Por Priscila Murr
Edição: Alice Lima
Fotos: Magno Van Erven/Divulgação PICCE
Uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR) promove a formação científica de servidores regularmente vinculados à rede pública estadual em 2023.
Com 500 vagas disponíveis, a iniciativa do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) tem o objetivo de estruturar um grande projeto de Educação Científica, por meio do curso “Ciência Cidadã na escola: formação de professores para a Educação em Ciências”.
Pautado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Fundamentado na Ciência Cidadã, o programa articula, de forma estratégica, a implementação de um processo formativo pautado em metodologias de ensino e de aprendizagem das ciências com a interação entre universidades federais e estaduais, o Instituto Federal e a rede estadual de educação do Paraná. Estimulando a busca por soluções para problemas da realidade, a ideia geral do projeto é ressignificar conceitos e práticas, colocando professores e estudantes como co-produtores de conhecimento científico.
Além disso, o PICCE, parte do Napi Educação Para Ciência da Fundação Araucária, visa o ensino com base na prática e o “Ciência Cidadã na escola: formação de professores para a Educação em Ciências” vai ao encontro dessa ideia.
Para a coordenadora geral da Agência Escola UFPR (AE), Regiane Ribeiro, o curso é uma grande oportunidade para formar uma cultura científica. “Essa cultura vai abarcar uma série de estratégias relacionadas ao processo de formação, dando condições para que os professores reconheçam não só o campo científico, o campo da ciência e a ciência propriamente dita, mas também a relação com a cidadania, dentro dessa lógica de uma ciência cidadã”, aponta.
Estrutura do curso
Ao propor aprendizado conjunto, o curso está sistematizado em dez temáticas de estudo e prevê atividades de participação em fóruns de discussão, leituras e reflexões sobre temas em estudo, além do desenvolvimento de um projeto de intervenção em ciência cidadã.
Com 60 horas, a experiência terá 52 horas assíncronas e mais oito síncronas, que serão gravadas e disponibilizadas aos cursistas. A certificação será creditada no sistema UFPR Aberta.
São 20 vagas para servidores atuantes em cargos de coordenação técnica (CCT) e 480 vagas para docentes do Quadro Próprio do Magistério (QPM) ou Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), que estejam atuando em sala de aula, no Ensino Fundamental (anos finais) ou Ensino Médio.
As vagas serão distribuídas entre os 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE), sendo destinadas 15 para cada NRE. No caso de não ocupação de vaga por um NRE ou pelo CCT, poderá haver o redirecionamento aos NREs com candidatos em lista de espera.
A formação é totalmente gratuita e focada em inserir o público no processo científico, dando condições para que, dentro da escola, se efetive a relação participativo-colaborativa. Segundo a coordenadora da AE, isso é relevante não só para que os professores conheçam essa colaboração e esse conceito, mas também para poderem atuar como fonte na pesquisa científica. “Assim, eles próprios podem ser agentes de dados ou do processo do fazer científico, sendo constituídos como sujeitos ativos do processo”, garante.
Para a professora Valquíria Michela John, que atua no Eixo de Avaliação e Comunicação do PICCE e também na Agência Escola, o curso é uma etapa fundamental para a consolidação da parceria entre os pesquisadores e pesquisadoras do projeto e os professores e alunos da rede básica de ensino.
“Com a formação, damos o passo fundamental para a realização do processo da ciência cidadã no ambiente escolar, uma vez que professores e alunos da rede estadual que participarem irão atuar na coleta de dados científicos, interpretar esses dados considerando o seu contexto, e então utilizá-los para alcançar resultados que podem ser úteis na busca de soluções para os problemas da realidade onde estão inseridos”, destaca.
As inscrições devem ser realizadas de forma online, pelo site do PICCE: picce.ufpr.br, até o dia 24 de agosto. Serão priorizados professores da rede estadual paranaense, mas outros professores interessados também podem se inscrever.
O edital está disponível neste link.