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Crise climática: popularização da ciência e cooperação internacional são ferramentas de enfrentamento

Coordenadora geral da Agência Escola UFPR, Regiane Ribeiro, defendeu uma união de esforços durante o III Encontro Acebra – Estratégias de Cooperação Brasil-Espanha em Ciência, Inovação e Cultura

 

Por Romão Matheus Neto

Foto: divulgação   

Supervisão: Maíra Gioia

 

A popularização da ciência é uma importante estratégia para a mitigação e adaptação frente aos impactos da mudança climática. Esse foi o principal argumento apresentado pela professora Regiane Ribeiro, diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) e coordenadora geral da Agência Escola UFPR, durante III Encontro Acebra – Estratégias de Cooperação Brasil-Espanha em Ciência, Inovação e Cultura, sediado no Instituto Cervantes, em Brasília (DF).

O evento, com foco na cooperação internacional e que incluiu paineis com temáticas específicas como a crise climática e suas possíveis alternativas sustentáveis, foi realizado com financiamento da Fundação Ramón Areces (FRA) e apoio da Embaixada da Espanha no Brasil e do Instituto Cervantes.

Em sua participação no painel, Regiane abordou o papel da divulgação científica e da popularização da ciência como ferramentas centrais na construção de respostas coletivas às emergências ambientais. Ela apresentou a Agência Escola UFPR como exemplo de projeto multidisciplinar que conecta ciência e sociedade a partir da comunicação pública da ciência.

A coordenadora geral explicou os fundamentos que sustentam a atuação da Agência Escola, como os conceitos de ciência aberta (compartilhamento amplo e transparente do conhecimento científico) e ciência cidadã (integração de cidadãos em etapas da produção científica).

Durante a exposição, ela destacou ainda colaborações estratégicas da Agência com projetos da UFPR, como o Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB),Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) e o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Emergência Climática (NAPI-EC). 

As parcerias envolvem ações de educação midiática nas escolas, produções audiovisuais e relacionamento com veículos de notícias, com o objetivo de ampliar o acesso da sociedade à informação qualificada sobre meio ambiente e mudanças climáticas, promovendo cidadania e engajamento social.

 

“O encontro foi uma oportunidade relevante para discutir as cooperações entre Brasil e Espanha, especialmente para refletir sobre como a divulgação científica e a popularização da ciência podem ser estratégias transversais em todo o processo de produção científica. Dentro dos grandes acordos de cooperação, é fundamental fortalecer essa área para também impulsionar a cultura científica em nosso país. São políticas importantes a se considerar em qualquer ecossistema de produção de conhecimento”, destacou Regiane Ribeiro.

 

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Sobre a Agência Escola UFPR

A Agência Escola UFPR, a AE, é um projeto criado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, possui uma equipe multidisciplinar de diversas áreas, cursos e programas que colocam em prática a divulgação científica. Para apresentar aos nossos públicos as pesquisas da UFPR, produzimos conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, podcasts, audiovisuais, eventos e muito mais.

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