Como a Agência Escola UFPR proporciona uma atuação diversa que me ajuda como designer #AgênciaEscolaUFPR
Por Letícia Terumi
Entrei para Agência Escola UFPR (AE) como bolsista de Design Gráfico no final de julho de 2021, ou seja, durante a pandemia, em trabalho remoto. Quando ingressei na equipe, esperava experimentar e me desenvolver como designer, além de me conectar melhor com a ciência da Universidade Federal do Paraná que, apesar de ser um assunto que acho legal e considero importante, não tinha muito conhecimento sobre.
Logo no início já recebi um trabalho de desenvolver as capas de divulgação do podcast Fala, Cientista!. Meu trabalho foi criar uma composição visual que transmitisse de forma concisa o tema de cada episódio.
Esse processo foi muito o que é conhecido de “aprender errando”. Geralmente eu “errava” na escolha da imagem, ou não conseguia estabelecer um ponto de foco, ou seja, o local que eu gostaria que chamasse mais a atenção do olhar. Por conta disso, eu chegava a criar várias opções de capa até conseguir a aprovação final. As responsáveis por essa aprovação foram a professora Kelli Smythe, orientadora na época do Núcleo de Design da AE, e a gestora de desenvolvimento institucional da Agência, Patricia Goedert Melo.
Com os feedbacks, consegui entender um pouco melhor como usar as formas para chamar a atenção do leitor, o porquê determinada imagem não representava tão bem um tema e sobre outras questões que eu não enxergava. Isso tudo me ajudou tanto a criar uma peça mais rica visualmente quanto a exercitar minha visão crítica sobre o que eu crio.
Neste ano de 2022, surgiram outras diversas mudanças e oportunidades dentro da AE, como a volta do trabalho presencial, novas pessoas na equipe de Design e demandas de criação de logomarcas para produtos novos.
Trabalhar presencialmente trouxe uma compreensão e um sentimento coletivo muito maior em mim, já que agora vejo as pessoas trabalhando ao vivo e a cores do meu lado. Isso também proporcionou uma melhor interdisciplinaridade e comunicação com outras áreas. Trabalhos que realizei dentro da AE que ilustram isso muito bem foram a criação da logo para o boletim sonoro “Pro Seu Conhecimento” e para o produto “Ciência em Ponto“, que apresenta notícias em vídeos curtos.
O “Pro Seu Conhecimento” foi a minha primeira experiência de criação de logo dentro da Agência Escola e, para entender melhor sobre o contexto que ele foi criado, recebi um briefing desenvolvido pela equipe de Planejamento que explicava que caminho a logo deveria tomar.
O produto traria um conhecimento científico transmitido numa linguagem acessível e mais informal. Foi um desafio criar um produto visual que atendesse a esse objetivo, já que é muito fácil acabar representando algo informal que não seja confiável e vice-versa. Para isso, logo no início do projeto, fiz uma pesquisa iconográfica com diversos logos de produtos sonoros, priorizando o ramo jornalístico de divulgação científica para entender melhor os extremos de cada um de modo a achar um meio-termo.
Pesquisa iconográfica com logos de produtos sonoros para criação da identidade visual do Pro Seu Conhecimento. Imagens: Divulgação
Depois disso, comecei a etapa de geração de alternativas, que foi bem cíclica, de ir e voltar, errar, acertar e refinar dezenas de opções.
De todas as ideias, optei por apresentar três alternativas, cada uma transmitindo algo diferente: uma mais descontraída, outra mais séria e institucional e uma equilibrando as duas opções. Foi um processo em que exercitei a defesa do meu trabalho e que, tal como as capas do Fala, Cientista!, treinou meu olhar crítico de designer, mas que também foi bem difícil de gerar ideias novas para apresentar à equipe.
Já no desenvolvimento da logo do “Ciência em Ponto”, na qual trabalhei com a Luiza Talamini, outra bolsista do Núcleo de Design da AE, percebi que é mais fácil criar novas ideias com trocas conjuntas durante o processo de criação. A experiência também contou com bastante interação multidisciplinar e o resultado final acabou sendo uma soma de esforços das equipes de Jornalismo, Planejamento, Design e Audiovisual.
Hoje, me vejo em um ambiente de trabalho confortável, mas que, ao mesmo tempo, é desafiador e que me permite experimentar coisas novas, como testar diversas áreas de Design Gráfico, ter contato multidisciplinar, participar de workshops e escrever artigos científicos. Também possibilita meu desenvolvimento como designer, preenchendo meu portfólio com trabalhos incríveis e que, com certeza, me ajudarão no futuro. Tudo isso me deixa orgulhosa por estar conectada com a ciência e a divulgação científica e por me fazer sentir parte de algo maior que contribui com a sociedade.