Parceria entre Agência Escola e Pró-reitoria de Pós-graduação fortalece divulgação de projetos da UFPR
18 de setembro de 2025
Por Gabriel Costa
Fotos: PROPG (foto principal) e divulgação
Supervisão: Maíra Gioia
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou uma parceria entre a Agência Escola de Comunicação Pública e a recém-criada Pró-reitoria de Pós-graduação (PROPG) para ampliar a divulgação de projetos de extensão e pesquisas. A iniciativa busca dar maior visibilidade às produções científicas desenvolvidas e reforçar a comunicação pública como eixo fundamental no processo de produção de conhecimento científico.
A parceria está vinculada ao Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-graduação (PROEXT-PG), criado em 2024 pela CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). Na UFPR, a adesão se deu por meio do Edital 01/2024 PROEC-PRPPG, que reúne cinco Programas de Pós-graduação e quase 50 projetos de extensão. Entre os grupos contemplados estão: Laboratório Didático de Internet das Coisas para a Sustentabilidade; Conectando saberes: ciências exatas ao alcance de todas e todos; PGs no Museu: Pós-graduação e Extensão no Setor de Ciências Biológicas: o Museu de Ciências Naturais como articulador; Ações Educativas para a Promoção de Orientações em Saúde; e Promoção dos Direitos Humanos por meio de abordagens interdisciplinares e estratégicas intersetoriais de pesquisa-extensão na comunidade.
Para disseminar não só os resultados das iniciativas extensionistas mediadas pela pesquisa quanto o processo de articulação e desenvolvimento das diferentes ações, cada grupo contará com o apoio da Agência Escola, que atuará de forma estratégica na tradução desses conteúdos em diferentes formatos e linguagens, como matérias jornalísticas multiplataformas, vodcast, conteúdo audiovisual e para redes sociais. Dessa forma, a Agência Escola, que acaba de completar sete anos de existência, contribui para fortalecer a cultura científica e aproximar a Universidade do cotidiano da sociedade.
Coordenadora da AE, Regiane Ribeiro
“A Agência Escola acredita em um processo de comunicação e divulgação científica transversal e preocupado com o interesse público. Precisamos fazer circular tudo de importante que é realizado nas universidades e em especial em projetos como esse, democratizando o acesso ao conhecimento e ampliando o impacto social”, destacou a coordenadora da Agência Escola, Regiane Ribeiro.
A PROPG foi criada em fevereiro de 2025, a partir da divisão da antiga Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), com o objetivo de fortalecer e organizar de forma mais estratégica o desenvolvimento da pós-graduação na Universidade. Dentro desse processo, a atual gestão identificou a necessidade de aprimorar a comunicação e a divulgação científica.
Segundo a pró-reitora Edneia Cavalieri, a parceria com a Agência Escola surgiu justamente para atender a essa demanda.
Pró-reitora Edneia Cavalieri
A ideia de firmar a parceria é que a gente entende que divulgação científica é muito mais do que só comunicar. É um processo, um protocolo de ideias, sugestões e também de execução. A Agência Escola tem um know-how de divulgação científica, que é o que a gente compreende como o caminho adequado: não simplesmente comunicar, mas pensar cada etapa em torno de um tema ou assunto, tratando a comunicação também como ciência”, afirmou.
Cavalieri destacou ainda que a expectativa é reforçar o papel estratégico da divulgação científica.
“Queremos mostrar para os órgãos de fomento, como a Capes, que a divulgação científica não é feita de qualquer maneira. Ela tem uma base científica, exige trabalho qualificado, recursos financeiros e pessoas dedicadas. A parceria com a Agência Escola vem justamente para nos ajudar a consolidar esse processo e dar maior visibilidade aos projetos”, completou.
A equipe responsável pelo desenvolvimento da parceria conta com a bolsista de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) Ana Paula Heck, com o estudante de Jornalismo Gabriel Schroeder da Costa, que atuarão diretamente na execução das ações de divulgação, com orientação da coordenadora da Agência Escola, Regiane Ribeiro, e da coordenadora do Núcleo de Jornalismo, Maíra Gioia.
Esse movimento reafirma a importância das parcerias e da criação de grandes redes de divulgação científica, capazes de potencializar o trabalho das universidades e de contribuir de forma imprescindível para a solução dos desafios sociais.
Projetos da UFPR aproximam a nutrição do cotidiano e mostram o poder da extensão universitária na transformação social Por...
Sobre a Agência Escola UFPR
A Agência Escola UFPR, a AE, é um projeto criado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, possui uma equipe multidisciplinar de diversas áreas, cursos e programas que colocam em prática a divulgação científica. Para apresentar aos nossos públicos as pesquisas da UFPR, produzimos conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, podcasts, audiovisuais, eventos e muito mais.