Ação da Agência Escola UFPR fortalece diálogo entre sociedade e cientistas

Desde o início da pandemia, 379 perguntas já foram respondidas pelos pesquisadores da Universidade #AgenciaEscolaUFPR

Aproximar cada vez mais a sociedade dos cientistas e da ciência produzida na Universidade Federal do Paraná. Esse é o objetivo da série de reportagens Pergunte aos Cientistas, uma ação da Agência Escola UFPR que colabora para democratizar o acesso à produção de conhecimento e mostrar o impacto da ciência na vida das pessoas. Lançada em março de 2020 diante do cenário da pandemia causada pela Covid-19 e de notícias falsas que circulam nas mídias sociais, a ação serve como ponte entre o público, os cientistas e a imprensa.

Para participar, basta enviar sua dúvida sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus para o e-mail agenciaescolaufpr@gmail.com, com nome completo, idade, profissão e cidade onde reside. Quem quiser enviar a dúvida em formato de vídeo, pode fazer o questionamento em stories do Instagram marcando o perfil @agenciaescolaufpr. As perguntas são selecionadas pela nossa equipe de jornalistas, que busca as respostas com pesquisadores da Universidade. As dúvidas e os respectivos esclarecimentos dos cientistas são publicadas no site e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) da Agência Escola e no portal UFPR.

A ação Pergunte aos Cientistas já envolveu 62 pesquisadores da UFPR, de 19 áreas do conhecimento, que responderam 379 perguntas desde o início da pandemia. De jovens a idosos, até o momento, a população participante mora em 14 estados brasileiros e no distrito federal e quatro países e atua em cerca de 50 diferentes profissões. As dúvidas da sociedade envolvem vários aspectos sobre prevenção e contaminação, como uso de máscaras, álcool em gel, prática de atividades físicas, limpeza de embalagens e alimentos, ida ao mercado, testes e vacinas e grupos de risco, entre outros.

Confira todas as reportagens da série Pergunte ao Cientistas: