Banco de Pautas Covid-19 ajuda a popularizar a ciência e a fortalecer a divulgação científica

Pesquisadores da UFPR podem indicar seus artigos científicos como sugestão de pauta #AgenciaEscolaUFPR

Para popularizar a ciência e fortalecer a divulgação científica em contexto de pandemia, a Agência Escola UFPR criou o Banco de pautas Covid-19. A ação reúne artigos científicos sobre a pandemia produzidos por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná de todas as áreas do conhecimento. O banco potencializa o conhecimento inédito produzido por cientistas da Universidade a jornalistas de todos os meios de comunicação, contribuindo para o aumento da ciência na mídia e ampliando o acesso da sociedade ao conhecimento produzido.

As sugestões podem ser enviadas em fluxo contínuo pelo formulário disponível neste link ou pelo e-mail jornalismo.ae@ufpr.br, também disponível para envio de dúvidas.

Por meio dessa ação, a Agência Escola recebe sugestões de pauta de artigos publicados ou que já tenham sido aprovados em periódicos, mas ainda não publicados. Com esse fluxo, o material já estará empacotado como notícia quando a edição da revista científica for publicada – a divulgação da matéria jornalística será feita somente após a publicação do artigo no periódico. As sugestões serão analisadas pela equipe de jornalistas da Agência Escola UFPR considerando critérios como impacto social e ineditismo.

O Banco de Pautas Covid-19 tem o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR.

Confira os resultados alcançados!