Cooperação irá realizar diagnóstico comunicacional para proposição de estratégias para um público mais abrangente
Por Cecília Comin
Fotos: Marcos Solivan/Sucom
Supervisão: Maíra Gioia
No início de setembro, a Agência Escola uniu forças com o Laboratório de Minerais e Rochas (LAMIR), do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), visando aprimorar a forma de se comunicar ciência. O objetivo da parceria é identificar os maiores acertos, bem como aquilo que pode melhorar no processo comunicativo do laboratório e, a partir disso, adotar um plano estratégico que garanta a popularização das pesquisas e projetos desenvolvidos dentro do Lamir para um público mais amplo — dentro e fora da Universidade.
O Instituto Lamir surgiu em 2007, com o objetivo de ser um laboratório de alta tecnologia para análises químicas e físicas que pudesse ser usado tanto por pesquisadores, quanto por empresas privadas da área — estimulando essa interação. A iniciativa de aliar conhecimentos com a AE partiu da própria equipe.

A coordenadora geral da Agência Escola UFPR e diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da UFPR, Regiane Ribeiro, esteve à frente desse processo de aproximação e conexão. Para ela, essa interdisciplinaridade é essencial na missão de uma universidade pública.
“É extremamente relevante a gente ampliar as parcerias da Agência Escola, e os grandes laboratórios da universidade despertarem para essa importância de divulgar, popularizar a ciência. Muito mais do que isso, de ter uma comunicação estratégica com seus públicos, até no sentido de fortalecer o que a gente chama de cultura científica e papel social da universidade”, reconheceu.
Difundir a ciência produzida na UFPR é fundamental para aproximar o conhecimento acadêmico da sociedade, tornando-o mais acessível e relevante para o cotidiano das pessoas. Ao compartilhar o trabalho desenvolvido por laboratórios como o LAMIR, é possível engajar a população de forma crítica sobre temas como saúde, meio ambiente e tecnologia. Além de desconstruir a ideia da ciência como uma coisa distante, um bom planejamento ainda promove a valorização dela, sempre alinhando comunicação interna, institucional e divulgação.
Para tanto, a Agência Escola se compromete a criar formatos e linguagens diferenciados que traduzam o processo científico para a sociedade de maneira clara, acessível e efetiva. A prioridade é estabelecer uma verdadeira troca horizontal de conhecimentos entre os grupos, difundir no LAMIR a importância da divulgação científica para uma audiência leiga e, ao mesmo tempo, praticar a escuta ativa dos pesquisadores e da equipe, assegurando o alinhamento com a visão de cada projeto.

A professora doutora Anelize Bahniuk, além vice-coordenadora do Centro de Ciências Forense, é diretora do Instituto. Ela acredita que aprimorar a comunicação será uma ferramenta para promover a valorização do papel da universidade na produção de conhecimento.
“Divulgar nossas pesquisas e o trabalho do Instituto é fundamental porque permite que a sociedade compreenda e tenha acesso a relevância do que realizamos aqui. Isso fortalece a compreensão pública sobre a importância dos recursos minerais e das pesquisas em geologia”, afirma.

Já a pós-doutoranda Priscila Zimermann, que atua no desenvolvimento do website do laboratório, defende que é essencial mostrar ao grande público como a pesquisa traz impactos que afetam o dia a dia.
“O primeiro passo para isso vai ser reestruturar o site. É importante que as pessoas saibam da qualidade e comprometimento da equipe do Lamir com as entregas que se propõe. Minha expectativa é que seja o primeiro passo para uma parceria longeva”, observou Priscila.