conferência, o evento também oferta 20 oficinas que abordam temas relacionados à comunicação cidadã, como diversidade no jornalismo, democratização da informação e acessibilidade comunicativa.

Durante a palestra que abriu a conferência, a presidente da ABPCom, Maria Cristina Gobbi, expôs que essa é a primeira edição do evento realizada remotamente, devido à pandemia da Covid-19. Ela também reforçou que seu objetivo é promover o debate em torno da comunicação comunitária e cidadã. “Buscamos estimular a pesquisa na área, bem como conhecer e divulgar as experiências práticas que nascem nas comunidades e que têm transformado o mundo, por meio das ações que empreendem em sua pluralidade de vozes”, reconheceu.

Para assistir às apresentações e participar das oficinas, é preciso ter realizado uma inscrição prévia, mas é possível conferir no site quais trabalhos serão discutidos na conferência, assim como quais oficinas serão ministradas nos três dias de evento.

Imagem de destaque: Google Meet-ABPCom/Reprodução

Mais lidas

Sobre a Agência Escola UFPR

A Agência Escola UFPR, a AE, é um projeto criado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, possui uma equipe multidisciplinar de diversas áreas, cursos e programas que colocam em prática a divulgação científica. Para apresentar aos nossos públicos as pesquisas da UFPR, produzimos conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, podcasts, audiovisuais, eventos e muito mais.

No Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Curta!