Estudantes levam estratégias de redes sociais da Agência Escola UFPR para congresso

Trabalhos sobre comunicação e ciência são resultado de curso de Produção de Artigos Científicos oferecido pela Agência Escola #AgênciaEscolaUFPR

Por Cecília Sizanoski
Sob orientação de Chirlei Kohls

Dois artigos científicos sobre planejamento e estratégias de redes sociais da Agência Escola UFPR (AE) para comunicar ciência foram apresentados na XXII edição do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul. O evento é anual e realizado pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Nesse ano aconteceu na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no campus de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, entre os dias 16 e 18 de junho. Os trabalhos foram feitos a partir do curso de Produção de Artigos Científicos da Agência Escola UFPR.

Todos os dias de evento trouxeram palestras e oficinas para os participantes e no dia 17 o congresso abriu espaço para apresentação dos artigos. O primeiro foi o trabalho “Planejamento estratégico no Instagram para comunicar ciência”, com autoria de Kamilla Schreiber e Laura Queiroz, bolsista e ex-bolsista de graduação, respectivamente, do Núcleo de Planejamento da Agência. “O nosso objeto de análise foi a campanha Inspire Ciência realizada em 2021. Por meio do relatório e de uma pesquisa de opinião realizada após a campanha, observamos que o planejamento possibilitou alto engajamento e alcance das postagens e stories”, explica Kamilla.

O segundo artigo, intitulado “Comunicação integrada para as redes sociais da Agência Escola UFPR”, foi produzido pelas bolsistas de graduação Fernanda Lelis e Júlia Freire, também do Núcleo de Planejamento da AE. O foco do trabalho é o planejamento da Agência para divulgar a ação Pergunte aos Cientistas, que convida pesquisadores da UFPR para responder perguntas sobre diferentes temáticas enviadas pela comunidade. “Consideramos importante descrever o trabalho multidisciplinar que acontece na Agência, principalmente na ação do Pergunte”, explica Fernanda, que também apresentou o trabalho no evento.

Estudantes Laura Queiroz e Kamilla Schreiber durante apresentação de trabalho no congresso da Intercom. Foto: Divulgação

“Foi bem bacana vivenciar essa experiência de produzir e apresentar um artigo científico. Sou grata à Agência Escola UFPR por ofertar o curso de Produção de Artigos Científicos e por poder enriquecer meus conhecimentos e meu currículo acadêmico”, conta a estudante Fernanda sobre a experiência.

Tanto para Fernanda quanto para Kamilla foi a primeira participação em congresso. “Foi muito interessante poder compartilhar o que pesquisamos e fazemos na Agência, como também poder conhecer outros trabalhos e outras pesquisas realizadas por estudantes de comunicação. Isso me deixou inspirada a continuar comunicando e fazendo ciência”, diz Kamilla.

O curso foi oferecido pela Agência Escola sob a orientação da professora Claudia Quadros em conjunto com a bolsista de pós-graduação Larissa Drabeski, do Núcleo de Produção Acadêmica e Pesquisa da AE, para familiarizar os estudantes com a escrita acadêmica. Ambas também assinam os dois artigos apresentados pelos bolsistas de graduação da AE no Intercom – o trabalho “Planejamento estratégico no Instagram para comunicar ciência” ainda tem coautoria da professora Letícia Herrmann, do Núcleo de Planejamento da AE.

Os conceitos da Agência também foram utilizados como base no trabalho de experiência docente “Antropopílulas: experiência de articulação de conceitos de Antropologia em produtos comunicacionais sonoros”, apresentado pela professora Valquíria Michela John, do Núcleo de Capacitação da AE, e por Larissa Drabeski.

A ciência é pop

O II Encontro de Consumo e Cultura Pop (Econpop) da UFPR também recebeu um trabalho feito ao longo das aulas do curso de Produção de Artigos Científicos. “Cultura pop para divulgar ciência em blogs” é o título do artigo da estudante de Publicidade e Propaganda Luiza Baliana e das bolsistas de graduação do Núcleo de Planejamento da Agência Escola Raphaella Concer e Stephany Streit.

Artigo da estudante Luiza Baliana e das bolsistas da AE Raphaella Concer e Stephany Streit foi apresentado no Econpop. Foto: Econpop/Divulgação

Raphaella conta que o objetivo do estudo foi entender como a cultura pop é utilizada em blogs para a disseminação do conhecimento científico e como isso pode ser aplicado pela Agência Escola para ampliar a Comunicação Pública da Ciência. “Ter um feedback das outras pessoas a partir do que já foi produzido foi muito legal e muito motivador também. Foi um misto de emoções e eu espero ter a oportunidade de apresentar em outros lugares”, diz a estudante sobre a experiência de participar do congresso.

Foto destaque: Fernanda Lelis durante apresentação no congresso da Intercom. Foto: Kamilla Schreiber/Agência Escola UFPR