fbpx

Notícias

Estudantes da UFPR conquistam segundo lugar no concurso audiovisual da Andifes com vídeo sobre cidadania

A produção aborda o conhecimento científico compartilhado em diálogo com a sociedade na ação “Pergunte aos Cientistas”, da Agência Escola UFPR  #AgenciaEscolaUFPR

Por Chananda Lipszyc Buss
Sob supervisão de Chirlei Kohls

Os estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Guilherme Olímpio, Victor Finkler, Giulia Pawlow e Lucas Daniel de Lima ganharam o segundo lugar no concurso da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com vídeo abordando a ação “Pergunte aos Cientistas”, da Agência Escola UFPR. A equipe competiu com outras 55 produções de todo o país. O concurso, que está na terceira edição, teve como tema “Universidade: Conhecimento e Cidadania”. A premiação ocorreu na quinta-feira, dia 28, com participação remota dos vencedores.

A ação abordada no vídeo dá voz a pesquisadores da UFPR que compartilham conhecimento científico em linguagem acessível respondendo dúvidas da sociedade. Guilherme, Giulia, Lucas e Victor são estudantes do Departamento de Comunicação da Universidade e também bolsistas ou ex-bolsistas de graduação na Agência Escola UFPR (AE).

A premiação ocorreu na quinta-feira, dia 28, com participação remota dos vencedores. Foto: Arquivo pessoal

Lucas Daniel de Lima, um dos participantes, acredita que a produção por trás de toda a criação do vídeo para a Andifes foi o ponto forte do trabalho. Gravado em ambientes externos, ainda com o uso de máscaras e explorando os espaços da Universidade, para ele, o vídeo causou impacto. “Foi bem importante conceituar um produto da AE naquele papel que é muitas vezes esquecido por quem está fora da universidade, o de gerar ciência, conhecimento e compartilhá-la com a sociedade. O Pergunte aos Cientistas foi o produto ideal, já que permite trabalhar as noções de conhecimento pelos meios de comunicação democrático (o que traz noções de cidadania) e de amplo alcance”, acrescenta Lucas. 

Para a professora Regiane Ribeiro, coordenadora geral da Agência Escola, essa premiação expressa a sensação de dever cumprido e a consolidação do trabalho. “O segundo lugar representa a forma como a Agência vem mantendo um nível de qualidade naquilo que produz. Ela vem sendo premiada em muitas frentes. É incrível coordenar esse projeto”, comenta a professora que também é diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod), da UFPR. 

Saiba mais sobre o vídeo neste link e assista à produção abaixo: 

Foto destaque: Andifes/YouTube-Divulgação

Mais lidas

Sobre a Agência Escola UFPR

A Agência Escola UFPR, a AE, é um projeto criado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, possui uma equipe multidisciplinar de diversas áreas, cursos e programas que colocam em prática a divulgação científica. Para apresentar aos nossos públicos as pesquisas da UFPR, produzimos conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, podcasts, audiovisuais, eventos e muito mais.

No Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Curta!