Estudantes da UFPR conquistam 2º lugar no Concurso Audiovisual da Andifes

Vídeo vice-campeão aborda o “Movimento Conexão”, evento cultural online realizado pela Agência Escola UFPR #AgenciaEscolaUFPR

Por Isabela Stanga
Sob supervisão de Maria Fernanda Mileski

Nesta quinta-feira (4), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apresentou o resultado do 2° Concurso Audiovisual, transmitido através de seu canal do YouTube. Os estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bolsistas da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR, que concorreram como finalistas, foram premiados em segundo lugar por vídeo que mostra o acesso à cultura para a sociedade possibilitado pela universidade pública.

A segunda edição do concurso propôs a produção de vídeos de um minuto sobre o tema “A Cultura ao alcance de todos via universidades federais”. A produção vice-campeã da UFPR aborda o “Movimento Conexão”, evento cultural online da UFPR que alcançou mais de 52 mil pessoas.

“Ficamos muito felizes com o resultado, é muito legal poder representar a UFPR e mostrar tudo o que a universidade pública continua produzindo mesmo na pandemia”, conta Giulia Pawlow, estudante de Artes Visuais, bolsista da Agência Escola e representante da UFPR na premiação.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, que esteve presente na cerimônia de premiação, parabenizou os estudantes da universidade e bolsistas da Agência Escola UFPR. “A comunicação é de vital importância para que as universidades popularizem e democratizem o conhecimento e tudo de bom que fazem e criam para a sociedade”, pontua. Ele também cumprimentou a Andifes pela iniciativa. “Seguimos juntos valorizando as universidades públicas de qualidade”.

O vídeo contemplado com o primeiro lugar é de Clara Martins de Souza, aluna da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o terceiro lugar ficou com Pedro Basson, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Conexão na UFPR

A fim de ressaltar a relação entre universidade pública e cultura, o vídeo produzido pelos estudantes da UFPR conta a experiência do “Movimento Conexão”, realizado em formato virtual devido à pandemia da covid-19. O evento, organizado pela Agência Escola UFPR, teve apresentações musicais, teatrais, exposições de dança e design, entre outras atividades remotas.

Giulia afirma que ao lerem a proposta do concurso sobre abordar as produções culturais nas universidades públicas, os estudantes lembraram imediatamente do evento que a Agência Escola produziu em 2020. “O ‘Movimento Conexão’ teve exatamente o princípio de levar a cultura para fora da universidade, mesmo no momento em que estamos todos isolados”, conta ela, que é diretora e diretora de arte do vídeo.

O formato de abas de computador presente no vídeo faz referência ao ambiente online, onde também foi transmitido o evento cultural Movimento Conexão. Foto: Youtube/Reprodução.

Giulia é bolsista da Agência Escola UFPR, assim como os demais alunos envolvidos na produção. O roteiro é de Victor Finkler; a direção, a direção de arte, a edição e a finalização do material são assinadas por Guilherme Olímpio Baptista e a apresentação é de Mônica Ferreira e Kamilla Schreiber.

Segundo a estudante, o design tecnológico escolhido para as artes do vídeo remete ao momento atual, pois as relações entre as pessoas passaram a ser mediadas por celulares e computadores no isolamento social. “Nos orgulhamos bastante de ter produzido um conteúdo tão incrível e de ter o apoio da Agência Escola nesse projeto”, relata.

O “Movimento Conexão” foi transmitido em abril e junho do ano passado em uma realização da Agência Escola UFPR em parceria com o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade.

Você pode conferir abaixo o vídeo vice-campeão do concurso, produzido pelos estudantes da Universidade Federal do Paraná:

Sobre a premiação

O Concurso Audiovisual da Andifes surgiu em 2018 e é coordenado pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom). De acordo com a coordenadora do Cogecom, Rose Mara Pinheiro, a premiação busca promover a interação entre a população e as universidades públicas por meio de seus estudantes.

Os cinco vídeos finalistas da segunda edição do evento foram selecionados conforme o número de visualizações contabilizadas até o dia 31 de janeiro de 2021 no canal do YouTube da Andifes. A produção dos alunos da UFPR alcançou mais de 2 mil visualizações e conseguiu se classificar para a terceira fase do concurso.

Na última etapa, os critérios analisados pelo júri foram aderência ao tema, qualidade do roteiro, qualidade do vídeo e qualidade de áudio. Os premiados receberão gratificações que variam de R$3 mil a R$1 mil.