Agência Escola UFPR destaca importância da formação em jornalismo científico em congresso nacional

Professora, jornalista e bolsistas de graduação e pós-graduação produziram dois trabalhos científicos para o Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor) #AgenciaEscolaUFPR

Por Emerson Araújo
Sob supervisão de Chirlei Kohls

Integrantes da Agência Escola UFPR (AE) trouxeram a importância da formação enquanto divulgadores científicos no Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor). O evento ocorreu entre os dias 22 e 24 de abril, de maneira híbrida, com encontros presenciais em Teresina (PI). Professora, jornalista e bolsistas de graduação e pós-graduação do Núcleo de Jornalismo da AE apresentaram remotamente dois trabalhos: um relato de experiência e um artigo científico. O relato reforça a experimentação dos estudantes a partir da parceria iniciada em 2021 com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) e o portal IDe+, da Associação Evangelizar É Preciso, e o artigo científico aborda a formação dos alunos a partir do curso de Jornalismo Científico da AE, realizado no ano passado.

Para Claudia Quadros, orientadora do Núcleo de Pesquisa e Formação da Agência Escola, a participação foi positiva pela recepção dos pesquisadores e pela troca de experiências. “O ENEJor reúne professores de todo país preocupados com a formação do futuro jornalista. A proposta da Agência Escola foi muito bem recebida pelos pesquisadores. Além de apresentar o trabalho, também trocamos conhecimentos com outros participantes. Sempre é muito enriquecedor participar de eventos como esse”, diz Claudia, que também é professora no Departamento de Comunicação da UFPR.

A bolsista de Jornalismo da AE Chananda Buss acrescenta que participar de um evento tão importante traz uma experiência única como estudante de graduação e auxilia na inserção no mercado de trabalho. “Apresentar o nosso trabalho para profissionais do Brasil inteiro é uma experiência muito gratificante. É bem legal a Agência Escola ter aberto esse espaço e participarmos aprendendo enquanto estudantes de graduação, mas também transmitindo a mensagem tão incrível da Agência”, afirma Chananda.

A ciência de comunicar

A primeira apresentação ocorreu na quinta-feira (21) com o artigo “Para fazer e ensinar jornalismo científico: uma experiência da Agência Escola UFPR” escrito pelas orientadoras Claudia Irene Quadros e Chirlei Kohls, editora do Núcleo de Jornalismo, e pelos bolsistas de pós-graduação da AE Larissa Drabeski e Bruno Caron Ferreira. O artigo relata o processo de organização e execução do curso de Jornalismo Científico realizado pela Agência Escola em 2021. O texto também discute a necessidade da formação em jornalismo científico e como a extensão universitária dialoga com o conceito teórico de comunicação pública da ciência.

Artigo científico apresentado no evento aborda processo de organização e execução do curso de Jornalismo Científico realizado pela AE em 2021

O segundo trabalho apresentado foi o relato de experiência “Além dos muros da universidade: como as parcerias da Agência Escola UFPR promovem divulgação científica”, escrito por Chirlei Kohls, Larissa Drabeski e pelos bolsistas da graduação Paula Bulka Durães, Lucas Daniel de Lima, Chananda Lipszyc Buss, Cecília Sizanoski Sanchez e Isabela Simm Stanga, ex-bolsista de Jornalismo da AE. O texto tem como objetivo demonstrar a importância da parceria entre a Agência Escola, a Associação Evangelizar É Preciso e a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) como forma de aproximar cada vez mais o conteúdo de jornalismo científico de novos públicos e proporcionar aos alunos de graduação mais oportunidades de vivenciar o mercado de trabalho.