fbpx

Notícias

“Ciência é o caminho”: a história de um professor que há 37 anos leva estudantes à Reunião da SBPC

Por Camila Calaudiano
Edição: Alice Lima e Larissa Drabeski
Colaboração: Pedro Macedo e Alice Lima
Fotos: Camila Calaudiano e Arquivo Pessoal

“A primeira SBPC é como o primeiro amor: a gente nunca esquece”. A afirmação é do professor Ivo Leite Filho, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Ivo é coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Química (PROFQUI) na insituição e já atuou como coordenador geral da popularização do Ministério de Ciências, Tecnologias, Comunicações e Inovações (MCTIC).

Há 37 anos, ele frequenta os encontros da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu este ano entre os dias 23 e 29 de julho em Curitiba (PR), para compartilhar com as novas gerações sua paixão pelo conhecimento, pois acredita que “Ciência é o caminho”. E nessa jornada, é fácil perceber que Ivo tem sido um condutor dedicado e consicente do impacto que o contato com a produção científica pode causar nas pessoas e como se torna memória e legado para os envolvidos. 

Coincidência ou não, ao voltar 37 anos no passado, em 1986, foi quando a reunião anual aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR). De lá para cá, ele se tornou um grande divulgador da ciência e proporcionou encontros inesquecíveis para dezenas de estudantes.

 

Professor Ivo e seus alunos em Fortaleza (CE). Crédito: Acervo pessoal.

 

Ele lembra com orgulho da primeira turma que conseguiu levar para uma Reunião Anual da SBPC, em 1989, que aconteceu no Ceará. Naquela época, o professor ainda trabalhava em uma escola estadual. Mesmo com a falta de verbas, ele e sua equipe foram aos semáforos arrecadar doações para garantir a viagem a Fortaleza.

“A SBPC se tornou uma referência na minha e na vida dos meus alunos”, reflete.  

Atualmente, ele segue dedicando sua vida à educação, principalmente a pública. “Eu sou formado em universidade pública e tenho a obrigação de dar condições para os meus alunos de escola pública seguirem a carreira que quiserem ter”, reforça.  

 

Apresentação na Sessão de Comunicação Oral na 41ª Reunião da SBPC, em 1989 | Crédito: Arquivo Pessoal

 

Os jovens dos ensinos fundamental e médio são o público principal das suas ações, por considerar que essa é a fase primordial para a formação de pesquisadores e de cidadãos cientistas.

“Acredito que eu sou o professor que mais trouxe alunos do ensino médio e ensino fundamental para a SBPC”, avalia com orgulho. 

Por acreditar que a SBPC transforma a maneira como muitos jovens, crianças e adultos se relacionam com a ciência, Ivo assegura: “A SBPC é o maior Patrimônio Científico Cultural do Brasil”.

Assim, o professor e divulgador resume com autoridade o propósito do encontro anual da Sociedade para o Progresso da Ciência, que é tornar o conhecimento científico parte da cultura brasileira. 

Mais lidas

Sobre a Agência Escola UFPR

A Agência Escola UFPR, a AE, é um projeto criado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, possui uma equipe multidisciplinar de diversas áreas, cursos e programas que colocam em prática a divulgação científica. Para apresentar aos nossos públicos as pesquisas da UFPR, produzimos conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, podcasts, audiovisuais, eventos e muito mais.

No Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Curta!