Divulgação científica a partir da formação na AE e o podcast Fala, Cientista! foram os relatos apresentados para professores, profissionais e estudantes da área #AgenciaEscolaUFPR
Por Maria Fernanda Mileski
Edição: Chirlei Kohls
A Agência Escola de Comunicação Pública UFPR marcou presença no 19° Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), que aconteceu de forma remota entre os dias 25 e 27 de novembro. Os relatos de experiência sobre o podcast Fala, Cientista! e sobre a divulgação científica a partir da formação na Agência Escola (AE) foram aprovados e apresentados por bolsistas e profissionais no Grupo de Pesquisa (GP) Produção Laboratorial eletrônicos e impressos.
A participação em eventos científicos, como o ENPJ, cumpre com os objetivos dos eixos norteadores de formação e experimentação da Agência Escola da UFPR, que visam o envolvimento dos estudantes e bolsistas de graduação e pós-graduação em atividades para desenvolver habilidades acadêmicas, além da produção técnica.
Para a professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Agência Escola e coordenadora do Fala, Cientista!, Valquíria John, além do compromisso com a comunicação pública e a divulgação científica, um dos objetivos para o processo de formação da Agência Escola é a produção científica relacionada às atividades do projeto.
“Temos buscado fazer a nossa parte no processo de comunicação científica, que é o compartilhamento das nossas experiências e das nossas produções com os nossos próprios pares. Compartilhar a pesquisa que a gente faz a partir dos trabalhos realizados na Agência Escola contribui para a divulgação científica e contempla esse outro compromisso”, relata Valquíria.
O Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ) é um evento anual promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), que tem como objetivo reunir professores, estudantes e profissionais da área para trocar experiências relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão em Jornalismo no Brasil. Em 2020, o tema do encontro foi “O Ensino do Jornalismo como instrumento de defesa para uma sociedade democrática”.
Trabalhos apresentados
A Agência Escola apresentou dois relatos de experiência no GP Produção Laboratorial eletrônicos e impressos, que aconteceu na tarde da sexta-feira (27). Foram eles: “Divulgação científica em quarentena: os desafios da produção do podcast Fala, Cientista! em contexto pandêmico” e “A divulgação científica a partir da formação e experimentação na Agência Escola UFPR”.
O mestrando e bolsista de pós-graduação da Agência Escola Robinson Samulak Alves foi quem apresentou o podcast Fala, Cientista! para professores, profissionais e estudantes participantes do encontro. Além de relatar sobre a rotina de produção, os desafios e reinvenções para o podcast diante do período de pandemia foram pautas da apresentação. O relato também tem autoria da bolsista de pós-graduação da AE Jamille da Silveira e da professora Valquíria John.
Segundo Robinson, a participação no ENPJ permitiu que mais pessoas conhecessem o Fala, Cientista!. “Pode conquistar novos ouvintes no médio e até curto prazo. Além disso, o evento é uma oportunidade para trocar experiências. Mesmo no caso de pessoas que não estão falando sobre podcasts, mas sobre outros produtos midiáticos, é possível aprender e trazer coisas novas para o Fala”, afirma.
Já a divulgação científica a partir da formação na AE foi apresentada pelos bolsistas de graduação Breno Antunes e Luiz Fernando Hanysz; pelos bolsistas de pós-graduação Bruno Caron Ferreira, Matheus Dias Galdino e Maria Fernanda Mileski; e pela jornalista Chirlei Kohls. Foram abordadas as experiências de ensino de jornalismo e a rotina de produção jornalística com o objetivo de levar o conhecimento científico produzido na UFPR à sociedade, com destaque para as ações Banco de Pautas Covid-19 e Pergunte aos Cientistas.
Breno Antunes é estudante do segundo ano da graduação em Jornalismo da UFPR e mesmo nos anos iniciais pôde experimentar apresentar em um evento científico através da Agência Escola. “Foi uma experiência importante, pensando no ponto de vista enquanto aluno de graduação, por poder estar em contato com profissionais e professores de todo o Brasil e por apresentar um trabalho sobre assessoria e divulgação científica estando ainda no início do curso”.
Aprendizado
Essa não é a primeira vez que a Agência Escola participa de eventos científicos. Em 2019, o projeto já havia participado com relatos de experiência no 18° ENPJ, por exemplo. De acordo com o estudante e bolsista de graduação Luiz Fernando Hanysz, a participação no encontro teve um significado maior. Para ele, foi possível reconhecer que o trabalho realizado pela Agência Escola reforça o papel da universidade pública como fonte de conhecimento.
“Na Agência Escola os bolsistas têm um espaço muito grande para experimentar novas formas de comunicar ciência. Mostramos de que forma a instituição pública cumpre o seu papel na sociedade. Também cabe a nós traduzir aquilo que impacta diretamente a vida das pessoas e que pode ter origem no conhecimento formado dentro da universidade”.
Os bolsistas envolvidos no exercício de produzir e apresentar trabalhos em eventos também podem fazer uma reflexão sobre o processo próprio de formação. Isso é o que conclui a professora Valquíria John, que também define a participação da Agência Escola em eventos científicos como um exercício rico de aprendizado. Ela ainda conta que para 2021 já há uma lista de encontros para se participar. “Que a gente possa também aprender a partir do retorno dos pares, para aprimorar o processo de produção através do olhar de quem está de fora”, conclui.