Associação de Pós-Graduandos da UFPR promove evento para discutir e valorizar o papel da ciência

Semana Científica será de 29 de março a 1º de abril, com palestras, minicursos e rodas de conversa online #AgenciaEscolaUFPR

Por Breno Antunes
Sob supervisão de Chirlei Kohls

Buscando valorizar a ciência e mostrar a relevância da pesquisa na UFPR (Universidade Federal do Paraná), a Associação de Pós-Graduandos da Universidade (APG-UFPR) promove a Semana Científica. Entre os dias 29 de março e 1º de abril, o evento trará palestras, rodas de conversa, divulgações institucionais e de pesquisas para discutir a presença e as contribuições da ciência para a sociedade.

As atividades serão de forma remota e gratuita, através do canal do YouTube da APG, com minicursos a partir das 13h30 e palestras a partir das 19h – confira a programação completa aqui. Os minicursos possuirão vagas limitadas, sendo realizados na plataforma Microsoft Teams. Para se inscrever no evento, clique aqui.

Para o presidente da APG, Antonio Carlos Gonçalves Filho, a Semana Científica é uma forma de contranarrativa, de mostrar que a ciência importa e a pesquisa acadêmica tem, sim, um papel fundamental no desenvolvimento da nação e na busca por melhores condições de vida para o povo brasileiro. “O evento oferece uma oportunidade para que nossos colegas da pós-graduação, em diferentes áreas, possam apresentar suas pesquisas, conversar a respeito de seus trabalhos de uma maneira leve e acessível”, afirma o doutorando em Direito.

Segundo Camilla Menezes, diretora de eventos da APG, a proposta é estreitar a relação entre a UFPR, os alunos de pós-graduação e a comunidade externa. “Como entidade representativa dos pós-graduandos, podemos promover e agregar valor ao trabalho que estamos desenvolvendo, para atingir um determinado objetivo: fazer ciência e reforçar o papel da pesquisa no desenvolvimento da sociedade. É também uma forma de trazer uma perspectiva interdisciplinar que é incentivada pelas agências de fomento”.

A Semana Científica é uma parceria entre a APG, a UFPR, a Agência Escola UFPR e a PRPPG (Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação). Em caso de dúvidas, o e-mail da Associação disponibilizado para contato é diretoriaeventos.apg@gmail.com.

Semana Científica da Pós-graduação – Ciência e Sociedade
De 29 de março a 1º de abril, com minicursos a partir das 13h30 e palestras a partir das 19h
Transmissões no canal do YouTube da APG
Inscrições neste link