PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
- Produção de programas temáticos sobre os eixos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos na Universidade, tanto na UFPR TV quanto nas redes sociais digitais. Esses programas envolvem diretamente a participação de alunos da graduação, bem como da comunidade acadêmica envolvida com cada tema específico.
- Criação de conteúdos para formação de plateias na UFPR TV.
- Produção de spots culturais.
- Entrevistas com artistas, produtores e público em geral.
- Veiculação de Agenda Cultural de Curitiba.
TRANSMISSÕES AO VIVO / GRAVAÇÕES
- Acompanhamento pela UFPR TV e pela equipe de redes sociais dos eventos da UFPR.
PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO
- Produção de programetes de divulgação científica (todos os setores acadêmicos) para veiculação na WebRadio UFPR e na UniFM (emissora parceira).
- Spots institucionais (divulgação de mensagens de comunicação e campanhas institucionais de ações de interesse acadêmico e administrativo da UFPR).
- Produção de novos programas de rádio e TV de interesse específico das diferentes áreas de ensino, pesquisa e extensão, considerados viáveis pelas respectivas direções dos veículos de comunicação e mediante capacitação em produção audiovisual aqui oferecida e acompanhamento do professor responsável pela área neste projeto.
- Composição de trilha sonora, de pequeno formato para audiovisuais: vinhetas, jingles, trilha para audiovisuais, com possibilidade de consultorias para público externo.
- Programa semanal na Rádio / UFPR TV sobre as inovações produzidas da música na contemporaneidade e sua aplicabilidade na medicina, no bem-estar, na inclusão social, na educação, na produção de conteúdos para mídia, nas práticas socioculturais.
SISTEMAS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO
- Criação da Taxonomia Corporativa para Gestão de Conteúdos da UFPR.
- Atualização do SACI@UFPR para versão mais atual.
- Integração do SACI com a plataforma WordPress da UFPR, prevendo automação de publicações de conteúdo diretamente nos sites da UFPR (portal, Pró-Reitorias, setores, departamentos, cursos etc.).
- Criação de unidade do SACI para gestão de processos e conteúdos das unidades, laboratórios e disciplinas envolvidas com produção de conteúdo no SACOD.
- Aprimoramento de versões do SACI no âmbito da UFPR prevendo funcionalidades para automação de recebimentos de demandas da comunidade e da Imprensa por e-mail e mobile.
- Integração do SACI com plataforma SEER, para automação de notificações de sugestões de pauta de divulgação científica.
- Produção e gestão de conteúdos via dispositivos móveis.
- Integração com mídias sociais (Facebook, Instagram, Flickr); integração com a Plataforma Lattes.
- Banco de Fontes.
- Relatórios gerenciais e visualização da informação.
- Instalação da Plataforma Somos UFPR, com visualização especializada da produção científica da Universidade.
- Criação do Laboratório de Análise e Gestão de Conteúdo Midiático e Científico, vinculado ao PPGCOM e articulação com o projeto de Crítica de Mídia.
- Testes, seleção, aquisição, instalação e treinamento de usuários para utilização de softwares de Análise e Gestão de Dados (NVivo, Atlas.ti, MaxQDA e webQDA).
PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA PUBLICAÇÃO EM MÍDIA IMPRESSA
- Elaboração de projeto gráfico detalhado para periódicos institucionais como a Revista Ciência e o Anuário da UFPR.
- Revisão e divulgação do manual de identidade visual da UFPR, com ênfase na aplicação em mídia impressa.
- Organização de um kit de arquivos digitais (marcas, fontes etc.) relacionados à unidade gráfica de peças institucionais.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
- Apoio no atendimento aos jornalistas.
- Distribuição e recebimento de pautas (todos os setores acadêmicos).
- Banco de fontes (professores e pesquisadores) para jornalistas com ajuda de TI e gestão de informação (todos os setores acadêmicos).
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E PUBLICIDADE
- Criação de peças publicitárias sobre ações e eventos da UFPR.
- Desenvolvimento de campanhas institucionais de variados temas: diversidade, inclusão, economia de energia, valorização do ensino público e outras de interesse da instituição ou governamental (sob demanda, sem periodicidade regular).
- Planejamento e execução de ações de comunicação interna.
- Realização de projetos de comunicação interna e institucional para as diversas
unidades da UFPR. - Produção de banco de imagens para arquivo de memória da UFPR.
GERENCIAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS DA UFPR (INCLUINDO A RÁDIO E TV)
- Apoio no gerenciamento de acessos aos grupos de redes sociais institucionais oficiais (Facebook, Twitter e Instagram).
- Mediação e interação com diversos públicos, internos e externos nas redes sociais oficiais (Facebook, Twitter e Instagram).
- Divulgação científica de todos os setores acadêmicos e grupos da UFPR (periodicidade semanal). Divulgação de campanhas institucionais (sem periodicidade regular).
CURSOS DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA E DIFUSÃO CIENTÍFICA
- Cursos permanentes de capacitação em comunicação, de acordo com a demanda, para professores, técnicos e alunos da UFPR interessados na produção comunicacional, visando à difusão de conhecimentos próprios de sua área de atuação.
- Curso de especialização Lacto Sensu em Comunicação Pública, destinado a pessoas e organizações da Sociedade Civil, de mercado e de Estado, a partir da própria experiência deste projeto desenvolvido no âmbito da UFPR. Conduzido pela Funpar, o objetivo deste curso será o de oferecer à sociedade formação de alto nível para a formulação de modelos e desenvolvimento de projetos no setor de desenvolvimento técnico-científico, político e social na área de comunicação pública. Há possibilidade de parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).