fbpx

Notícias

Agência Escola UFPR promove a popularização da ciência no maior evento científico do Paraná

Por Priscila Murr 

Fotos: Agência Escola UFPR 

Supervisão: Maíra Gioia

 

Em cinco dias de realização, Paraná Faz Ciência 2024 espera receber 35 mil pessoas 

 

São pouco mais de 500 quilômetros, numa viagem de aproximadamente seis horas e, ao final do trajeto entre Curitiba e Maringá: a chegada da Agência Escola (AE) UFPR ao maior evento científico do Estado, o Paraná Faz Ciência 2024. Sediado pela primeira vez na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o encontro acontece entre 7 e 11 de outubro, com expectativa de público de 35 mil pessoas. 

Durante cinco dias, portanto, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de áreas diversas se reúnem em debates, palestras, workshops, visitas técnicas, oficinas práticas, exposições de projetos científicos e apresentações culturais, mostrando ao público que a ciência está presente em cada detalhe do nosso dia a dia. 

Promovendo a troca de conhecimentos e experiências, a segunda edição presencial da feira traz o tema “Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade”, estimulando a discussão sobre desenvolvimento sustentável e a valorização tanto dos saberes tradicionais quanto contemporâneos, sob divisão em seis eixos temáticos (Cultura e Sustentabilidade, Mostras, Visitas Técnicas, Oficinas, Cultura e Arte e Eventos Acadêmicos). 

 

Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES), Inácio Arruda na solenidade de Abertura do Paraná Faz Ciência 2024

 

 

 

 

 

Com estrutura de aproximadamente 4.500 m², o Câmpus Sede da UEM abriga 50 estandes de instituições parceiras e de organizações da própria universidade, como o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), os campi regionais e os museus da instituição. 

Ao chegar exatamente na metade desse ambiente, no estande de número 25, depois de percorrer os mais diversos espaços de divulgação científica, o tom alaranjado da AE UFPR toma conta dos olhos e da atenção de quem caminha pelo local.  

Representado com diferentes projetos, a equipe do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência (PrFC) organizou um estande diverso, composto tanto pela AE quanto pelo Conexão Ciência (C²), pelo Programa Interinstitucional De Ciência Cidadã Na Escola (PICCE) e pela Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. 

Orgulhoso pela organização de um dos maiores eventos de ciência, tecnologia e inovação do país, o Pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, Rafael da Silva, declara ser fundamental a participação dos expositores neste momento. 

 

“Temos cadastrados 190 projetos na mostra interativa, 282 ações divididas em oficinas e visitas técnicas, mais de 13 mil inscrições realizadas, 118 escolas de 48 municípios inscritas (mais de 6 mil alunos do Ensino Médio e quase 4 mil do Fundamental), 24 instituições presentes. Essa síntese de dados deve aumentar até o final, mas já dá a dimensão deste evento”, aponta.  

 

 

 

Para disseminar a ciência estande adentro – e afora também -, a Agência Escola conta com estratégias de divulgação por meio da apresentação oral de seus produtos, exposição de materiais gráficos no estande e participação ativa durante as sessões, oficinas, palestras e painéis. 

 

 

 

 

Lembrando da importância da interação das universidades em situações como esta, que reúnem diversas personalidades da ciência, o Relações Públicas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Técnico Administrativo e doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR, João Cubas chama a atenção para a presença marcante da UFPR no Paraná Faz Ciência 2024.  

 

“É muito importante a gente estar aqui para mostrar o nosso trabalho e o que os nossos projetos estão fazendo. Nós trouxemos 11 projetos de extensão, das mais variadas áreas do conhecimento, que estão trazendo o que eles já mostram para a comunidade próxima a Curitiba, aqui para os nossos estudantes de Ensino Fundamental e Médio, para a comunidade de Maringá, para a comunidade da UEM. Então, essa interação entre os projetos e a comunidade é fundamental”, reconhece. 

 

 

O articulador do NAPI PrFC e professor da UFPR, Rodrigo Reis fala da importância da construção e fortalecimento em rede.

 

“A nossa ideia é fortalecer a divulgação científica, a popularização da ciência e a cultura científica. E isso passa por uma série de iniciativas, articulando as feiras de ciências, as olímpiadas científicas e os projetos de comunicação pública da ciência, por exemplo”. 

 

Representando a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES), Inácio Arruda enfatiza o valor histórico deste encontro.   

 

“O Paraná, hoje, neste instante, é o centro da ciência. Vocês, hoje, são o centro da ciência no Paraná, e digo pra vocês: o centro da ciência do Brasil. São vocês que estão comandando. E já são o exemplo para o país inteiro”, garante. 

 

O evento é realizado pela UEM, em parceria com a Fundação Araucária (FA), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), e instituições paranaenses de ensino, pesquisa e inovação. Conta, também, com a parceria de Instituições de Ensino Superior (IES): a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (Uenp), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Paraná (Unespar), bem como outras entidades privadas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais lidas

Sobre a Agência Escola UFPR

A Agência Escola UFPR, a AE, é um projeto criado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, possui uma equipe multidisciplinar de diversas áreas, cursos e programas que colocam em prática a divulgação científica. Para apresentar aos nossos públicos as pesquisas da UFPR, produzimos conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, podcasts, audiovisuais, eventos e muito mais.

No Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Curta!