Por Priscila Murr
Fotos: Valquíria Michela John
Supervisão: Maíra Gioia
Com foco na saúde mental, 54ª edição do evento promove a divulgação de projetos de extensão universitária
Ao desistir de uma final mundial, em meados de 2021, a campeã olímpica Simone Biles lançou um alerta sobre a questão da saúde mental. O tema, já presente em nosso cotidiano, ganha maior notoriedade a partir da repercussão internacional impulsionada pela atitude da ginasta.
Sob essa temática, a 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (RASBP), realizada no Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre 22 e 25 de outubro, reuniu profissionais, docentes, cientistas, estudantes de graduação e pós-graduandos, levando, inclusive à comunidade externa, os resultados da produção científica nacional e internacional da área de maneira acessível e integradora.
Com a proposta de uma construção coletiva, o momento oportunizou a troca de experiências pela aprendizagem mútua, contribuindo para o avanço da ciência psicológica, desde o início de sua realização em 1971. Este ano, sob o tema: “Psicologia e o compromisso com a promoção da saúde mental”, a reunião trouxe, a Curitiba, importantes pesquisadores do país. Conferências, simpósios, mesas-redondas, painéis, sessões coordenadas de discussão de pesquisas, bate-papos e cursos em nível introdutório e avançado nas diversas áreas da psicologia fizeram parte da intensa programação.
Para a professora de psicologia e vice-presidente da SBP, Katie Almondes, toda nova edição do evento configura momento de muito avanço e discussões pertinentes.
“Participar da RA é isto: é você crescer enquanto pessoa e profissional, aprender a apresentar o seu trabalho para um público diverso, sair da sua casinha engessada e ter novas perspectivas, abrir fronteiras. Tanto fronteiras do campo formativo, ético e de assistência quanto científico. É um momento ímpar de encontrar aquelas referências que você está lendo, trocar figurinhas com pessoas das mais diversas áreas – e ainda encontrar com os amigos e confraternizar”, explica.
Mostra “Psicologia na prática”
Durante quatro dias, os quase 7.000 m² correspondentes à área total do Prédio Histórico da UFPR foram preenchidos com os cerca de 2 mil congressistas. A universidade se transformou num pavilhão expositivo, com 22 painéis compondo a 2ª mostra “Psicologia na prática”, que trouxe, dentro da programação da RASBP, a exposição de programas, projetos ou propostas de inserção social.
Oportunizando a apresentação de diversas ações desenvolvidas em projetos de extensão universitária, ao longo da RA, exposições práticas demonstram os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores. Participando como monitora, a estudante do 6º período de psicologia da UFPR, Mariana Pallú, destaca a importância do evento tanto no sentido de atualização quanto aos avanços na área de conhecimento quanto no que diz respeito à máxima da ‘universidade para fora dos muros’.
“Eu achei muito simbólica essa proposta de colocar algumas atividades na praça esse ano, porque é um lugar bem central, cartão-postal de Curitiba. Muitas vezes, a gente mesmo está ali, sempre indo estudar, mas não sai do prédio. Então, acredito que o maior impacto para o público externo seja realmente esse, de apresentarmos, para quem passa, o que tem ali, quais cursos estão no campus, o que se discute na psicologia… eu acho que essa experiência atrai as pessoas”, resume.
A estudante destaca, ainda, a riqueza do contato com pesquisadores de outros lugares, que compartilhem abordagens diversas.
“Às vezes, um tema é mais forte em determinado lugar. Então, reunir pessoas de fora num evento como esse faz com que a gente comece a ter contato para além da bolha mesmo, percebendo coisas que são importantes para a formação, que são assuntos emergentes. Teve uma palestra, por exemplo, sobre mudanças climáticas e o quanto isso afeta a vida das pessoas. Dentro do meu curso, eu nunca tinha visto alguém discorrer sobre esse tópico, mas existem lugares onde alguém está pesquisando isso. Essa pluralidade é fundamental, não dá pra perder esse contato”, conclui.
Prestigiando a RA com turmas de publicidade e jornalismo da UFPR, a professora dos cursos de Comunicação e responsável pelo Núcleo de Capacitação da Agência Escola UFPR, Valquíria John, destaca a importância do caráter interdisciplinar do evento. Ela garante que as atividades de extensão apresentadas evidenciam a aproximação entre a ciência da psicologia e a vida cotidiana; englobam, portanto, diversas áreas do conhecimento.
“Este evento acontece há mais de 60 anos, é o maior da área da psicologia. Seu caráter ultrapassa o científico, afinal, ele se destina a quem pesquisa o assunto, claro, mas estabelece uma lógica de aproximação com a vida cotidiana e com a sociedade como um todo”, conta.
Todos os painéis abordaram a temática geral proposta para o encontro de 2024, tratando de assuntos como: divulgação científica em contexto de desastre socioambiental; inserção social de estudantes universitários; autismo; prática psicológica no trânsito; interações étnico-raciais, mindfulness e análise de padrões comportamentais. Para conferir todos os trabalhos apresentados, acesse este link.