Curta-metragem “Memória Vila Zumbi” é exibido na escola onde foi gravado

Por Priscila Murr e Gabriel Domingos
Fotos: Thiago Benites/AE
Edição: Alice Lima

Tira uma mesa. Arrasta um banco. Puxa uma cadeira. Instala o projetor… ops, faltou um cabo!?. “Ah, mas aqui a gente dá um jeito pra tudo”, diz a professora Elaine Barbosa. E o espaço que é refeitório todos os dias virou sala de cinema para cerca de 300 estudantes do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares. A história na tela? Um documentário sobre a própria vila onde moram!

Depois do lançamento na Cinemateca de Curitiba, exclusivo para moradores, estudantes e professores que fazem parte da Vila Zumbi dos Palmares, que fica em Colombo-PR, a Agência Escola UFPR exibiu o curta-metragem “Memória Vila Zumbi” no local onde aconteceram algumas partes das gravações.

Espaço do refeitório virou cinema na Escola Zumbi dos Palmares

Em três sessões, estudantes do Ensino Fundamental ao Médio se reconheceram nas imagens que traziam, em uma manhã cinza e fria, emoção e aplausos. Como parte da série documental “UFPR na sua Vida”, que tem o objetivo de divulgar as atividades acadêmicas de extensão que acontecem na Universidade para o público geral, a ideia do documentário surge a partir de um outro documentário, o “Memórias de Luta – Vila Zumbi dos Palmares”, um dos produtos do Programa de Desenvolvimento Urbano e Regional: direitos sociais, inovação e disseminação de memórias de luta na Vila Zumbi dos Palmares (PDUR), desenvolvido pelo Departamento de Sociologia da UFPR.

Valeria Floriano Machado, professora do Setor de Educação da UFPR que participou de uma parte do projeto que motivou a criação do documentário da AE, fala da importância de uma produção como essa ser divulgada nas escolas, sobretudo na data em questão: 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, pois um dos braços do projeto busca entender a importância dos movimentos sociais na criação da Vila Zumbi.

Professores e estudantes da UFPR vão à escola para exibição

“Durante esse processo, a gente descobriu que a escola é um lugar fundamental, porque ela foi fruto da luta dos moradores, mas também era um lugar de esperança. E quando a universidade vem pra cá e resgata a história da vila, a gente cria um laço. E isso traz o protagonismo dos estudantes na construção da memória da vila”, aponta.

“Eu tenho uma reunião, agora mesmo, mas é mais importante que eu esteja aqui”. A fala é de Heloisa Urcino da Silva, diretora do colégio. Também animada com a exibição, a diretora diz que eles, professores, que fizeram universidade, são exemplos para os alunos.

“Às vezes, eles nos veem como um mito, mas nós tentamos mostrar que eles também conseguem, porque todos viemos do mesmo lugar”, diz.

Heloisa Urcino da Silva, diretora do colégio

“Eu também quero participar!”

“Acho até interessante ver reuniões como essa que dá mais vontade ainda de fazer faculdade”. Myrella Raissa Oliveira da Silva, do 3º ano B, diz que o documentário “Memória Vila Zumbi” é um incentivo ainda maior para ela buscar ingressar no ensino superior.

Participar de um momento como esse, para ela, é um apoio ao sonho de cursar Psicologia. “Eu queria saber como funciona a mente das pessoas, porque é bem difícil e eu queria conhecer”. Além disso, para ela é uma oportunidade de entender o que as pessoas estão passando e de ajudar.

Myrella Raissa achou que o “Memória Vila Zumbi” é um incentivo

Elaine Barbosa, professora, já é participante ativa da UFPR. Uma das alunas da professora Valéria, que acompanhou a exibição do documentário, Elaine desenvolve um projeto de mestrado em Educação. Antes de começar a exibição do documentário, ela contou de uma apresentação de teatro montada na escola por uma ex-aluna, que também conta um pouco da história do lugar e fará parte de sua dissertação.

A professora se mostrou uma das mais felizes com a exibição do documentário e comentou do momento que vive na escola, lidando com algumas situações decorrentes da volta ao convívio após a pandemia da Covid-19.

“Está sendo difícil, ainda hoje alguns alunos não conseguiram voltar para o convívio”, diz a professora. Por isso, ela valoriza o encontro presencial da escola com a Universidade.

Já Myrella gostou do documentário e disse que é importante contar a história do lugar e disseminar conhecimento. Ela, que mora a vida toda na Vila Zumbi, conheceu a história da fundadora do lugar pelo documentário exibido ontem na escola.

Professora Elaine Barbosa fala sobre o incentivo que o contato com a universidade proporciona

Assista ao “Memória Vila Zumbi”