É ano eleitoral, e daí? Entenda como funciona e o que política tem a ver com a sua vida; envie dúvidas para cientistas

Política e Democracia é o tema desta edição da ação Pergunte aos Cientistas, que recebe dúvidas da sociedade até domingo (17) #AgênciaEscolaUFPR

Por Chirlei Kohls

Em grupos de WhatsApp, na mesa do bar ou num almoço em família, alguém começa a falar de política e outra pessoa retruca: “ah, não. Política não. Odeio política. É só corrupção mesmo”. Você também já se deparou com alguma situação parecida com essa? O coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFPR, Rafael Cardoso Sampaio, explica que a maioria das pessoas não gosta, não entende ou mesmo não acredita na política. “Mas posso garantir que ela [a política] é um dos aspectos mais importantes na vida da população”, diz o cientista.

O acesso à educação, a distribuição de renda, o preço dos alimentos, as condições de deslocamento no trânsito e muitas outras questões básicas e cotidianas da nossa vida estão relacionadas à política. Mas como a política funciona? Qual é o papel do Executivo, Legislativo e Judiciário? Como se calcula quem vai ocupar as cadeiras do Congresso Nacional? Qual a diferença entre democracia, Estado e governo? Quem elabora e decide políticas públicas? O que são instituições políticas e por que elas importam?

Para esclarecer dúvidas como essas (e outras que você tiver) sobre o tema Política e Democracia, a ação Pergunte aos Cientistas, da Agência Escola UFPR, recebe questões da sociedade até domingo (17). Dessa vez, as perguntas serão respondidas por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para participar, basta enviar sua dúvida para o e-mail agenciaescolaufpr@gmail.com, com nome completo, idade, profissão e cidade onde reside. As dúvidas e os respectivos esclarecimentos dos cientistas serão publicadas no site e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) da Agência Escola e no portal UFPR, além de serem enviadas como sugestão de pauta à imprensa.

“Esta é uma boa chance para esclarecer suas dúvidas e curiosidades de como a política funciona e como ela é estudada pela Ciência Política”, convida o cientista Rafael.

No boletim sonoro Pro Seu Conhecimento, o professor Bruno Bolognesi, do Departamento de Ciência Política da UFPR, explica que a Ciência Política é a área do conhecimento que privilegia o entendimento das relações de poder no entorno do Estado. “Todas as teorias, como da representação, democrática, de partidos políticos, de eleição, são para conseguir entender como funciona o exercício de poder no Estado. Essa é a função da Ciência Política”, diz o cientista. Confira o boletim sonoro abaixo: