Com a bola no pé, elas se garantem: conheça o FutDelas

Por Bruna Alvares
Edição: Alice Lima
Fotos: Bruna Alvares e Gabriel Domingos

Além de celebrar o esporte, a Copa do Mundo Feminina 2023 mostrou como o futebol feminino está cada vez mais forte. Um exemplo disso é que esta edição bateu recorde de audiência e, só na fase de grupos, mais de 1,2 milhão de pessoas foram aos estádios, segundo dados da Fifa. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Departamento de Educação Física, em parceria com a Western Norway University of Applied Sciences, universidade da Noruega, lançaram o FutDelas – projeto de formação integrativa de meninas entre 10 e 14 anos, a partir da prática esportiva.

No gramado, elas se mostram verdadeiras “craques do drible” e realizam diversos exercícios com a bola no pé, aos gritos de ‘é minha vez’ ou a vibração pela palavra mágica: “goool”. Para esse grupo que já iniciou as atividades no projeto, não falta disposição.

Myrella Silva é uma das participantes. Ela acorda bem cedo às terças e quintas-feiras, cheia de empolgação para o treino. O mesmo acontece com outra aluna, Anabele Calisto, que ingressou nas aulas porque já demonstrava interesse pelo esporte por meio das aulas de educação física da escola.

Além das meninas, as instrutoras do projeto também aproveitam a oportunidade para refletir sobre o futebol feminino. Karin Wunderlich, bolsista de graduação e professora do FutDelas, joga futebol desde criança e se encanta com o que a iniciativa consegue oferecer às alunas. “Eu gostaria de ter tido a oportunidade que elas estão tendo aqui hoje, e sou feliz por conseguir agregar algo para as meninas nesse ambiente de luta”.

Para a professora e pesquisadora de pós-doutorado do projeto, Maria Thereza Sousa, foi uma chance de estudar como o esporte impacta na construção da autoestima das garotas.

“Minha ideia, quando surgiu o edital, era entrar e fazer minha pesquisa de pós-doutoramento sobre o projeto e o empoderamento feminino por meio do futebol. Além disso, ao mesmo tempo, treinar questões técnicas e táticas para crianças, algo que sempre foi meu interesse”, explica a pesquisadora.

FutDelas

O programa, coordenado pelos professores do Departamento de Educação Física Gleber Pereira e Paulo Bento, tem dois objetivos principais: formação integrativa das meninas, com foco no empoderamento feminino, e a melhoria da qualidade do ensino superior da área.

As aulas do FutDelas começaram em julho e são gratuitas. Como explica o professor Gleber, a faixa etária entre 10 e 14 anos é escolhida por ser um período de facilidade para a formação esportiva.

“É nessa faixa em que normalmente vemos menos possibilidades de meninas se envolverem com o futebol e, com essa idade, podemos lapidar várias partes, não somente a física, mas também a cognitiva, a exemplo da melhora na tomada de decisão, reflexos e afins, de extrema relevância para a vida”, esclarece Gleber.

A professora Maria Thereza Sousa complementa que o objetivo principal é fornecer um local em que elas possam jogar entre elas e, ao mesmo tempo, “que estejam em um ambiente integrado para a saúde, praticando uma atividade física que geralmente é vinculada ao sexo masculino no Brasil. Então desenvolver a confiança de que elas podem estar onde quiserem é muito importante.

Além do foco esportivo e social, a iniciativa possibilita intercâmbios entre o Brasil e a Noruega para docentes e discentes de graduação e de pós-graduação. Dessa forma, o futebol se torna o elo de possibilidades de intervenção e também de aprendizagem. Durante o intercâmbio, os participantes conseguem ter acesso a workshops sobre treinamento de futebol em ambos os países.

Por exemplo, no mês de agosto, a UFPR recepcionou alguns estudantes de graduação e de pós-graduação da Noruega, que passarão alguns meses no Brasil para participar de workshops de treinamento de futebol. Já em março de 2024, alguns bolsistas da UFPR passarão cinco meses na universidade do exterior envolvidos nas atividades que acontecerão lá.

Para que o projeto existisse, as negociações entre a UFPR e a Western Norway University of Applied Sciences começaram em 2021. A parceria prevê que parte do projeto seja financiado pelo governo norueguês, contribui com a melhoria da qualidade do ensino superior e promove a troca de conhecimentos sobre o ensino do futebol brasileiro.

Para se inscrever

Os treinos, comandados pelos bolsistas do projeto, são realizados às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 10h30 ou das 15h às 17h, no centro de Educação Física e Desporto da UFPR, no Campus Politécnico, de forma gratuita. Nas aulas, a lógica, táticas e técnicas de jogo, além da socialização, são o foco.

As inscrições são em fluxo contínuo e para se inscrever basta acessar este link.