Agência Escola UFPR participa de evento internacional com case de divulgação científica

Pergunte aos Cientistas foi apresentado pela coordenadora Regiane Ribeiro na 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde e levanta debate sobre democratização da ciência #AgenciaEscolaUFPR

Por Cecília Sizanoski
Sob supervisão de Chirlei Kohls

“O diálogo com os pesquisadores de diferentes áreas é importante não só para criar uma cultura de divulgação científica dentro da universidade, mas também para aproximar os cientistas que entendem pouco de comunicação”, explica a coordenadora da Agência Escola UFPR, Regiane Ribeiro, que também é diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da UFPR. Pensando nessa funcionalidade, o tema Comunicação e Ciência recebeu destaque no dia 6 de abril na 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, organizada pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais). O evento aconteceu entre os dias 4 e 7 de abril presencialmente no Hotel Holiday Inn, em Natal (RN) e teve como tema “Sistemas Resilientes: o impacto social da inovação em saúde”.

Foram três atividades relacionadas à comunicação: dois painéis e uma palestra. O primeiro painel debateu o tema “Perspectivas de inovação em educomunicação para a saúde” e a palestra foi sobre o protagonismo dos cientistas no processo de comunicação científica. O segundo painel teve a participação da coordenadora da Agência Escola UFPR, que apresentou uma ação do projeto de extensão dentro da temática “Desafios e estratégias para qualificar a Comunicação Pública da Ciência da Saúde”.

Baseada na experiência com o Pergunte aos Cientistas, a professora Regiane falou sobre a importância de popularizar a ciência por meio da comunicação. Ela explica que isso vai muito além do uso de linguagem acessível na produção de conteúdo científico, mas serve também para criar relações mais próximas entre os próprios cientistas e deles com o público. “Quando a gente cria perspectivas de possibilidades de trazer a comunicação para perto deles [os cientistas], eles começam a descobrir também que é possível ter autonomia para divulgar ciência”.

O Pergunte aos Cientistas, da Agência Escola, reúne cientistas para responder a dúvidas do público sobre ciência. Já foram respondidas mais de 300 perguntas e cada edição conta com um tema geral, como sobre a pandemia e “Desastres naturais”, que é o mais recente. A ação tem como objetivo combater informações falsas e aproximar as pessoas da produção de conhecimento dentro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tentando democratizar a ciência.

Ainda não conhece o Pergunte aos Cientistas? Clique aqui e confira.

Foto destaque: 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde/Divulgação