“A verdadeira festa da ciência”: reitor da UFPR e equipe da SBPC falam sobre expectativas para o evento

Por Camila Calaudiano
Edição: Priscila Murr
Supervisão: Alice Lima
Fotos: Agência Escola UFPR

Há 37 anos, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu a última Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que sediou. Em 2023, pela sexta vez, a instituição abre as portas para esta “verdadeira festa da ciência”, como definiu o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, durante a coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira (21), que apresentou as expectativas do maior evento de divulgação científica da América Latina, que acontece entre 23 e 29 de julho, em Curitiba (PR). O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, e a secretária-geral da SBPC e coordenadora geral, Cláudia Linhares Sales, também participaram.

“É um evento grandioso, o maior que organizamos nos últimos tempos e, depois de muitos anos, é marcado pela presencialidade. É o evento da retomada, um verdadeiro ‘Rock in Rio’ da Ciência e Tecnologia”, brincou o reitor, que comentou também a forte participação de toda a comunidade da UFPR, com mais de 400 pessoas envolvidas, entre alunos, técnicos e professores.

Como comentou Cláudia Linhares, a Reunião terá mais de 220 atividades científicas, 630 palestrantes, mais de 51 instituições de 18 estados e Distrito Federal, entre muitos outros números de participantes e ações que impressionam.

“A ciência volta agora com toda a sua força. Imagine 16 mil crianças visitando planetários na SBPC Jovem, participando de oficinas, interagindo com o mascote. Esse evento é cultura, ciência, tecnologia, é democracia, é meio ambiente. Essa Reunião certifica que a ciência voltou e não poderia voltar em um melhor lugar”, comenta a coordenadora, ao citar alguns dos destaques e temas do evento.

Entre eles, está a tenda de 4 mil m² da ExpoT&C, formatada como a “Cidade da Ciência”, que será sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), cuja ministra, Luciana Santos, fará uma conferência no evento, na segunda-feira (24). A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro da Educação, Camilo Santana, também confirmaram presença.

Renato Janine lembrou o efeito simbólico desta edição, que acontece depois de um período crítico para a ciência, a democracia e para a imagem do país. Segundo o presidente da SBPC, o evento fortalece a importância da popularização da ciência e do conhecimento. “O que nós queremos aqui é, sobretudo, pensar quais são os meios de recompor este país que foi tão machucado”, comenta.

Divulgação Científica em pauta

Esta reunião também destaca a importância da divulgação cientifica, que conta com mais de 20 atividades ao longo dos dias de evento, e democratização do acesso à ciência como pontos centrais. A AE, inclusive, faz parte dessa programação temática, como você confere no post: Agência Escola UFPR na Reunião Anual da SBPC.

“Aqui na UFPR, nós criamos a Agência Escola, que atua na divulgação científica e, ao fazer essa divulgação, coloca a universidade mais perto dos jovens e das pessoas que estão de fora. Isso eu considero como uma das tarefas mais importantes e urgentes que nós temos hoje como agentes da ciência e tecnologia”, ressalta o reitor da UFPR.

Confira aqui a programação completa da SBPC na UFPR.