fbpx

Notícias

12 dicas da programação sobre mudanças climáticas na SBPC na UFPR

 

Por Artur Oliari Lira
Edição: Pedro Macedo

A 75ª Reunião Anual da SBPC, que acontece na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, tem como um dos focos as ciências da natureza e, principalmente, a questão ambiental. Para oferecer uma semana repleta de atividades sobre o assunto, o evento traz uma programação especial sobre mudanças climáticas ou questões ambientais, com mais de 20 encontros de assuntos diretos ou indiretos relacionados ao tema.

Pesquisadores como Paulo Artaxo, Francisco de Assis Mendonça e Carlos Nobre estão entre os nomes que fazem parte da programação. De 24 a 28 de julho, as conferências acontecem em três horários: das 9h30 às 11h00; das 13h00 às 15:30 e das 16h00 às 18:30. Para oferecer mais uma possibilidade de participar dos debates, o evento ainda oferece algumas atividades em formato remoto e você poderá assistir ao vivo no canal da SPBC no Youtube.

Um dos destaques do evento é a conferência “Mudanças climáticas globais: desafios e perspectivas”, que será na sexta-feira (28), a partir das 9h30, com o conferencista Paulo Artaxo (SBPC/USP) e apresentação de Francisco de Assis Mendonça (UFPR), no auditório central (Edifício Setor Tecnologia – 1º andar.

Com tanta coisa interessante, é normal ficar em dúvida sobre qual participar. Por isso, a Agência Escola UFPR separou indicações de reuniões, conferências, palestras e mesas-redondas sobre mudanças climáticas ou temas correlatos que vão acontecer no evento. Além disso, não esqueça de conferir a programação na íntegra pelo site.

Confira a seguir!


Segunda-feira (24/07)

 

9h30

Logo na abertura das conferências, o evento conta com quatro palestras que abordam a questão climática:

  • Meio ambiente, direitos e violência: as grandes infraestruturas da Amazônia (presencial);
  • Mudanças climáticas e cidades: tempo profundo e educação (virtual);
  • Direitos da natureza e economia ecológica (virtual);
  • Plantas alimentícias não convencionais: caminhos para conservação da diversidade biocultural e promoção da soberania alimentar (virtual).

Todas elas acontecem ao mesmo tempo. No entanto, três são de maneira remota online. Então, se você estiver em dúvida, pode intercalar entre cada reunião.

 

13h

Ainda no dia 24, destacamos a mesa-redonda, que ocorre no setor das Ciências Biológicas. O nome é “Promoção Dos ODS Nas Escolas: Desafios Para Uma Prática Sustentável” coordenada pela doutora e psicóloga Alessandra Sant’Anna Bianchi (UFPR) e com os participantes Maria Inês Gasparetto Higuchi (INPA), Claudia Marcia Lyra Pato (UNB) e Nelson Rosário de Souza (UFPR).

ODS significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que conforme definição das Nações Unidas são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. 

 

16h

No último horário será realizada a mesa-redonda no auditório da Engenharia Química denominada “Projeto Face – A Amazônia mudando a Alocação de carbono”. A reunião conta com a coordenação de Marilene Corrêa da Silva Freitas (UFAM); Carlos Alberto Nobre Quesada (INPA); David Montenegro Lapola (UNICAMP) e Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de Aragão (INPE).


Terça-feira (25/07)

 

13h

Para começar os trabalhos do segundo dia de conferências indicamos a mesa-redonda que vai ser realizada no auditório da Engenharia Química: “Povos e Comunidades Tradicionais eSua Relação Com Uma Sociedade Mais Justa, Sustentável e Inclusiva” coordenada pela pesquisadora Rumi Kubo (UFRGS) e composta por Fernando Pires Moraes Aristimunho (CPCT do Pampa), Marlene Borges (ACORDI) e Taisa Lewitzki (PPGAS/UFRN).

 

16h

Também no auditório da Engenharia Química está marcada a mesa-redonda “Conhecemos a Floresta Amazônica?”. Aqui temos a coordenação de Laila Salmen Espindola (UnB) e reúne os pesquisadores: Michael John Gilbert Hopkins (INPA), Daniela Zappi (UnB) e Ima Célia Guimarães Vieira (MPEG). 

Ah, as mesas redondas serão no Auditório 01.


Quarta-feira (26/07)

 

9h30

A nossa indicação para quarta-feira fica no auditório da Engenharia Química: “A Amazônia próxima de um ponto de não retorno: por que é necessária uma economia de floresta em pé?”. A conferência tem a apresentação de Paulo Artaxo (SBPC/USP) com o conferencista Carlos Alfonso Nobre (USP).

 

16h

No meio da tarde, Paulo Artaxo também participa no auditório da Engenharia Química na mesa-redonda “Mudanças climáticas: impactos no clima e biodiversidade do Brasil e a construção de uma sociedade sustentável” em companhia de Moacyr Araújo (UFPE), Alice Marlene Grimm (UFPR), Mariana Moncassim Vale (UFRJ) e Marcia Cristina Bernardes Barbosa (MCTI).

 

A Floresta Amazônica e a preservação da biodiversidade no Brasil são assuntos tratados na programação. Foto: Wirestock | Freepik

Quinta-feira (27/07)

 

13h

Logo após o meio-dia, o auditório da Engenharia Química recebe mesa-redonda “Museus vivos na floresta” coordenada por Ennio Candotti (SBPC/MUSA) e composta pelos palestrantes Filippo Stampanoni Bassi (MUSA); Sergio Lucena Mendes (INMA) e João Pacheco de Oliveira (MN/UFRJ)

 

16h

Perto do final do dia, o Auditório Central recebe a reunião: “Debates para a 5ª CNCTI: Amazônia Sustentável”. A sessão especial é coordenada Vanderlan da Silva Bolzani (UNESP) com a composição da mesa de Paulo Artaxo (SBPC/USP), Ima Célia Guimarães Vieira (MPEG), Adalberto Luís Val (INPA) e Rita de Cássia Mesquita (MMA).


Sexta-feira (28/07)

 

9h30

MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Conferencista: Paulo Artaxo (SBPC/USP) Apresentador: Francisco de Assis Mendonça (UFPR) Local: Auditório Central – Ed. Setor Tecnologia (1º andar).

O último dia de conferências também recebe na modalidade virtual a exposição “Mudanças climáticas e a descarbonização da economia (Abri)” com a apresentação de Ana Carolina Teixeira Delgado (UNILA) e a participação de Matilde de Souza (PUC/MG).

16h

Para finalizar o nosso guia, recomendamos a palestra online “Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (Mutagen-br)” com coordenação de Vera Maria Ferrão Vargas (UFRGS) e participação de Mariana Vieira Coronas (UFSM), Cesar Koppe Grisolia (UnB), Carolina Fonseca Minnicelli (UFRN) e Paulo Hilário Nascimento Saldiva (USP).

 

Sobre a Reunião da SBPC

Você sabia que a Reunião Anual da SBPC é o maior evento de divulgação científica da América Latina? Só no ano passado foram mais de 40 mil pessoas participando em formato online e presencial em todas as atrações do evento. Durante toda reunião, há palestras, minicursos, mesas-redondas e até museus.

Gostou? Veja mais informações sobre a 75ª Reunião Anual da SBPC em nosso site.

Não esqueça também de conferir mais detalhes sobre transporte e informações para o dia a dia de evento no site oficial da SBPC na UFPR.

*Créditos foto de destaque: Jcomp | Freepik

Mais lidas

Sobre a Agência Escola UFPR

A Agência Escola UFPR, a AE, é um projeto criado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, possui uma equipe multidisciplinar de diversas áreas, cursos e programas que colocam em prática a divulgação científica. Para apresentar aos nossos públicos as pesquisas da UFPR, produzimos conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, podcasts, audiovisuais, eventos e muito mais.

No Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Curta!