Campanha da Agência Escola movimenta ruas e internet em defesa da UFPR

A campanha institucional de divulgação da universidade, feita pela Agência Escola de Comunicação Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mobiliza redes sociais digitais e atrai atenção do público com cartazes na rua. #AgenciaEscolaUFPR

Por Breno Antunes da Luz, bolsista de jornalismo da Agência Escola

Você já se deparou com algum cartaz sobre a produção científica da UFPR? Se sim, esse cartaz pode ter sido feito pela Agência Escola. Em tempos de ataque e desvalorização da universidade pública, a iniciativa espalhou cartazes pelas redes sociais digitais e ruas de Curitiba. A campanha visa mostrar a importância da universidade pública na sociedade.

Cartazes foram espalhados por vários bairros de Curitiba.

Criação da campanha
Yasmin Fabris, que foi bolsista de doutorado em Design da Agência Escola e uma das idealizadoras da ação, fala que a ideia da campanha surgiu após o anúncio dos cortes de verbas das universidade e institutos federais. ‘’A Agência Escola estava muito focada em combater as fake news nos espaços digitais (onde surgiam a maioria dos ataques à Universidade). Para mim, pareceu que ocupar a cidade com informações relevantes sobre a UFPR e sua importância na vida das pessoas, seria um jeito de sair um pouco da bolha das redes sociais’’.

O objetivo da ação é alcançar o dia a dia do público.‘’Nossa ideia era chegar no cotidiano das pessoas, conversar com o vizinho, com aqueles que estão fora das nossas redes digitais ou do convívio na Universidade. Quem conhece e vive a UFPR dificilmente acredita nas fake news espalhadas no Whatsapp e Facebook’’, de acordo com Yasmin Fabris.

Quem também teve um importante papel na execução da campanha foi Guilherme Panucci, bolsista do curso de Relações Públicas e mídias sociais da Agência Escola pela Superintendência de Comunicação e Marketing da UFPR (Sucom). ’’A minha participação foi pensar em temáticas que fossem relevantes, fazer a sociedade se identificar com a UFPR e entender sua importância’’. Ele conta como foi o processo de criação dos cartazes, junto com a designer Yasmin e Juliana Pinheiro, relações públicas da Agência Escola/Sucom, para que o público se identificasse e entendesse a ação. ‘’Fomos atrás de ações de extensão e rankings em que a UFPR aparecia falando sobre sua produção científica. Isso chama a atenção, atrai muito e faz as pessoas compartilharem”.

Essa foi uma das campanhas que mais gerou impacto dentro e fora da Universidade para Regiane Ribeiro, coordenadora da Agência Escola. ‘’Foi muito importante, porque ela foi conjunta com outras ações de divulgação dos projetos nas ruas, nos terminais e nas praças. A campanha também contribuiu na integração da própria Agência’’.

Divulgação física
Os cartazes foram espalhados por Curitiba pela equipe da Agência. Houve uma força-tarefa para divulgar a Universidade nos espaços públicos. Os bolsistas que fizeram parte dessa atividade foram Fabíola Araújo. Ivo Gomes e Victor Finkler, Christine Sozzi (estudantes de Publicidade e Propaganda), além de Kimberly Amanda (aluna de Comunicação Institucional). Mesmo com todo o processo de divulgação on-line, os cartazes faziam parte da ideia original de divulgação. Eles foram distribuídos dentro do ambiente universitário, como os Restaurantes Universitários e a Reitoria, e também em ambientes externos à instituição, como postes de rua, bares e espaços públicos.

Para Regiane Ribeiro, a divulgação física foi uma importante etapa para a campanha e para a integração da Agência. ‘’Cada um escolheu um lugar perto de casa para colocar e fotografar os cartazes, o que gerou um relatório muito legal de todos esses locais’’. Algumas fotos dessa campanha de divulgação física podem ser vistas clicando aqui.

Mapa dos bairros de Curitiba em que a campanha dos cartazes foi divulgada.

Divulgação on-line
A campanha pelas redes sociais movimentou as páginas da Agência Escola. Desde o seu começo, a ação já criou mais de 20 cartazes para as redes sociais digitais. Eles podem ser vistos clicando aqui.

Algumas postagens se destacaram pelo alcance que obtiveram. A publicação sobre a UFPR ser a maior universidade do Paraná é a com mais repercussão da página de Facebook da Agência: são quase 80 mil pessoas alcançadas e cerca de 500 compartilhamentos.

Postagem tem quase 6.500 envolvimentos.

Segundo a coordenadora da Agência, a campanha teve uma ótima aceitação no mundo on-line, gerando elogios e compartilhamentos. ‘’Isso ajudou num momento de um objetivo nosso com a Agência: divulgar o que nós fazíamos de forma mais efetiva com o público interno da universidade. Em cada grupo que os posts eram divulgados, tinha também uma repercussão muito positiva’’.

Um trio de cartazes sai a cada 15 dias nas redes sociais da Agência. Se você defende a universidade pública, curta a página da Agência Escola no Facebook e use as hashtags #UniversidadePública e #EuDefendo para ajudar nessa campanha.