Reconhecimento é recebido com entusiasmo e evidencia a importância da divulgação científica na formação de estudantes #AgenciaEscolaUFPR
Por Maria Fernanda Mileski
Edição: Chirlei Kohls
A Agência Escola de Comunicação Pública UFPR foi premiada com o título de menção honrosa pelo trabalho “A divulgação científica a partir da formação e experimentação na Agência Escola UFPR”, exposto no 19° Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ). O relato de experiência foi desenvolvido e apresentado por bolsistas e profissionais no Grupo de Pesquisa (GP) Produção Laboratorial eletrônicos e impressos.
Os trabalhos reconhecidos foram selecionados pela diretoria científica da Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (Abej), que levou em consideração a qualidade das produções apresentadas nos cinco Grupos de Pesquisa do evento.
A professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e coordenadora da Agência Escola UFPR, Regiane Ribeiro, destaca que o reconhecimento tem um importante significado. Vai de encontro com os eixos norteadores do projeto, que visam o envolvimento dos estudantes e bolsistas de graduação e pós-graduação em atividades para desenvolver habilidades acadêmicas, além da produção técnica.
“É importante perceber que nossos alunos estão produzindo inúmeros produtos de comunicação para divulgação científica e transformando isso em pensamento científico da comunicação para a ciência. Vemos que a ideia do tripé experimentação, execução e formação está funcionando”, relata.
A professora ainda afirma que a menção honrosa contribui para a criação de uma cultura de divulgação científica na UFPR, principalmente junto aos bolsistas da Agência Escola, que pensam em como divulgar ciência. “É uma sensação de dever cumprido como coordenadora do projeto”.
O Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ) é um evento anual promovido pela Abej, que tem como objetivo reunir professores, estudantes e profissionais da área para trocar experiências relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão em Jornalismo no Brasil. Em 2020, o tema do encontro foi “O Ensino do Jornalismo como instrumento de defesa para uma sociedade democrática”.
Formação e experimentação
na Agência Escola
O relato de experiência “A divulgação científica a partir da formação e experimentação na Agência Escola UFPR” foi apresentada pelos bolsistas de graduação Breno Antunes e Luiz Fernando Hanysz; pelos bolsistas de pós-graduação Bruno Caron Ferreira, Matheus Dias Galdino e Maria Fernanda Mileski; e pela jornalista Chirlei Kohls. Foram abordadas as experiências de ensino de jornalismo e a rotina de produção jornalística com o objetivo de levar o conhecimento científico produzido na UFPR à sociedade, com destaque para as ações Banco de Pautas Covid-19 e Pergunte aos Cientistas.
É Chirlei Kohls quem ressalta que a conquista da menção honrosa é um reconhecimento da divulgação científica como instrumento que leva o conhecimento produzido na Universidade para a sociedade. Essa é uma das missões da Agência Escola. A jornalista reforça o papel da formação e da experimentação no aprendizado de todos os envolvidos no projeto, que segundo ela, desenvolvem senso crítico e habilidades jornalísticas.
“Esses eixos são incorporados nas rotinas de trabalho que aliam teoria e prática, integrando um processo de produção conjunto entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da área”, completa.
A menção honrosa para
os bolsistas da Agência Escola
Breno Antunes é estudante do segundo ano da graduação em Jornalismo da UFPR e mesmo nos anos iniciais pôde apresentar em um evento científico através da Agência Escola, em que atua como bolsista de graduação. Para ele, foi importante perceber que professores, profissionais e estudantes do Jornalismo reconhecem o trabalho de divulgação científica realizado pelo projeto.
O estudante também percebeu que a conquista fortalece os pilares de aprendizado na sua trajetória acadêmica. “Ver professores validando e elogiando o papel que temos na valorização da UFPR e da ciência é muito importante. Estou no começo da graduação, mas vejo que o trabalho que desenvolvo e a experiência que eu ganho podem me ajudar muito no futuro”.
O estudante e bolsista de pós-graduação Bruno Caron concorda com a importância do reconhecimento da Agência Escola a partir dos seus pares, pesquisadores da área do Jornalismo. Bruno destaca que a visão de quem é de fora do projeto contribui para o aperfeiçoamento da divulgação científica realizada.
“Sendo aluno de pós-graduação em Comunicação, acabo fazendo leituras sobre divulgação científica. Com a Agência Escola, eu tive a oportunidade de colocar muito desses conhecimentos em prática e consigo fazer uma aproximação maior entre a ciência e a produção científica na minha área”, defende.
Bruno ainda salienta que as ações do projeto durante o período de pandemia da Covid-19 também mereceram destaque na apresentação durante o evento. “Eu entrei na Agência Escola nesse período de pandemia. Uma experiência que contribui bastante é perceber que conseguimos produzir diversos textos sobre as pesquisas da UFPR, mesmo em um momento de adversidade. Foi uma experiência enriquecedora para mostrar no ENPJ”.