Produção científica da Agência Escola UFPR é apresentada em congresso sobre comunicação organizacional

O artigo apresentado no evento da Abrapcorp foi sobre as teorias de neurociência do consumo aplicadas em campanha de marca da AE #AgenciaEscolaUFPR

Por Bruno Caron
Edição: Chirlei Kohls

Professora e dois ex-bolsistas de graduação da Agência Escola UFPR (AE) discutiram o uso de processos cognitivos na estrutura da comunicação organizacional da AE no evento acadêmico da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp). O congresso aconteceu de forma remota entre os dias 25 e 27 de maio com a temática central das “emergências remotas” criadas durante a pandemia que atingiram tanto organizações quanto públicos. O artigo é assinado pela professora Letícia Herrmann e pelos ex-bolsistas de Publicidade e Propaganda da AE Victor Lachowski e Laura Queiroz.

Foi neste contexto remoto que a AE passou por uma reestruturação da marca e aplicou a metaforização, que consiste na utilização de figuras de linguagem de forma implícita, na construção de estratégias de branding (marca), chamada de rebranding. A partir do trabalho realizado na Agência, nasceu o artigo acadêmico que dialoga as práticas da AE com as teorias do campo. A professora Letícia Herrmann, orientadora do Núcleo de Planejamento e Redes Sociais da Agência Escola e uma das responsáveis pelo rebranding, explica que sua pesquisa em neurociência do consumo auxiliou na criação de estratégias que utilizam metáforas linguísticas na construção de uma campanha publicitária.

O artigo apresentado no Abrapcorp demonstra como uma teoria pode levar a um trabalho prático e mudar a forma de criar estratégias comunicacionais. “Muitas vezes parece que as produções acadêmicas estão distantes das práticas de mercado e não é isso que acontece. Nós fomos atrás de uma teoria para construir uma campanha de publicidade que foi aplicada em um produto real, lançado em um mercado com resultados reais. Então isso pode ser utilizado como exemplo de como as coisas precisam caminhar juntas”, relata Letícia.

A metodologia aplicada na construção da campanha de publicidade acabou por gerar curiosidade nos outros apresentadores do congresso que ficaram interessados em conhecer mais sobre os produtos da AE. Para Letícia, o evento é uma oportunidade de discutir novas possibilidades tanto na comunicação quanto nas universidades. “Não só para promover uma nova perspectiva sobre as práticas da comunicação e de branding institucional ou organizacional, mas também sobre o que é possível fazer dentro de uma universidade. Foi bastante produtivo, fomos elogiados e isso me deixou feliz porque mostra que estamos indo para o caminho certo”, explica Letícia.

Teoria e prática

Victor Lachowski foi bolsista da AE e agora é aluno de mestrado em Comunicação na UFPR. Enquanto era redator da Agência, participou da campanha de branding e foi responsável pelos brainstorms, reunião em que ideias são despejadas sem filtros para a solução de uma situação, da equipe e traduziu este material em textos como a missão, a visão e o slogan da AE. “Foi muito bacana relembrar todas as etapas do processo de rebranding e perceber como tudo que trabalhamos está vinculado aos conhecimentos teóricos e científicos. Isso também mostra como as produções da AE servem como estudo de caso e, além de contribuir para diferentes áreas do conhecimento, ainda podem servir de incentivo para outras instituições”.

Para Vitor a experiência foi diferente da que estava acostumado em eventos acadêmicos, porque ainda não havia participado de encontros sobre comunicação organizacional. “O trabalho foi muito bem recebido, com muito interesse dos ouvintes sobre nosso artigo e sobre a AE, muitos foram atrás das redes e do site. Foi um momento para compartilhar conhecimento, experiências e ajudar a divulgar um projeto tão essencial como a Agência Escola UFPR”, explica o ex-bolsista.

Foto destaque: Abrapcorp/Reprodução