Conexão AE internacional: UFPR e universidades da Espanha assinam acordo para cooperação

O intercâmbio contribui para criar uma rede de conhecimento em divulgação científica da UFPR com a Universidad Complutense de Madrid e a Universitat Autònoma de Barcelona

Por Gabriel Domingos
Edição: Chirlei Kohls

“Precisamos criar uma rede de conhecimento”, a frase é da professora, pesquisadora e divulgadora científica Almudena Muñoz Gallego. Ela esteve em visita à UFPR (Universidade Federal do Paraná) e à Agência Escola UFPR (AE) e acredita na cooperação entre universidades como forma de incrementar a divulgação científica que é feita por ela na Espanha e por nós, aqui na AE. Essa visita é um exemplo das possibilidades de cooperação que podem surgir a partir do acordo assinado em Madrid e em Barcelona, em outubro, pela diretora do Sacod (Setor de Artes, Comunicação e Design) da UFPR e coordenadora da AE, Regiane Ribeiro.

Aqui no Brasil, Almudena participou de palestras e rodas de conversa com o PPGCOM (Programa de Pós-graduação em Comunicação) e com a Agência Escola. Em uma dessas conversas, a pesquisadora apresentou o funcionamento do centro de divulgação científica audiovisual, o CAI CREAV (Creación de Contenidos Audiovisuales y Digitales para la Investigación y la Docencia) que, hoje, funciona como uma produtora audiovisual. “Tudo é baseado na relação com o cientista. Nós trazemos as ideias deles, as mensagens que a pesquisa deseja passar e apresentamos para eles um plano de divulgação desse conteúdo”, diz.

A partir da parceria das universidades Brasil/Espanha, como a AE pode contribuir com o CAI/CREAV? Almudena nos explica que a produção dos documentários lá tem foco na divulgação via TV pública e que, no próximo ano, os pesquisadores espanhóis têm o interesse de desenvolver um plano de comunicação para abraçar as redes sociais. Aqui na AE, as redes são alguns dos veículos mais importantes em produções via Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e, até mesmo, WhatsApp.

Vem pra cá, vai pra lá

Almudena veio na AE para palestras e aulas em que compartilhou um pouco de sua experiência como divulgadora científica. Enquanto isso, a Regiane Ribeiro foi a Madrid, onde assinou o acordo com o UCM/CREAV, reencontrou o professor Elson Faxina, do Departamento de Comunicação da UFPR, e visitou uma TV pública espanhola, foco das produções de divulgação da UCM (Universidad Complutense de Madrid). Depois, ela foi para Barcelona: participou de dois importantes eventos de divulgação científica e também assinou um acordo com a Universitat Autònoma de Barcelona. Agora vamos detalhar as experiências da Regiane, em nome da AE, nessa missão internacional:

Diário de viagem:

Viagem a Madrid/assinatura do acordo

Na Universidad Complutense de Madrid a coordenadora da AE assinou um acordo de cooperação de trabalho entre a instituição espanhola e a Universidade Federal do Paraná. Mas o que é esse acordo? Na prática, ele vai estabelecer um ritmo de trabalho entre a UFPR e Agência Escola e a Universidad Complutense e o CREAV/UCM, o grupo de divulgação científica audiovisual.

A AE poderá aproveitar do conhecimento de Madrid para desenvolver o núcleo do audiovisual, enquanto eles usam das nossas experiências com as redes sociais para aprimorar a comunicação de ciência em canais como o Instagram.

Mas, a colaboração não está restrita às produções de conteúdo. Também podem ser desenvolvidos protocolos e técnicas de pesquisa para aplicar em teses e dissertações do PPGCOM (Programa de Pós-graduação em Comunicação) da UFPR.

Visita à RTVE

Almudena disse, em fala na Agência Escola, que o principal canal para os produtos de divulgação científica da UCM são as TVs públicas. Nesse sentido, a coordenadora da AE esteve na RTVE, em Madrid, uma empresa pública de comunicação, e conheceu a estrutura da televisão.

Eventos e acordo em Barcelona

A programação terminou em Barcelona em eventos de ciência e também na Universitat Autònoma de Barcelona, onde foi assinado um acordo internacional igual ao da UCM, de Madrid, para cooperação de trabalho em produção de conteúdo e pesquisa. Por fim, Regiane também participou do 27º APEC (Seminário Acadêmico Internacional) e do I REIA (Congresso Internacional da Rede de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos).

Imagem destaque: Apresentação da professora Regiane Ribeiro no 27º APEC (Seminário Acadêmico Internacional). Foto: Divulgação