A Agência Escola UFPPR também produz conhecimento científico sobre as ações e os produtos desenvolvidos pela nossa equipe, articulando conceitos sobre Comunicação, Comunicação Pública da Ciência e Divulgação Científica. São artigos publicados em congressos acadêmicos ou periódicos da área.
2023
Trabalhos apresentados no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional)
A comunicação pública da ciência e sua influência na cultura científica da universidade pública: o caso da Agência Escola da UFPR
Autores: Fernanda Casale Sartor de Oliveira e Regiane Regina Ribeiro
Link: não disponível
A Comunicação da Ciência na Prática: Os Casos da Agência Escola UFPR (Brasil) e do LabCom UBI (Portugal)
Apresentado no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional)
Autores: Cláudia Quadros, Regiane Ribeiro, Anabela Gradim e Aline Grupillo
Link do artigo compleo.
Trabalhos apresentados no XVIII Congresso RedPOP
Link dos resumos completos.
INICIATIVAS INSTITUCIONAIS EM DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: O CASO DA AGÊNCIA ESCOLA UFPR
Autores: Regiane Ribeiro, Patricia Goedert Melo
MAPEAMENTO DO CONSUMO MIDIÁTICO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ENTRE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE CURITIBA/PR
Autores: Valquíria Michela John, Breno Antunes da Luz, Robson Souza dos Santos e Julia Aparecida Pedroso
O QUE TEM DE JORNALISMO CIENTÍFICO NO TWITTER? NOVAS LINGUAGENS E EMPACOTAMENTOS DE CONTEÚDO A PARTIR DE LÓGICAS DE PRODUÇÃO
Autores: Gabriel Airto Domingos e Chirlei Kohls
O PERFIL COMO FERRAMENTA PARA A HUMANIZAÇÃO DA CIÊNCIA: O CASO DA SÉRIE ‘MULHERES NA CIÊNCIA’ NO PODCAST FALA, CIENTISTA!
Autores: Robinson Samulak Alves e Valquíria Michela John
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA SALA DE AULA: TRABALHANDO CONCEITOS ANTROPOLÓGICOS EM PRODUTOS COMUNICACIONAIS SONOROS
Autores: Larissa Drabeski, Valquiria Michela John
Trabalhos apresentados ou coordenados na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
SESSÃO DE PÔSTER JORNALISMO CIENTÍFICO NAS RUAS: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA AGÊNCIA ESCOLA UFPR COM AS PESSOAS
Autores: Claudia Irene de Quadros, Chananda Lipszyc, Letícia Negrello Barbosa e Larissa Drabeski
MINICURSO FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA ABERTA PARA UMA COMUNICAÇÃO CIDADÃ
Ministrantes: Rodrigo Reis (UFPR), Anabela Maria Gradim Alves (UBI) e Regiane Regina Ribeiro (UFPR)
Ementa: Debater a ciência aberta como um modelo democrático, apresentando os conceitos fundamentais apresentados na recomendação de ciência aberta da UNESCO. Defendemos que a participação cidadã nesta discussão é importante para a construção da imagem de instituições de pesquisa ao incentivar culturas políticas democráticas.
MINICURSO PLANEJANDO UMA EXPOSIÇÃO PARA A CIÊNCIA ABERTA
Ministrantes: Claudia Irene de Quadros (UFPR), Paulo Reis (UFPR) e Naotake Fukushima (UFPR)
Ementa: Os conceitos de ciência aberta são debatidos neste curso que ensina a planejar uma exposição colaborativa. A proposta é fortalecer a comunicação mais democrática, divulgando a pesquisa que defende os princípios da ciência aberta.
MINICURSO PLANEJANDO UMA EXPOSIÇÃO PARA A CIÊNCIA ABERTA
Ministrantes: Claudia Irene de Quadros (UFPR), Paulo Reis (UFPR) e Naotake Fukushima (UFPR)
Ementa: Os conceitos de ciência aberta são debatidos neste curso que ensina a planejar uma exposição colaborativa. A proposta é fortalecer a comunicação mais democrática, divulgando a pesquisa que defende os princípios da ciência aberta.
MINICURSO PODCAST E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: POTENCIAL E DESAFIOS
Ministrantes: Valquíria Michela John (UFPR) e Robinson Samulak Alves (UFPR)
Ementa: O podcast é um fenômeno midiático mainstream, com cada vez mais ouvintes em todo o mundo – incluindo o Brasil, um dos cincos países do mundo que mais produzem conteúdos nesse formato. É um tipo de produção democrática, com temas e formas narrativas que dialogam com diferentes faixas etárias. A partir da experiência na produção do Fala, Cientista, podcast criado e produzido pela Agência Escola UFPR (onde atuam os ministrantes), abordaremos o potencial do podcast para a Divulgação Científica, bem como dicas e desafios para o desenvolvimento de propostas de podcasts pelos participantes.
Coordenação da mesa-redonda OS BRASILEIROS CONFIAM NA CIÊNCIA?
Coordenadora: Valquíria Michela John. Palestrantes: Luisa Massarani (FIOCRUZ), Vanessa Oliveira Fagundes (FAPEMIG) e Soraya Soubhi Smaili (UNIFESP)
Assista à mesa-redonda
Coordenação da mesa-redonda O LUGAR DAS HUMANIDADES NA POLARIZAÇÃO DIGITAL CONTEMPOR NEA (ANPUH-Brasil)
Coordenadora: Regiane Ribeiro. Palestrantes: Mateus Henrique de Faria Pereira (UFOP), João Cezar de Castro Rocha (UERJ) e Rosana Pinheiro Machado (UFRGS)
Assista à mesa-redonda
2022
PARA FAZER E ENSINAR JORNALISMO CIENTÍFICO: UMA EXPERIÊNCIA DA AGÊNCIA ESCOLA UFPR
Apresentado no 17º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo
Autores: Claudia Irene Quadros, Chirlei Diana Kohls, Larissa Drabeski e Bruno Ferreira
Link do artigo completo.
METAFORIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE BRANDING: o uso de processos cognitivos na estruturação dos pilares da Comunicação Organizacional da Agência Escola UFPR
Apresentado no XVI Abrapcorp
Autores: Victor Finkler Lachowski, Laura Martins Carvalho Queiroz, Letícia Salem Herrmann Lima
Resumo: Este trabalho apresenta a utilização da metodologia de metaforização, sob o viés da neurociência (ZALTMAN, 2003) e dos estudos do consumo (LIPOVETSKY, 2011) para a criação de campanha de rebranding da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica da UFPR (AE UFPR). Serão trabalhados os conceitos de Marca (AAKER, 2007), reposicionamento (RIES, TROUT, 1997) e neurocomunicação (LAVAREDA, CASTRO, 2016). Na sequência, será apresentado o case da AE UFPR onde a metaforização foi base no desenvolvimento de uma reconstrução das diretrizes organizacionais e slogan da campanha. Adiante, é discutido como a metodologia foi fundamental para a construção da nova identidade visual, campanha institucional e relacionamento com seus públicos, visando à comunicação organizacional e à formação dos profissionais envolvidos.
Link do artigo completo.
Trabalhos apresentado no Intercom Sul 2022
Planejamento Estratégico no Instagram para comunicar ciência
Autores: Kamilla Schreiber, Laura Martins Carvalho Queiroz
Link para o resumo expandido.
Comunicação Integrada para as redes sociais da Agência Escola UFPR
Autores: Julia Oliveira Freire e Fernanda Machado Lelis
Link para o resumo expandido.
2021
PARTICIPAÇÃO, CIDADANIA E CIÊNCIA: a experiência Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR
Apresentado no Encontro da Compós
Autoras: Regiane Ribeiro, Claudia Irene Quadros, Patricia Goedert Melo, Chirlei Kohls,
Resumo: A Comunicação Pública para a Ciência na universidade tem o propósito de incentivar o diálogo entre a sociedade e seus cientistas. Ao envolver o cidadão nos debates sobre suas ações de ensino, pesquisa e extensão, a universidade possibilita a troca de conhecimentos com a comunidade. Neste artigo, discutimos como essa relação é estabelecida por meio do projeto Pergunte aos Cientistas, no qual a população pode esclarecer dúvidas sobre a Covid-19 com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Esse projeto faz parte da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR. Para analisar essa aproximação da sociedade com os cientistas, buscamos apoio nos estudos sobre formação de públicos e refletimos sobre os conceitos de Ciência Aberta, Divulgação Científica e Comunicação Pública da Ciência. A iniciativa tem demonstrado a importância de um cidadão ativo e ciente do seu entorno.
Palavras-Chave: Divulgação científica, Ciência Aberta, Públicos
Link do artigo completo.
FONTES, GESTÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: relato do desenvolvimento de uma ferramenta de busca para Imprensa
Publicado na Revista Observatório
Autores: Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco, Fabia Cristiane Ioscote, Antonio Rodrigues Barros e Matheus Dias Galdino Soares
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar um relato do desenvolvimento do Guia de Fontes @UFPR, uma ferramenta para busca de informação científica criada no âmbito da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural (AE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Neste contexto, o trabalho discute a informação e a gestão de conteúdo científica sob um ponto de vista interdisciplinar e descreve o desenvolvimento do software contemplando o Jornalismo, a Gestão da Informação e a Computação, areas do conhecimento nas quais estão pautados os princípios metodológicos do Guia de Fontes @UFPR. Por fim, o trabalho apresenta os resultados à luz da Divulgação Científica.
Palavras-Chaves: Fontes de Informação; Gestão de Conteúdo; Desenvolvimento web;
Jornalismo; Divulgação Científica.
Link do artigo completo.
2020
A Divulgação científica a partir da formação e experimentação na agência escola UFPR
Apresentado no 19º Encontro Nacional de Professores do Jornalismo
Aurtores: Chirlei Kohls, Maria Fernanda Mileski de Paula, Bruno Caron Ferreira, Matheus Dias Galdino Soares, Breno Antunes da Luz, Luiz Fernando Hanysz
Resumo: Divulgar a ciência para sociedade é a missão da Agência Escola de Comunicação Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para isso, a atuação é feita em articulação entre bolsistas de graduação, pós-graduação, professores e profissionais. A partir dos eixos da formação, experimentação e inovação, a divulgação científica é pensada e realizada para democratização do acesso ao conhecimento científico e a chamada alfabetização científica (BUENO, 2010; TARGINO, TORRES, 2014; HERNANDO, 2003). Para levar o conhecimento científico produzido na UFPR à sociedade e ao maior número de pessoas possível, além das publicações no site da Agência Escola UFPR e portal UFPR, o projeto busca um contato mais próximo com a imprensa local, regional, nacional e até internacional.
Palavras-chave: Divulgação científica. Agência Escola UFPR. Formação. Experimentação. Assessoria de comunicação e imprensa.
Link para o artigo completo.