Relatos

Comunicar ciência nas redes sociais

Como a experiência na Agência Escola UFPR me proporcionou uma nova visão do universo científico#AgênciaEscolaUFPR

Por Fernanda Machado Lelis

Minha trajetória na Agência Escola UFPR (AE) teve início em 2021, durante o período remoto devido à pandemia da Covid-19. Entrar na AE me possibilitou ter o primeiro contato com uma das áreas de atuação que me identifico: o planejamento de mídias digitais. Os primeiros meses foram um grande desafio, pois estávamos no meio da campanha Inspire Ciência e precisei conhecer ainda mais o trabalho da Agência Escola para poder auxiliar no processo de divulgação. Mas foi uma experiência incrível poder fazer parte.

Em um dos eixos da AE, o de Experimentação, os bolsistas têm a liberdade para experimentar novos formatos e ideias. Esse eixo possibilitou com que minha amiga e dupla de trabalho Julia Freire e eu pudéssemos explorar um novo formato de divulgação dos trabalhos da Agência. Criamos os #BastidoresAE, que é um quadro nos stories do Instagram para compartilhar alguns spoilers de trabalhos e projetos que cada núcleo da AE está desenvolvendo no momento.

Registros dos trabalhos em desenvolvimento nos #BastidoresAE. Fotos: Fernanda Lelis/Agência Escola UFPR

As publicações são semanais com alternância de fotos e vídeos. A captação desses materiais é feita pelos próprios agentes ou pela equipe de mídias digitais. Uma captação de bastidores que me marcou foi em uma saída de campo para Colombo (PR) para a gravação de um episódio do programa audiovisual UFPR na Sua Vida. Passamos o dia gravando e entrevistando professores e estudantes do Colégio Estadual João Gueno e do Núcleo de Comunicação e Educação Popular (Ncep) da UFPR . Foi uma experiência muito inovadora para mim, pois poder acompanhar o processo das gravações em uma equipe multidisciplinar me proporcionou ter uma visão de outras realidades além dos muros de Curitiba, mas também profissionalmente com os diferentes núcleos da AE.

Antes de entrar na Agência Escola UFPR, eu não tinha muita afinidade com a divulgação e produção científica. Gradualmente fui conhecendo e aprendendo o quanto é importante a democratização do acesso à informação para a sociedade através das plataformas digitais em diferentes formatos e linguagens. Com isso, o eixo de Formação da AE me agregou muito valor, pois por meio do curso de Produção de Artigos Científicos consegui enxergar o quão amplo são os assuntos relacionados à ciência aberta e cidadã e como é importante abordar esses temas.

Minha amiga Julia e eu produzimos um artigo relacionado à comunicação integrada nas redes sociais da Agência Escola UFPR com foco na ação do Pergunte aos Cientistas. Essa ação é um grande exemplo do trabalho que fazemos na AE, pois abrange diferentes linguagens, aborda temas de relevância social e possui uma comunicação integrada ao longo de todo o processo. Foi desafiador produzir um artigo e conciliar a faculdade e os trabalhos da Agência Escola, mas com o apoio da equipe e de nossas orientadoras Claudia Quadros e Larissa Drabeski conseguimos finalizar com êxito.

Com esse artigo, fomos selecionadas para apresentar o trabalho na XXII edição do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul (Intercom Sul), em Balneário Camboriú. Foi uma experiência super positiva, pois além de apresentar nosso trabalho, também conhecemos outras pessoas da nossa área e diferentes projetos desenvolvidos.

Apresentação do artigo científico no Intercom Sul 2022.Foto: Kamilla Schreiber/Agência Escola UFPR

Para finalizar esse relato quero deixar meu agradecimento para a Agência Escola UFPR. Pode parecer clichê, mas aprendi o quão importante é democratizar e compartilhar a ciência produzida nos muros da academia e que podemos fazer a diferença na vida das pessoas através de uma ciência aberta e cidadã.