O que você quer saber sobre ciência? Envie sua dúvida sobre qualquer tema para a ação Pergunte aos Cientistas

Nesta edição do Pergunte aos Cientistas, ação da #AgênciaEscolaUFPR, quem escolhe o tema é você; envie sua dúvida até a próxima quarta-feira (23)

Por Leticia Negrello Barbosa
Sob supervisão de Chirlei Kohls

Seja sua dúvida sobre a eficácia de vacinas, as pirâmides do Egito ou a possibilidade de vivermos em Marte, nesta edição do Pergunte aos Cientistas, quem escolhe o tema é você. A ação, que foi lançada pela Agência Escola UFPR durante a pandemia de Covid-19 com a intenção de aproximar a sociedade do conhecimento científico, reinventa-se em novas temáticas e ações presenciais.

Para participar, basta enviar o que você tem curiosidade de saber sobre ciência até a próxima quarta-feira (23) por e-mail (agenciaescolaufpr@gmail.com), ou também pelas redes sociais (Instagram, Facebook ou Twitter) da Agência Escola UFPR (AE), junto com seu nome completo, idade, profissão e cidade onde reside. As perguntas são selecionadas pelo Núcleo de Jornalismo da AE, que busca as respostas com pesquisadores da Universidade. As dúvidas e os respectivos esclarecimentos dos cientistas são publicadas no site da AE e no portal UFPR, além de serem enviadas como sugestão de pauta para imprensa.

Para Chirlei Kohls, editora e orientadora do Núcleo de Jornalismo da AE e idealizadora da ação, o tema livre é uma possibilidade de envolver os mais diversos assuntos e áreas do cotidiano.  “É uma oportunidade de enviar dúvidas sobre o que inquieta e desperta curiosidade no dia a dia das pessoas, trazendo o conhecimento científico para responder questões vindas da própria sociedade”, diz a jornalista e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPR.

Além das dúvidas recebidas nas redes sociais, o Pergunte aos Cientistas pretende também dar continuidade a uma série de ações presenciais que vêm fazendo parte do projeto desde este ano, contribuindo ainda mais para a quebra de barreiras na divulgação científica. “O Pergunte aos Cientistas adotou o formato híbrido a partir de 2022, com idas a escolas, ruas e comunidades, para ouvir pessoas que circulam em espaços diferentes e também ‘furar a bolha’ de quem já costuma consumir conteúdo de divulgação científica”, reforça a jornalista e pesquisadora Chirlei.

E para mim, Leticia Negrello, estudante e bolsista do Núcleo de Jornalismo da AE, o sentimento em fazer parte de uma ação como o Pergunte aos Cientistas é bastante similar. Por isso, peço a permissão, leitor e leitora, para conversarmos sobre como está sendo toda esta experiência. Essa é a segunda edição que participo, mas já foi o suficiente para que eu percebesse todo impacto que o projeto traz em alcançar pessoas dos mais variados locais e contextos sociais. E, mesmo que por alguns minutos, faz com que nos questionemos sobre o que está acontecendo ao nosso redor. Mas agora, quero ouvir de você, qual sua maior dúvida sobre ciência?