fbpx

Notícias

Pesquisa sobre “Pergunte aos Cientistas” é premiada no Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência

O estudo foi o primeiro colocado na categoria de pesquisas do evento, que reúne divulgadores científicos de todo o Brasil; outros dois trabalhos da UFPR também foram premiados #AgênciaEscolaUFPR

Por Chananda Lipszyc Buss
Sob orientação de Chirlei Kohls

A organização do Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência desenrolava os pôsteres dos trabalhos premiados no evento. “Eu não acreditei na hora. Eu falei: ‘é o nosso trabalho’!”, diz Chirlei Kohls, autora da pesquisa vencedora. “Eles foram abrindo o pôster e meu coração começou a acelerar. Passaram várias questões na minha mente, das pessoas que eu estava representando ali”, ela completou, emocionada. Contava a história dentro da Agência Escola UFPR (AE), projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná, junto de algumas das pessoas que ela lembrou quando estava no evento.

A pesquisa premiada é intitulada de “Participação do cidadão e combate à desinformação: uma análise da ação Pergunte aos Cientistas” e tem autoria de Chirlei Kohls, jornalista e editora na AE; Regiane Ribeiro, coordenadora da Agência Escola; e Patricia Goedert Melo, gerente de desenvolvimento institucional da AE. Chirlei e Patricia também são doutorandas e Regiane é professora no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPR.

Alguns minutos antes de falar sobre a premiação, Chirlei, que também é idealizadora da ação “Pergunte aos Cientistas“, tinha chegado na sede do projeto de extensão com malas, direto do aeroporto, abraçando todas as pessoas que estavam ali, dizendo: “eu ainda estou digerindo, estou emocionada. O prêmio é de vocês todos, eu tenho tanta coisa a contar”. E logo então, contou sobre o evento. Assim como ela explicou, é um evento de divulgadores de ciência de várias áreas do conhecimento que discutem a divulgação científica realizada.

O Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência, que está na primeira edição, ocorreu nos dias 27 e 28 de agosto presencialmente em São Paulo, com transmissão online. No evento, os divulgadores científicos participaram para “compartilharem suas experiências, discutir os objetivos da divulgação científica no país, elaborar estratégias para campanhas mais efetivas de comunicação das ciências e encorajar a colaboração na comunidade de divulgadores”, segundo os organizadores. Para isso, teve uma programação de mesas de conversa, grupos de trabalho e apresentação de pesquisas e relatos de experiência sobre temas relativos à divulgação de ciência.

O evento teve na programação mesas de conversa, grupos de trabalho e apresentação de pesquisas e relatos de experiência sobre temas relativos à divulgação de ciência. Foto: Divulgação

Os participantes fizeram a apresentação através de pôsteres dos trabalhos acadêmicos – ao todo, foram 97 inscritos e 50 aprovados. Chirlei fala que ela pôde, nesse momento, levar um pouco da pesquisa e do que a Agência Escola faz de forma coletiva. “Levar para um grupo ainda maior e participar dessa coletividade se fortalecendo no país foi gratificante, poder trocar essas ideias, ouvir o que os outros pensam, ver outras possibilidades, fazer conexões”, ressalta.

Depois disso, as melhores pesquisas e relatos receberam a premiação, além de uma menção honrosa para cada categoria. Foi o caso do trabalho de Chirlei, com a coautoria de Regiane e Patricia, que recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria pesquisa. É um estudo do “Pergunte aos Cientistas”, da Agência Escola UFPR, ação que busca aproximar cada vez mais a sociedade dos cientistas e da ciência produzida na Universidade. A sociedade realiza perguntas e os cientistas da UFPR respondem.

Regiane Ribeiro, coordenadora da Agência Escola, acredita que é momento de perceber a maturidade que o projeto de extensão alcançou: “é esse processo de consolidação do trabalho que a gente vem fazendo, principalmente dessa ação [Pergunte aos Cientistas]”.

O Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência foi organizado pelo Instituto Principia, Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) e Blogs de Ciência da Unicamp.

UFPR recebe outros dois prêmios no evento

Protagonismo feminino dos trabalhos premiados foi destacado no Instagram do Instituto Principia – da esq. p/ dir.: acima, melhor pesquisa e relato de experiência; abaixo, menção honrosa em cada categoria, respectivamente. Imagem: Divulgação

Outros dois trabalhos da UFPR estão entre os premiados no evento: o programa “InterAntar”, realizado em parceria com a Universidade Federal do ABC, que levou o prêmio de melhor trabalho na categoria relato de experiência; e o projeto de extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências”, que recebeu menção honrosa na categoria pesquisa.

Camila Silveira da Silva, autora da pesquisa “Divulgação Científica sobre Mulheres Cientistas no Instagram”, do Meninas e Mulheres nas Ciências, conta que ganhar a menção honrosa aponta que elas estão alinhadas com as perspectivas teóricas e metodológicas da área. “É uma celebração das mulheres cientistas e divulgadoras científicas”, afirma a professora e coordenadora do projeto. O protagonismo feminino também foi destacado pelos organizadores do evento durante a premiação dos melhores trabalhos, todos com mulheres assinando como primeiras autoras das pesquisas e relatos de experiência.

A pesquisa premiada com menção honrosa tem autoria de Luciane Wagner Dall’Agnese, Kauana Alessandra dos Santos, Eria Alves Semensato, Henrico José Cornelio, Camila Silveira da Silva e Everton Bedin.

Já o relato de experiência vencedor “InterAntar: Implementação de um Programa Transmídia para a Mediação das Ciências Polares e Mudanças Climáticas” tem coautoria da professora do Setor de Ciências Biológicas da UFPR Flavia Sant´Anna Rios.

 

Foto destaque: A jornalista e doutoranda Chirlei Kohls recebendo o prêmio de melhor trabalho na categoria pesquisa do Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência. Foto: Divulgação

Mais lidas

Sobre a Agência Escola UFPR

A Agência Escola UFPR, a AE, é um projeto criado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, possui uma equipe multidisciplinar de diversas áreas, cursos e programas que colocam em prática a divulgação científica. Para apresentar aos nossos públicos as pesquisas da UFPR, produzimos conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, podcasts, audiovisuais, eventos e muito mais.

No Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Curta!