Volta às aulas para crianças e adolescentes é tema da ação “Pergunte aos Cientistas” da Agência Escola UFPR; saiba como enviar sua pergunta

Cientistas da Universidade responderão dúvidas da sociedade sobre processos pedagógicos nas escolas e também sobre cuidados com a Covid-19 #AgenciaEscolaUFPR

Por Isabela Stanga
Sob supervisão de Chirlei Kohls

O retorno às aulas nas escolas públicas e particulares em modo presencial e/ou híbrido em algumas regiões do Brasil têm preocupado pais, professores e demais profissionais da educação. Para esclarecer dúvidas sobre a retomada das atividades formativas, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) responderão perguntas da sociedade até o dia 9 de março na ação “Pergunte aos Cientistas”, da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR.

As dúvidas podem ser enviadas até o dia 9 de março para o e-mail agenciaescolaufpr@gmail.com ou então pelos perfis da Agência Escola no Facebook e Instagram: @agenciaescolaufpr. Devem constar também na mensagem nome completo, idade, profissão e cidade onde reside. Após a seleção das questões pela equipe de Jornalismo da Agência Escola e a coleta das respostas dos cientistas, elas serão publicadas em reportagem no site e nas redes sociais da Agência Escola (Facebook, Instagram e Twitter), bem como no portal UFPR.

Seguindo o objetivo de fazer o conhecimento científico atingir o maior número possível de pessoas, o “Pergunte aos Cientistas” contará pela primeira vez com a participação de pesquisadores da área de Educação a fim de esclarecer os impactos da pandemia nos processos pedagógicos e no aprendizado das crianças.

“Os desafios são enormes, ainda mais considerando as desigualdades econômicas, sociais e educacionais que convivem no ambiente escolar”, aponta a professora Claudia Regina B. S. Moreira, do Programa de Pós-graduação em Educação e do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) da UFPR, uma das pesquisadoras que responderá às perguntas da população.

Para a professora Claudia, a sociedade deve exigir educação de qualidade às crianças e aos adolescentes, sobretudo no momento atual, e para isso a questão precisa ser debatida por cada vez mais pessoas. Assim, a pesquisadora convida todos a esclarecerem suas dúvidas com os cientistas. “Nós, professoras e professores do Setor de Educação da UFPR, estamos aqui para discutir os impactos da pandemia sobre a educação e os desafios para a futura retomada das atividades presenciais”, afirma.