Por Regiane Ribeiro
Coordenadora da Agência Escola UFPR
Ao longo dos últimos sete anos, a Agência Escola UFPR (AE) construiu uma trajetória sólida no campo da Comunicação Pública e da Divulgação Científica inserida no Laboratório de Comunicação Pública da Ciência do SACOD – Setor de Artes, Comunicação e Design. Atuando como projeto de desenvolvimento institucional, consolidamos, principalmente, um eixo formativo que uniu prática e reflexão, experimentação e compromisso público. Nesse período, fomos espaço de criação, aprendizado e produção de conhecimento, sempre orientados pelos pilares conceituais da comunicação pública, da ciência cidadã e da ciência aberta.
Formamos mais de 100 bolsistas de graduação e 30 de pós-graduação que, junto a professores, técnicos-administrativos, profissionais de comunicação e parceiros institucionais de dentro e de fora da Universidade, contribuíram para o fortalecimento de uma rede de divulgação científica na UFPR e no Brasil. Nossas produções, em diferentes formatos e plataformas, alcançaram prêmios, publicações, eventos e colaborações, consolidando a AE como um laboratório vivo de processos e práticas comunicacionais para ciência e de formação crítica.
Nesse percurso, pudemos exercer a nossa missão: criar e fortalecer relações acessíveis e informativas entre as pessoas e a ciência, rompendo barreiras entre a produção de conhecimento e a sociedade.
Agora, encerramos um ciclo. Um ciclo que deixa legados profundos em todos nós, mas que também abre novos caminhos. A Agência Escola UFPR, guiada por sua visão institucional de ser inspiração na popularização da ciência e incentivar as universidades públicas brasileiras a se aproximarem, cada vez mais, da sociedade, passa atuar como projeto técnico-científico do Laboratório de Comunicação Pública da Ciência.
Essa transição não representa uma ruptura, mas um ajuste organizacional da nossa trajetória. A formação, antes eixo central das atividades, agora se fortalece no diálogo com parceiros, nas pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, e na busca por editais e colaborações que ampliem nosso alcance. Mantemos o compromisso com o ensino, a experimentação e o trabalho colaborativo, agora orientados por dois grandes eixos: a produção de conhecimento em Comunicação Pública da Ciência e a mediação comunicacional à divulgação científica e à popularização da ciência.
Nessa nova etapa, seguiremos atuando de forma integrada na construção e execução de estratégias de divulgação para projetos interinstitucionais — especialmente aqueles desenvolvidos por laboratórios e redes de pesquisa em parceria com entes públicos e privados, ampliando sua visibilidade, impacto e legitimidade social. Também oferecemos serviços especializados, aplicando o conhecimento produzido na universidade e no laboratório para fortalecer políticas públicas, processos de inovação e iniciativas de divulgação científica, sempre com rigor técnico e responsabilidade social.
Assim como a própria ciência, que se reinventa a cada descoberta, seguimos conectando ideias, pessoas e saberes.
Se o movimento da ciência inspira transformação, é nesse movimento que o Laboratório de Comunicação Pública da Ciência da UFPR se reinventa e segue inspirado a seguir em frente: com a ciência, pela ciência e para a sociedade.









