Agência Escola participa com relato de experiência no projeto Compartilha UFPR

As experiências da AE compõem repositório dedicado à divulgação de pesquisas e ações desenvolvidas na Universidade durante a pandemia #AgenciaEscolaUFPR

Por Maria Fernanda Mileski
Edição por Chirlei Kohls

A Agência Escola UFPR (AE) compartilhou suas experiências com divulgação científica em um novo projeto, lançado pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É o Compartilha UFPR, que tem o objetivo de divulgar os resultados de pesquisas e vivências dos cursos de graduação da Universidade durante a pandemia. Na primeira edição da plataforma eletrônica, a AE publicou o relato “Acesso ao conhecimento: saiba como a divulgação científica afeta sua vida no contexto da pandemia e da desinformação”, que também mostra a formação e experimentação de estudantes da graduação envolvidos no projeto.

O Compartilha UFPR é um repositório criado com a intenção de dar visibilidade às atividades realizadas na UFPR, por meio da divulgação de projetos de pesquisa, relatos de experiência, ensaios fotográficos, memórias e vídeos de curta duração. O conteúdo foi lançado em formato online, através de um site, e por e-books.

A pró-reitora de Graduação e Educação Profissional, Maria Josele Bucco Coelho, explica que o repositório nasceu para ser um espaço de memória daquilo que foi pensado, desenvolvido, articulado e experienciado durante a pandemia nos cursos da UFPR. “Aquilo que compõe nosso cenário, nossas esferas de discussões, nossos desafios e tudo aquilo que envolve a graduação na instituição”, defende a professora.

Faz parte do site o relato de experiência da Agência Escola UFPR, que evidencia a atuação do projeto e a importância da divulgação científica no combate à desinformação. A formação e a experimentação dos integrantes da AE também ganharam destaque, com depoimentos de estudantes de graduação e pós-graduação. A autoria é da bolsista de pós-graduação Maria Fernanda Mileski, e foi adaptada a partir de uma reportagem que discute a divulgação científica no contexto da pandemia, publicada no site da AE.

Regiane Ribeiro é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e coordenadora da Agência Escola UFPR. Ela afirma que a importância da participação da AE no Compartilha UFPR é mostrar o quanto a Agência Escola atuou durante o momento difícil da pandemia. “É um movimento concreto, a partir de uma publicação que gera um resultado disponível para que as pessoas reconheçam o quanto o nosso trabalho não parou e o quanto foi importante nesse processo”.

Ao todo, são 15 artigos publicados, 39 relatos de experiência, três relatos de memória, sete vídeos e dois ensaios fotográficos disponíveis no site do Compartilha UFPR.

A formação em divulgação científica na graduação

Foi em 2018 que a ideia da Agência Escola UFPR saiu do papel para aproximar ciência e sociedade e investir na formação e experimentação de bolsistas em divulgação científica. Durante a pandemia da Covid-19, o projeto não parou e continuou a produzir materiais para a propagação de notícias apuradas cientificamente em ações como o “Pergunte aos Cientistas” e o “Fala, Cientista!” – confira todos os produtos e ações da AE aqui.

Angelo, bolsista de graduação, faz a edição do podcast “Fala, Cientista!”. Foto: Angelo Biase/Arquivo Pessoal

“A AE reflete um movimento muito importante de valorização da divulgação científica não só dentro das universidades, mas e principalmente fora delas. Com a pandemia, vimos emergir uma preocupação muito maior não só das universidades falarem sobre ciência, mas também de outros atores compartilharem, mostrarem e popularizarem para aquele público leigo a importância daquilo que é produzido dentro das universidades”, reflete Regiane.

A coordenadora ressalta que a Agência Escola UFPR é um projeto formativo e de experimentação, que se preocupa em formar alunos de graduação e pós-graduação para a reflexão crítica e a prática da divulgação científica, junto da sua função no combate à desinformação. O relato de experiência, publicado no site Compartilha UFPR, mostra a relação importante entre integrantes da AE, cientistas e comunidade, num processo de tradução da ciência.

“Acredito que não só os bolsistas ganham muito nesse processo, que é o que vemos no relato, mas a Universidade como um todo. A Agência Escola dá também essa oportunidade para que a comunidade universitária reconheça o papel e a importância da comunicação para a ciência dentro daquilo que é possível fazer e o que o projeto faz”, finaliza.

O primeiro edital do Compartilha UFPR teve como tema o ensino e a aprendizagem no contexto da pandemia. Segundo Maria Josele, o próprio nome da ação tem a conotação de compartilhar tudo aquilo que foi vivido na Universidade, não somente em artigos, mas também em outros formatos de texto.

A pró-reitora ainda conta que o site é um repositório em que é possível perceber como os estudantes da UFPR sentiram e vivenciaram a pandemia. “Abre espaço para a expressão de uma perspectiva mais emocional, como algo valioso para construir essa memória e não apenas na esfera educacional. Tem o entendimento de que esse indivíduo está inserido em uma comunidade, em uma família e que isso interfere fortemente na forma como ele se insere dentro da comunidade acadêmica”.

O lançamento do site Compartilha UFPR foi realizado durante a 12ª edição da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR. A intenção é que esse seja um projeto fixo da UFPR. “Já temos uma pauta para 2022. Estamos fechando qual será o tema. A ideia é que esse repositório seja algo perene na nossa instituição. A construção de uma grande memória na graduação da UFPR”, finaliza Maria Josele.

Foto de destaque: UFPR/Divulgação