Por Alana Morzelli e Alice Lima
Supervisão: Maíra Gioia
Fotos: Agência Escola UFPR
A iniciativa busca fortalecer o diálogo entre ciência e comunidade respondendo diretamente às questões mais urgentes e impactando o cotidiano dos estudantes e da população
Entre os dias 17 e 24 de outubro, a Agência Escola UFPR levou ao público escolar o “Pergunte aos Cientistas”, uma iniciativa já conhecida que estreou nas redes da Agência em 2020, durante o início da pandemia — um período marcado por incertezas e dúvidas intensas. Na época, o projeto tinha como objetivo aproximar a ciência da população, coletando perguntas do público e direcionando-as para cientistas capacitados a responder.
Agora, a AE reformulou o “Pergunte aos Cientistas” e ainda incorporou no projeto o Conexão Agência+Escola. A nova iniciativa reuniu várias frentes: a ida de uma cientista até o Colégio Estadual Olivio Belich, no bairro Cajuru, o Open Conexão Agência+Escola e o programa de rádio Conexão Agência+Escola. O colégio fica em uma região de Curitiba marcada por ondas intensas de calor, alto número de casos de dengue e riscos de enchentes devido à proximidade com o rio Atuba. Dessa maneira, num contexto de dúvidas crescentes sobre as tragédias recentes relacionadas ao clima, o tema escolhido foi: emergência climática.
Com essa ação, a Agência Escola UFPR busca fortalecer o diálogo entre ciência e comunidade, especialmente a da educação básica, respondendo diretamente às questões mais urgentes e impactando o cotidiano dos estudantes e da população.
A professora do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integrante do Núcleo de Planejamento da Agência Escola UFPR, Juliana Barbosa, contou que a principal diferença entre os modelos foi o planejamento para o novo público.
“Com esse projeto, a gente inaugura essa fase de estabelecer um vínculo maior com a educação básica, trazendo a ciência pra escola, entendendo que esse é um importante ambiente pra formação desses futuros cientistas”, afirma.
Open Conexão Agência+Escola
No dia 17 de outubro, a AE recebeu 18 alunos do Colégio Estadual Olivio Belich em sua sede. Os alunos selecionados, indicados pela direção do colégio, são protagonistas – aqueles que participam ativamente do processo de ensino-aprendizagem, assumindo responsabilidade pelo seu próprio progresso educacional.
Cheios de expectativas, os estudantes chegaram à Agência Escola UFPR, que fica no Campus Juvevê, no ônibus da Universidade. Para muitos, foi a primeira oportunidade de explorar o ambiente universitário além da fachada do icônico prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Alguns esperavam encontrar um edifício grande e branco; outros imaginavam um espaço repleto de exposições, onde poderiam ver trabalhos científicos e artísticos produzidos por alunos e pesquisadores.
Ana Júlia Dias, uma das alunas, expressou sua empolgação com a experiência.
“Eu quase nem consegui dormir, porque é uma experiência nova, eu nunca fui à UFPR, conheci cientistas e outras pessoas. E o lugar também é uma coisa meio inspiradora”, afirmou.
Durante a visita, os alunos participaram de duas atividades. Nos Núcleos de Audiovisual e Jornalismo, tiveram a oportunidade de gravar um vodcast ao vivo, assumindo os papéis de apresentadores e operadores de câmera, o que lhes permitiu ver de perto o funcionamento da produção audiovisual. Já com o Núcleo de Design e Criação, os estudantes exploraram a criatividade por meio de colagens e realizaram um logotipo e um slogan sobre mudanças climáticas, desenvolvendo ideias para conscientizar sobre a sustentabilidade. Dessa forma, os alunos vivenciaram um dia como “agenters”, experimentando o cotidiano universitário e ampliando suas perspectivas sobre o que seguir no futuro.
Conexão Conexão Agência+Escola
Com grandes expectativas para o dia do Pergunte aos Cientistas, a Agência Escola UFPR produziu um programa de rádio corredor ao vivo no colégio. O objetivo foi dar um gostinho de como seria a nova edição da ação.
No dia 22 de outubro, o programa de rádio corredor “Conexão Agência+Escola” foi apresentado pela bolsista do Núcleo de Jornalismo, Camila Calaudiano, durante o horário de intervalo dos alunos, e contou com a presença da cientista Camila Carpenedo, doutora em Ciências com ênfase em Meteorologia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da UFPR e participante do NAPI (Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação) Emergência Climática, especializada em temas referentes à emergência climática.
Durante o intervalo, foram abordados temas sobre a mudanças climáticas, conectando o assunto com acontecimentos vivenciados pelos estudantes, como as enchentes do Rio Grande do Sul e até mesmo alagamentos no bairro Cajuru, onde fica o colégio e local de moradia da maioria dos estudantes.
E quem estava escutando a programação pelos corredores, também conseguiu participar do programa através de perguntas, que foram repassadas para a cientista, e prontamente respondidas através das caixas de som do colégio.
Pergunte aos Cientistas
Finalmente, no dia 24 de outubro, os alunos do Colégio Estadual Olivio Belich, tiveram a oportunidade de ficar frente a frente com uma cientista para conversar e debater a respeito das emergências climáticas. A ação ‘Pergunte aos Cientistas’ foi uma parceria da Agência Escola com o NAPI (Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação) Emergência Climática, O Napi avalia cenários e possibilidades e sugere soluções envolvendo sustentabilidade ambiental para serem adotadas por toda a sociedade levando em consideração os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O arranjo de pesquisa é uma iniciativa da Fundação Araucária que reúne pesquisadores da UEL, UEM, Unicentro, Unespar, Unioeste, UEPG, UFPR, UTFPR e PUC-PR.
O novo formato do quadro Pergunte aos Cientistas foi inspirado no programa Roda Viva, produzido e transmitido pela TV Cultura. Assim, os 25 alunos presentes puderam fazer perguntas para a cientista que estava no centro da roda. A especialista da vez foi Tamara Simone van Kaick, doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR e cientista do NAPI- Emergências Climáticas.
E se engana quem pensa que criança não se importa com a ciência, perguntas como “Por que Curitiba parece que tem 5 estações no dia?”, “Como vocês preveem o tempo?”, “Qual o impacto de rios canalizados na cidade?” ou “Todo plástico é reciclável?”, encheram a sala do colégio de curiosidade, expectativa e vontade de saber mais.
A cientista Tamara Kaick conta a experiência de estar no centro de tantos questionamentos.
“Eles têm perguntas que vão vindo, é interessante para ver como é dinâmico […] um fala do resíduo, outro dos animais, outros dos rios […] é uma oportunidade para eles começarem a refletir mais sobre as diversas questões”, afirmou.
Os assuntos foram tantos, que ao final do evento, ainda existiam mãos levantadas e temas a serem conversados na roda. Para o diretor do colégio, Paulo Soares da Fonseca, ações como essa trazem a ciência para mais perto da realidade dos alunos.
“Estou até um pouco emocionado com essa oportunidade que a escola está tendo, de ter a presença de uma cientista aqui com os nossos estudantes […] isso é muito bacana porque nós vemos os cientistas tão distantes, e de repente tão próximos de nós […]”, disse.
Os alunos participantes também compartilharam sobre a experiência de conversar com uma cientista a respeito das emergências climáticas.
“A gente conseguiu saber sobre tudo, sobre porque as coisas acontecem, a gente tem que saber o motivo para poder saber a solução.”- Igor Henrique de Andrade, aluno.
Outros ainda fizeram questão de falar que a conversa não terminou por ali, e que querem aprender mais.
“A gente quer ir mais vezes na Agência Escola e quer que vocês venham aqui, eu queria aprender mais sobre ciências, aproveitar que a gente tem a oportunidade”- Erick Brayan dos Santos Rosa, aluno.
Após a ação, os alunos presentes receberam certificados como lembrança de que eles foram comunicadores, cientistas e pesquisadores por um dia. Afinal, quem faz ciência é quem questiona.
Identidade visual
O Núcleo de Design e Criação da AE esteve atento à renovação do projeto e criou peças alusivas às diferentes iniciativas: ida da cientista até o colégio, programa de rádio e open Agência+Escola.
Quer participar?
Se você também tem dúvidas sobre o tema Emergência Climática e o futuro do nosso planeta, envie sua pergunta no direct da AE nas redes sociais ou pelo e-mail agenciaescola@ufpr.br. A nossa equipe será a ponte com cientistas que pesquisam esse assunto, os quais responderão sua pergunta.
Em 2025, a AE UFPR vai continuar aplicando o Pergunte aos Cientistas para aproximar ciência e educação básica com outros temas, igualmente necessários.